“Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de Pelotas
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2228 |
Resumo: | O presente texto refere-se a uma análise da vida das pensionistas do Colégio São José, uma instituição de ensino quase centenária da cidade de Pelotas/RS. Jovens pensionistas que eram formadas no lema: “pura, dura e segura”. Assim, ao caracterizarmos o funcionamento do internato, das práticas pedagógicas vigentes durante seu funcionamento, o cotidiano escolar, as disciplinas-saber e os manuais escolares utilizados, ensejamos compreender como era exercido o controle e disciplinamento destas jovens. Sendo que, para além das disciplinas-saber, aprendiam também boas maneiras, obediência, postura, canto e desenho. Portanto, para realizarmos a referida análise recorremos aos trabalhos de Foucault (1984), Forquin (1992) e Chervel (1998), entre outros, subsídios fundamentais para estudarmos como a cultura escolar, para além das relações de poder, plasmava esse modelo de educação. |
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“Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de PelotasO presente texto refere-se a uma análise da vida das pensionistas do Colégio São José, uma instituição de ensino quase centenária da cidade de Pelotas/RS. Jovens pensionistas que eram formadas no lema: “pura, dura e segura”. Assim, ao caracterizarmos o funcionamento do internato, das práticas pedagógicas vigentes durante seu funcionamento, o cotidiano escolar, as disciplinas-saber e os manuais escolares utilizados, ensejamos compreender como era exercido o controle e disciplinamento destas jovens. Sendo que, para além das disciplinas-saber, aprendiam também boas maneiras, obediência, postura, canto e desenho. Portanto, para realizarmos a referida análise recorremos aos trabalhos de Foucault (1984), Forquin (1992) e Chervel (1998), entre outros, subsídios fundamentais para estudarmos como a cultura escolar, para além das relações de poder, plasmava esse modelo de educação.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/222810.20952/revtee.v0i0.2228Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2228/1899Arriada, Eduardodos Santos, Rita de Cássia Greccoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T13:58:34Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2228Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T13:58:34Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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