Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonego, Anna Helena Silveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Behar, Patricia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17258
Resumo: The purpose of this article is to present the teaching digital skills necessary for the development of m-learning in basic education. These skills help in planning school activities, creating possibilities for teaching and learning through mobile devices. A case study was carried out during a distance extension course offered to 40 professors, belonging to two public universities in the south of the country, with 20 participants from each institution. Data collection was carried out in 2021/1, for 6 weeks, through activities available in the virtual learning environment Rooda, including the mapping of digital teaching skills. As a result, eight digital teaching skills for m-learning were identified. These are pointed out by the course participants and considered relevant to guide teachers both in planning and in teaching practices with the use of mobile devices, enhancing the teaching and learning process of students and innovation in basic education.
id UFS-3_21ad953fad1d71366d5321056ad3dd05
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17258
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básicaCompetencias docentes digitales para el m-learning en educación básicaDigital teaching competences for m-learning in basic educationDigital teaching skillsMobile devicesM-learningPlanningDispositivos móvilesHabilidades de enseñanza digitalM-learningPlanificaciónCompetências digitais docentesDispositivos móveisM-learningPlanejamentoThe purpose of this article is to present the teaching digital skills necessary for the development of m-learning in basic education. These skills help in planning school activities, creating possibilities for teaching and learning through mobile devices. A case study was carried out during a distance extension course offered to 40 professors, belonging to two public universities in the south of the country, with 20 participants from each institution. Data collection was carried out in 2021/1, for 6 weeks, through activities available in the virtual learning environment Rooda, including the mapping of digital teaching skills. As a result, eight digital teaching skills for m-learning were identified. These are pointed out by the course participants and considered relevant to guide teachers both in planning and in teaching practices with the use of mobile devices, enhancing the teaching and learning process of students and innovation in basic education.El propósito de este artículo es presentar las competencias digitales didácticas necesarias para el desarrollo del m-learning en la educación básica. Estas habilidades ayudan en la planificación de actividades escolares, creando posibilidades para la enseñanza y el aprendizaje a través de dispositivos móviles. Se realizó un estudio de caso durante un curso de extensión a distancia ofrecido a 40 profesores, pertenecientes a dos universidades públicas del sur del país, con 20 participantes de cada institución. La recolección de datos se realizó en 2021/1, durante 6 semanas, a través de actividades disponibles en el entorno virtual de aprendizaje Rooda, incluido el mapeo de habilidades docentes digitales. Como resultado, se identificaron ocho habilidades didácticas digitales para m-learning. Estos son señalados por los participantes del curso y considerados relevantes para orientar a los docentes tanto en la planificación como en las prácticas docentes con el uso de dispositivos móviles, potenciando el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes y la innovación en la educación básica.O objetivo deste artigo é apresentar as competências digitais docentes necessárias para o desenvolvimento da m-learning na educação básica. Estas competências auxiliam no planejamento de atividades escolares, criando possibilidades para ensinar e aprender através dos dispositivos móveis. Foi realizado um estudo de caso, durante um curso de extensão a distância ofertado para 40 professores, pertencentes a duas universidades públicas do Sul do país, sendo 20 participantes de cada instituição. A coleta de dados foi realizada em 2021/1, durante 6 semanas, através de atividades disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Rooda, incluindo o mapeamento de competências digitais docentes. Como resultados, foram identificadas oito competências digitais docentes para m-learning. Estas são apontadas pelos participantes do curso e consideradas relevantes para orientar os professores tanto nos planejamentos como nas práticas docentes com o uso dos dispositivos móveis, potencializando processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e a inovação na educação básica.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1725810.20952/revtee.v15i34.17258Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17258Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17258Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17258Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e172582358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17258/12645https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17258/13975Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSonego, Anna Helena SilveiraBehar, Patricia Alejandra 2023-06-06T18:06:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17258Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-06T18:06:48Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica
Competencias docentes digitales para el m-learning en educación básica
Digital teaching competences for m-learning in basic education
title Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica
spellingShingle Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica
Sonego, Anna Helena Silveira
Digital teaching skills
Mobile devices
M-learning
Planning
Dispositivos móviles
Habilidades de enseñanza digital
M-learning
Planificación
Competências digitais docentes
Dispositivos móveis
M-learning
Planejamento
title_short Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica
title_full Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica
title_fullStr Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica
title_full_unstemmed Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica
title_sort Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica
author Sonego, Anna Helena Silveira
author_facet Sonego, Anna Helena Silveira
Behar, Patricia Alejandra
author_role author
author2 Behar, Patricia Alejandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonego, Anna Helena Silveira
Behar, Patricia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Digital teaching skills
Mobile devices
M-learning
Planning
Dispositivos móviles
Habilidades de enseñanza digital
M-learning
Planificación
Competências digitais docentes
Dispositivos móveis
M-learning
Planejamento
topic Digital teaching skills
Mobile devices
M-learning
Planning
Dispositivos móviles
Habilidades de enseñanza digital
M-learning
Planificación
Competências digitais docentes
Dispositivos móveis
M-learning
Planejamento
description The purpose of this article is to present the teaching digital skills necessary for the development of m-learning in basic education. These skills help in planning school activities, creating possibilities for teaching and learning through mobile devices. A case study was carried out during a distance extension course offered to 40 professors, belonging to two public universities in the south of the country, with 20 participants from each institution. Data collection was carried out in 2021/1, for 6 weeks, through activities available in the virtual learning environment Rooda, including the mapping of digital teaching skills. As a result, eight digital teaching skills for m-learning were identified. These are pointed out by the course participants and considered relevant to guide teachers both in planning and in teaching practices with the use of mobile devices, enhancing the teaching and learning process of students and innovation in basic education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17258
10.20952/revtee.v15i34.17258
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17258
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.17258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17258/12645
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17258/13975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17258
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17258
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17258
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17258
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184832806912