Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Stephany Castro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Saneto, Juliana Guimarães, Gomes, Ivan Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028
Resumo: Este artigo analisa as compreensões de Educação Física na Escola Municipal Pluridocente Indígena Aldeia Três Palmeiras. O estudo se constituiu como qualitativo, configurando uma pesquisa de campo descritiva e interpretativa. A metodologia se deu por meio de: observação participante das aulas de Educação Física e da dinâmica escolar no contexto da aldeia; anotações em diário de campo; registro de imagens; entrevistas remotas, no período de isolamento social, por meio de aplicativos de conversa/interação. Durante nosso processo de imersão no contexto da aldeia Três Palmeiras, localizada em Aracruz (ES), foi possível constatar que a Educação Física Escolar Guarani vem sendo construída no dia a dia da escola como expressão da cultura local (tradicional e esportiva), a partir das experiências não positivas do passado, com ênfase no esporte, e dentro de uma conjuntura da escola indígena com predominância de professores de outra etnia tencionando os aspectos interculturais.  
id UFS-3_220bfdd27d28132b4faf97f1912461e3
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18028
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito SantoComprehensions of physical education at Guarani multi-teacher school in Espírito SantoCompreensões de educação física na Escola Pluridocente Guarani do Espírito SantoSchool Physical EducationIndigenous School EducationPluridocenceEducación física escolarEducación escolar indígenaPluridocenciaEducação Física EscolarEducação Escolar IndígenaPluridocênciaEste artigo analisa as compreensões de Educação Física na Escola Municipal Pluridocente Indígena Aldeia Três Palmeiras. O estudo se constituiu como qualitativo, configurando uma pesquisa de campo descritiva e interpretativa. A metodologia se deu por meio de: observação participante das aulas de Educação Física e da dinâmica escolar no contexto da aldeia; anotações em diário de campo; registro de imagens; entrevistas remotas, no período de isolamento social, por meio de aplicativos de conversa/interação. Durante nosso processo de imersão no contexto da aldeia Três Palmeiras, localizada em Aracruz (ES), foi possível constatar que a Educação Física Escolar Guarani vem sendo construída no dia a dia da escola como expressão da cultura local (tradicional e esportiva), a partir das experiências não positivas do passado, com ênfase no esporte, e dentro de uma conjuntura da escola indígena com predominância de professores de outra etnia tencionando os aspectos interculturais.  Este artículo analiza la comprensión de la educación física en la Escuela Municipal Indígena Pluridocente Aldea Tres Palmeras. El estudio se constituyó como cualitativo, configurando una investigación de campo descriptiva e interpretativa. La metodología se dio a través de: observación participante de las clases de educación física y la dinámica escolar en el contexto de la aldea; anotaciones en un diario de campo; registro de imágenes; entrevistas a distância, en el período de aislamiento social, por medio de aplicaciones de conversación/interacción. Durante nuestro proceso de inmersión en el contexto de la Aldea de Tres Palmeras, ubicado en Aracruz (ES), fue posible verificar que la Educación Física de la Escuela Guaraní viene siendo construida en la vida cotidiana de la escuela como expresión de la cultura local (tradicional y deportiva), a partir de las experiencias no positivas del pasado, con énfasis en el deporte, y dentro de una coyuntura de la escuela indígena con predominancia de profesores de otra etnia tencionando los aspectos interculturales. This article analyses the comprehension of Physical Education at Três Palmeiras’ indigenous pluridocent village municipal school. The study was constituted as qualitative, been set up as a descriptive and interpretative. The methodology was fulfilled with: participant observation of the Physical Education classes and the school dynamics in village context; field diary notes; registry of images; remote interviews, during the time of social isolation, thru apps of conversation/interaction. During our process of immersion of Três Palmeiras’ village context, located in Aracruz (ES), it was possible do verify that Guarani’s School Physical Education has been build up daily as an expression of the local culture (traditional and sportive), as from non-positive experience of the past, with emphasis on sports, and inside a conjuncture of indigenous school with a predominance of teachers from another ethnic group intending the intercultural aspects.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1802810.20952/revtee.v15i34.18028Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e18028Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e18028Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e18028Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e180282358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028/13365https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028/14024Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Stephany CastroSaneto, Juliana GuimarãesGomes, Ivan Marcelo2023-06-08T20:30:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18028Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T20:30:57Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo
Comprehensions of physical education at Guarani multi-teacher school in Espírito Santo
Compreensões de educação física na Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo
title Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo
spellingShingle Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo
Freitas, Stephany Castro
School Physical Education
Indigenous School Education
Pluridocence
Educación física escolar
Educación escolar indígena
Pluridocencia
Educação Física Escolar
Educação Escolar Indígena
Pluridocência
title_short Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo
title_full Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo
title_fullStr Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo
title_full_unstemmed Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo
title_sort Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo
author Freitas, Stephany Castro
author_facet Freitas, Stephany Castro
Saneto, Juliana Guimarães
Gomes, Ivan Marcelo
author_role author
author2 Saneto, Juliana Guimarães
Gomes, Ivan Marcelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Stephany Castro
Saneto, Juliana Guimarães
Gomes, Ivan Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv School Physical Education
Indigenous School Education
Pluridocence
Educación física escolar
Educación escolar indígena
Pluridocencia
Educação Física Escolar
Educação Escolar Indígena
Pluridocência
topic School Physical Education
Indigenous School Education
Pluridocence
Educación física escolar
Educación escolar indígena
Pluridocencia
Educação Física Escolar
Educação Escolar Indígena
Pluridocência
description Este artigo analisa as compreensões de Educação Física na Escola Municipal Pluridocente Indígena Aldeia Três Palmeiras. O estudo se constituiu como qualitativo, configurando uma pesquisa de campo descritiva e interpretativa. A metodologia se deu por meio de: observação participante das aulas de Educação Física e da dinâmica escolar no contexto da aldeia; anotações em diário de campo; registro de imagens; entrevistas remotas, no período de isolamento social, por meio de aplicativos de conversa/interação. Durante nosso processo de imersão no contexto da aldeia Três Palmeiras, localizada em Aracruz (ES), foi possível constatar que a Educação Física Escolar Guarani vem sendo construída no dia a dia da escola como expressão da cultura local (tradicional e esportiva), a partir das experiências não positivas do passado, com ênfase no esporte, e dentro de uma conjuntura da escola indígena com predominância de professores de outra etnia tencionando os aspectos interculturais.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028
10.20952/revtee.v15i34.18028
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.18028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028/13365
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028/14024
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e18028
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e18028
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e18028
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e18028
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875185263771648