Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028 |
Resumo: | Este artigo analisa as compreensões de Educação Física na Escola Municipal Pluridocente Indígena Aldeia Três Palmeiras. O estudo se constituiu como qualitativo, configurando uma pesquisa de campo descritiva e interpretativa. A metodologia se deu por meio de: observação participante das aulas de Educação Física e da dinâmica escolar no contexto da aldeia; anotações em diário de campo; registro de imagens; entrevistas remotas, no período de isolamento social, por meio de aplicativos de conversa/interação. Durante nosso processo de imersão no contexto da aldeia Três Palmeiras, localizada em Aracruz (ES), foi possível constatar que a Educação Física Escolar Guarani vem sendo construída no dia a dia da escola como expressão da cultura local (tradicional e esportiva), a partir das experiências não positivas do passado, com ênfase no esporte, e dentro de uma conjuntura da escola indígena com predominância de professores de outra etnia tencionando os aspectos interculturais. |
id |
UFS-3_220bfdd27d28132b4faf97f1912461e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18028 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito SantoComprehensions of physical education at Guarani multi-teacher school in Espírito SantoCompreensões de educação física na Escola Pluridocente Guarani do Espírito SantoSchool Physical EducationIndigenous School EducationPluridocenceEducación física escolarEducación escolar indígenaPluridocenciaEducação Física EscolarEducação Escolar IndígenaPluridocênciaEste artigo analisa as compreensões de Educação Física na Escola Municipal Pluridocente Indígena Aldeia Três Palmeiras. O estudo se constituiu como qualitativo, configurando uma pesquisa de campo descritiva e interpretativa. A metodologia se deu por meio de: observação participante das aulas de Educação Física e da dinâmica escolar no contexto da aldeia; anotações em diário de campo; registro de imagens; entrevistas remotas, no período de isolamento social, por meio de aplicativos de conversa/interação. Durante nosso processo de imersão no contexto da aldeia Três Palmeiras, localizada em Aracruz (ES), foi possível constatar que a Educação Física Escolar Guarani vem sendo construída no dia a dia da escola como expressão da cultura local (tradicional e esportiva), a partir das experiências não positivas do passado, com ênfase no esporte, e dentro de uma conjuntura da escola indígena com predominância de professores de outra etnia tencionando os aspectos interculturais. Este artículo analiza la comprensión de la educación física en la Escuela Municipal Indígena Pluridocente Aldea Tres Palmeras. El estudio se constituyó como cualitativo, configurando una investigación de campo descriptiva e interpretativa. La metodología se dio a través de: observación participante de las clases de educación física y la dinámica escolar en el contexto de la aldea; anotaciones en un diario de campo; registro de imágenes; entrevistas a distância, en el período de aislamiento social, por medio de aplicaciones de conversación/interacción. Durante nuestro proceso de inmersión en el contexto de la Aldea de Tres Palmeras, ubicado en Aracruz (ES), fue posible verificar que la Educación Física de la Escuela Guaraní viene siendo construida en la vida cotidiana de la escuela como expresión de la cultura local (tradicional y deportiva), a partir de las experiencias no positivas del pasado, con énfasis en el deporte, y dentro de una coyuntura de la escuela indígena con predominancia de profesores de otra etnia tencionando los aspectos interculturales. This article analyses the comprehension of Physical Education at Três Palmeiras’ indigenous pluridocent village municipal school. The study was constituted as qualitative, been set up as a descriptive and interpretative. The methodology was fulfilled with: participant observation of the Physical Education classes and the school dynamics in village context; field diary notes; registry of images; remote interviews, during the time of social isolation, thru apps of conversation/interaction. During our process of immersion of Três Palmeiras’ village context, located in Aracruz (ES), it was possible do verify that Guarani’s School Physical Education has been build up daily as an expression of the local culture (traditional and sportive), as from non-positive experience of the past, with emphasis on sports, and inside a conjuncture of indigenous school with a predominance of teachers from another ethnic group intending the intercultural aspects.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1802810.20952/revtee.v15i34.18028Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e18028Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e18028Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e18028Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e180282358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028/13365https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028/14024Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Stephany CastroSaneto, Juliana GuimarãesGomes, Ivan Marcelo2023-06-08T20:30:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18028Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T20:30:57Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo Comprehensions of physical education at Guarani multi-teacher school in Espírito Santo Compreensões de educação física na Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo |
title |
Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo |
spellingShingle |
Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo Freitas, Stephany Castro School Physical Education Indigenous School Education Pluridocence Educación física escolar Educación escolar indígena Pluridocencia Educação Física Escolar Educação Escolar Indígena Pluridocência |
title_short |
Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo |
title_full |
Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo |
title_fullStr |
Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo |
title_full_unstemmed |
Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo |
title_sort |
Comprensiones de la educación física en la Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo |
author |
Freitas, Stephany Castro |
author_facet |
Freitas, Stephany Castro Saneto, Juliana Guimarães Gomes, Ivan Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Saneto, Juliana Guimarães Gomes, Ivan Marcelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Stephany Castro Saneto, Juliana Guimarães Gomes, Ivan Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
School Physical Education Indigenous School Education Pluridocence Educación física escolar Educación escolar indígena Pluridocencia Educação Física Escolar Educação Escolar Indígena Pluridocência |
topic |
School Physical Education Indigenous School Education Pluridocence Educación física escolar Educación escolar indígena Pluridocencia Educação Física Escolar Educação Escolar Indígena Pluridocência |
description |
Este artigo analisa as compreensões de Educação Física na Escola Municipal Pluridocente Indígena Aldeia Três Palmeiras. O estudo se constituiu como qualitativo, configurando uma pesquisa de campo descritiva e interpretativa. A metodologia se deu por meio de: observação participante das aulas de Educação Física e da dinâmica escolar no contexto da aldeia; anotações em diário de campo; registro de imagens; entrevistas remotas, no período de isolamento social, por meio de aplicativos de conversa/interação. Durante nosso processo de imersão no contexto da aldeia Três Palmeiras, localizada em Aracruz (ES), foi possível constatar que a Educação Física Escolar Guarani vem sendo construída no dia a dia da escola como expressão da cultura local (tradicional e esportiva), a partir das experiências não positivas do passado, com ênfase no esporte, e dentro de uma conjuntura da escola indígena com predominância de professores de outra etnia tencionando os aspectos interculturais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028 10.20952/revtee.v15i34.18028 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.18028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028/13365 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18028/14024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e18028 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e18028 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e18028 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e18028 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875185263771648 |