A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19433 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as dificuldades interacionais do aluno com autismo reverberam no contexto escolar. Sob o olhar da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, são discutidos os desafios da inclusão escolar de um aluno com autismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se sustenta na pesquisa-ação colaborativo-crítica, e se deu a partir do acompanhamento de um aluno com autismo regularmente matriculado no Ensino Fundamental. Foram realizadas 40 visitas escolares pelo período de um ano. Através da análise qualitativa do diário de campo e dos relatórios descritivo-analíticos produzidos, foi possível concluir que os estigmas atribuídos ao aluno com autismo devido às dificuldades interacionais reforçam condutas de exclusão, tendo em vista que a escola conserva um formato único de ensinar e exclui aqueles que não acompanham esse formato de ensino, bem como instiga a necessidade de práticas educativas que atendam à diversidade e favoreçam a inclusão. |
id |
UFS-3_2e501c352803cb580f567e575d6f729e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19433 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolarTHE REVERBERATION OF INTERACTIONAL DIFFICULTIES OF STUDENTS WITH AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXTLA REVERBERACIÓN DE LAS DIFICULTADES INTERACIONALES DEL ALUMNO CON AUTISMO EN EL CONTEXTO ESCOLARAutismSpecial EducationInclusionAutismoEducación EspecialInclusión.AutismoEducação EspecialInclusãoO presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as dificuldades interacionais do aluno com autismo reverberam no contexto escolar. Sob o olhar da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, são discutidos os desafios da inclusão escolar de um aluno com autismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se sustenta na pesquisa-ação colaborativo-crítica, e se deu a partir do acompanhamento de um aluno com autismo regularmente matriculado no Ensino Fundamental. Foram realizadas 40 visitas escolares pelo período de um ano. Através da análise qualitativa do diário de campo e dos relatórios descritivo-analíticos produzidos, foi possível concluir que os estigmas atribuídos ao aluno com autismo devido às dificuldades interacionais reforçam condutas de exclusão, tendo em vista que a escola conserva um formato único de ensinar e exclui aqueles que não acompanham esse formato de ensino, bem como instiga a necessidade de práticas educativas que atendam à diversidade e favoreçam a inclusão.This article aims to analyze how the interactional difficulties of a student with autism reverberate in the school context. From the perspective historical-cultural of Vygotsky's, the challenges of inclusive education for a student with autism are discussed. It is a qualitative research study, grounded in collaborative-critical action research, and it was conducted through the observation of a student with autism who was regularly enrolled in elementary school. Forty school visits were conducted over the course of one year. Through qualitative analysis of the produced field diary and descriptive-analytical reports, it was possible to conclude that the stigmas attributed to the student with autism due to his interactional difficulties reinforce exclusionary behaviors, as the school adheres to a singular teaching format and excludes those who do not fit into that format, thus highlighting the need for educational practices that cater to diversity and promote inclusion.El presente artículo tiene como objetivo analizar cómo las dificultades interacionales del alumno con autismo reverberan en el contexto escolar. De acuerdo con la visión de la perspectiva historico- cultural de Vigotski, son discutidos desafíos de la inclusión escolar de un alumno autista. Se trata de una pesquisa calitativa, sostenido en la pesquisa-acción colaborativo-crítica, que empenzó con el acompañamento de un alumno autista que estudia en la enseñanza básica. Fueron realizadas 40 visitas en la escuela por un período de un año. Con la análisis calitativa del diario del campo y informes descritivo-analíticos, fue posible concluir que los estigmas atribuídos al alumno con autismo por las dificultades interacionales refuerzan conductas de exclusión, teniendo en vista que la escuela mantiene una única metodologia de enseñanza y hay exclusión de aquellos que no acompañan ese formato, y incita la necesidad de prácticas educativas que atendan a la diversidad y favoresca la inclusión.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1943310.20952/revtee.v16i35.19433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19433Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e194332358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19433/14927Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Erica Daiane FerreiraGivigi, Rosana Carla do NascimentoSilva, Giovanna Santos da2023-12-27T18:18:04Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19433Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-12-27T18:18:04Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar THE REVERBERATION OF INTERACTIONAL DIFFICULTIES OF STUDENTS WITH AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXT LA REVERBERACIÓN DE LAS DIFICULTADES INTERACIONALES DEL ALUMNO CON AUTISMO EN EL CONTEXTO ESCOLAR |
title |
A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar |
spellingShingle |
A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar Camargo, Erica Daiane Ferreira Autism Special Education Inclusion Autismo Educación Especial Inclusión. Autismo Educação Especial Inclusão |
title_short |
A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar |
title_full |
A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar |
title_fullStr |
A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar |
title_sort |
A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar |
author |
Camargo, Erica Daiane Ferreira |
author_facet |
Camargo, Erica Daiane Ferreira Givigi, Rosana Carla do Nascimento Silva, Giovanna Santos da |
author_role |
author |
author2 |
Givigi, Rosana Carla do Nascimento Silva, Giovanna Santos da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Erica Daiane Ferreira Givigi, Rosana Carla do Nascimento Silva, Giovanna Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autism Special Education Inclusion Autismo Educación Especial Inclusión. Autismo Educação Especial Inclusão |
topic |
Autism Special Education Inclusion Autismo Educación Especial Inclusión. Autismo Educação Especial Inclusão |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as dificuldades interacionais do aluno com autismo reverberam no contexto escolar. Sob o olhar da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, são discutidos os desafios da inclusão escolar de um aluno com autismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se sustenta na pesquisa-ação colaborativo-crítica, e se deu a partir do acompanhamento de um aluno com autismo regularmente matriculado no Ensino Fundamental. Foram realizadas 40 visitas escolares pelo período de um ano. Através da análise qualitativa do diário de campo e dos relatórios descritivo-analíticos produzidos, foi possível concluir que os estigmas atribuídos ao aluno com autismo devido às dificuldades interacionais reforçam condutas de exclusão, tendo em vista que a escola conserva um formato único de ensinar e exclui aqueles que não acompanham esse formato de ensino, bem como instiga a necessidade de práticas educativas que atendam à diversidade e favoreçam a inclusão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19433 10.20952/revtee.v16i35.19433 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19433 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v16i35.19433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19433/14927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19433 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19433 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19433 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e19433 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180475973632 |