GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIZAÇÃO DE FOUCAULT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Helma de Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9652
Resumo:  O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a contribuição da teorização de Michel Foucault para a discussão sobre gênero, sexualidade e educação. A teorização foucaultiana busca por problematização e não por respostas e generalizações. Assim um exercício necessário é o da desnaturalização, perceber que as coisas não existem desde sempre. Essa percepção de produção de verdade e de sua naturalização de forma que acreditemos que são “reais” e que não tiveram um início é bastante utilizada pelos estudos de gênero e sexualidade, pois nesta área existem discursos que se entrecruzam para produzir verdades para exclusão de corpos. Há um processo de produção de mecanismos de normalização, onde há a separação de indivíduos “normais” e “anormais”. E a escola é uma dessas instituições que atuam para a produção do sujeito moderno, do sujeito normalizado, a partir dos procedimentos disciplinares presentes nela.
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