A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO GRÃO-PARÁ IMPERIAL: OS RELATÓRIOS DOS PRESIDENTES E AS CONTRADIÇÕES DE UM MODELO ELITISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andrenson
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Damasceno, Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9273
Resumo: Busca compreender como ocorreu a instrução pública na província do Grão-Pará, no período de 1839 a 1849, além dos métodos pedagógicos então utilizados, por meio da análise dos relatórios dos dirigentes provinciais. A metodologia que utiliza se constitui de levantamentos bibliográfico e documental, definindo o estudo de algumas instituições que estavam sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa Provincial: Escolas de Primeiras Letras, Lycêo Paraense e a Companhia de Jovens Educandos. Os dirigentes provinciais adotaram políticas para a instrução pública diferenciadas entre os mais desvalidos e os mais abastados, resultando na criação de instituições específicas para cada público, e a utilização do método monitorial do Barão Degérando; todavia, este fracassou, em grande parte, por não estar adequado à realidade do contexto agrário e escravocrata do Brasil Imperial.
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