Os três pilares da educação física bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Antonio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues Júnior, Cesar Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16230
Resumo: Esse artigo é uma revisão bibliográfica com objetivo de caracterizar a educação física bilíngue, para em seguida apresentar e discutir o maior desafio da disciplina que é manter o equilíbrio dos objetivos e demandas da educação física junto com o processo de aquisição de uma nova língua, e após isso criar conceitos para como alcançar tal equilíbrio. Este equilíbrio proposto para a disciplina é algo complexo e ao mesmo tempo sutil, foi analisado um artigo específico que busca concentrar todas as dificuldades da educação física bilíngue em dois dilemas, e com base nesta análise é proposto o conceito dos “três pilares da educação física bilíngue”. O conceito dos três pilares representa de forma integral e objetiva todas as demandas que professor precisa levar em consideração para ministrar uma aula de educação física bilíngue ideal. O primeiro pilar representa a educação física, e todas as suas demandas. O segundo pilar consiste no processo de aquisição de uma nova língua. Por fim o terceiro pilar representa a otimização de tempo, que o professor necessita fazer para adequar as novas demandas dentro das aulas, onde com esses pilares foi apresentado erros mais comuns que acontecem na busca da educação física bilíngue eficiente. Foi concluído que para se obter uma educação física bilíngue eficiente existe a necessidade do equilíbrio dos objetivos da educação física mesclados com a aquisição do processo de uma nova língua, por meio do conceito dos três pilares.
id UFS-3_3b748357f5ac6e77bb48fe97b9f4de72
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16230
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Os três pilares da educação física bilíngueThe three pillars of bilingual physical educationLos tres pilares de la educación física bilingüeBilingual educationBilingual physical educationPhysical educationEducación bilingüeEducación física bilingüeEducación físicaEducação física bilíngueEducação físicaEnsino bilíngueEsse artigo é uma revisão bibliográfica com objetivo de caracterizar a educação física bilíngue, para em seguida apresentar e discutir o maior desafio da disciplina que é manter o equilíbrio dos objetivos e demandas da educação física junto com o processo de aquisição de uma nova língua, e após isso criar conceitos para como alcançar tal equilíbrio. Este equilíbrio proposto para a disciplina é algo complexo e ao mesmo tempo sutil, foi analisado um artigo específico que busca concentrar todas as dificuldades da educação física bilíngue em dois dilemas, e com base nesta análise é proposto o conceito dos “três pilares da educação física bilíngue”. O conceito dos três pilares representa de forma integral e objetiva todas as demandas que professor precisa levar em consideração para ministrar uma aula de educação física bilíngue ideal. O primeiro pilar representa a educação física, e todas as suas demandas. O segundo pilar consiste no processo de aquisição de uma nova língua. Por fim o terceiro pilar representa a otimização de tempo, que o professor necessita fazer para adequar as novas demandas dentro das aulas, onde com esses pilares foi apresentado erros mais comuns que acontecem na busca da educação física bilíngue eficiente. Foi concluído que para se obter uma educação física bilíngue eficiente existe a necessidade do equilíbrio dos objetivos da educação física mesclados com a aquisição do processo de uma nova língua, por meio do conceito dos três pilares.This article is a literature review with the objective of characterizing bilingual physical education, to then present and discuss the biggest challenge of the discipline, which is to keep the balance between the objectives and demands of physical education along with the process of acquiring a new language, and then create concepts for how to achieve this balance. This balance proposed for the discipline is something complex and at the same time subtle, we analyzed a specific article that seeks to concentrate all the difficulties of bilingual physical education in two dilemmas, and based on this analysis, the concept of the "three pillars of bilingual physical education" is proposed. The concept of the three pillars represents, in an integral and objective way, all the demands that the teacher needs to take into consideration to teach an ideal bilingual physical education class. The first pillar represents physical education, and all its demands. The second pillar is the process of acquiring a new language. Finally, the third pillar represents the optimization of time that the teacher needs to make to adapt the new demands within the classes, where with these pillars the most common mistakes that happen in the search for an efficient bilingual physical education were presented. It was concluded that to achieve an efficient bilingual physical education there is a need to balance the objectives of physical education mixed with the acquisition process of a new language, through the concept of the three pillars.Este artículo es una revisión de la literatura con el objetivo de caracterizar la educación física bilingüe, para luego presentar y discutir el mayor desafío de la disciplina, que es mantener el equilibrio de los objetivos y demandas de la educación física junto con el proceso de adquisición de un nuevo idioma, y luego crear conceptos sobre cómo lograr ese equilibrio. Este equilibrio propuesto para la disciplina es complejo y a la vez sutil, se analizó un artículo específico que busca concentrar todas las dificultades de la educación física bilingüe en dos dilemas, y en base an este análisis, el concepto de los “tres pilares de la educación física”. Se propone la educación” Bilingüe”. El concepto de los tres pilares representa, de forma integral y objetiva, todas las exigencias que un docente debe tener en cuenta para impartir una clase de educación física bilingüe ideal. El primer pilar representa la educación física y todas sus demandas. El segundo pilar es el proceso de adquisición de un nuevo idioma. Finalmente, el tercer pilar representa la optimización del tiempo, que el docente debe hacer para adaptarse a las nuevas demandas dentro de las clases, donde con estos pilares se presentaron los errores más comunes que ocurren en la búsqueda de una educación física bilingüe eficiente. Se concluyó que, para obtener una educación física bilingüe eficiente, es necesario equilibrar los objetivos de la educación física mezclados con la adquisición del proceso de un nuevo idioma, a través del concepto de los tres pilares.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1623010.20952/revtee.v14i33.16230Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16230Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16230Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16230Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e162302358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16230/12052https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16230/13388Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuller, AntonioRodrigues Júnior, Cesar Conceição2022-12-20T13:51:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16230Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-20T13:51:56Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os três pilares da educação física bilíngue
The three pillars of bilingual physical education
Los tres pilares de la educación física bilingüe
title Os três pilares da educação física bilíngue
spellingShingle Os três pilares da educação física bilíngue
Muller, Antonio
Bilingual education
Bilingual physical education
Physical education
Educación bilingüe
Educación física bilingüe
Educación física
Educação física bilíngue
Educação física
Ensino bilíngue
title_short Os três pilares da educação física bilíngue
title_full Os três pilares da educação física bilíngue
title_fullStr Os três pilares da educação física bilíngue
title_full_unstemmed Os três pilares da educação física bilíngue
title_sort Os três pilares da educação física bilíngue
author Muller, Antonio
author_facet Muller, Antonio
Rodrigues Júnior, Cesar Conceição
author_role author
author2 Rodrigues Júnior, Cesar Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Antonio
Rodrigues Júnior, Cesar Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Bilingual education
Bilingual physical education
Physical education
Educación bilingüe
Educación física bilingüe
Educación física
Educação física bilíngue
Educação física
Ensino bilíngue
topic Bilingual education
Bilingual physical education
Physical education
Educación bilingüe
Educación física bilingüe
Educación física
Educação física bilíngue
Educação física
Ensino bilíngue
description Esse artigo é uma revisão bibliográfica com objetivo de caracterizar a educação física bilíngue, para em seguida apresentar e discutir o maior desafio da disciplina que é manter o equilíbrio dos objetivos e demandas da educação física junto com o processo de aquisição de uma nova língua, e após isso criar conceitos para como alcançar tal equilíbrio. Este equilíbrio proposto para a disciplina é algo complexo e ao mesmo tempo sutil, foi analisado um artigo específico que busca concentrar todas as dificuldades da educação física bilíngue em dois dilemas, e com base nesta análise é proposto o conceito dos “três pilares da educação física bilíngue”. O conceito dos três pilares representa de forma integral e objetiva todas as demandas que professor precisa levar em consideração para ministrar uma aula de educação física bilíngue ideal. O primeiro pilar representa a educação física, e todas as suas demandas. O segundo pilar consiste no processo de aquisição de uma nova língua. Por fim o terceiro pilar representa a otimização de tempo, que o professor necessita fazer para adequar as novas demandas dentro das aulas, onde com esses pilares foi apresentado erros mais comuns que acontecem na busca da educação física bilíngue eficiente. Foi concluído que para se obter uma educação física bilíngue eficiente existe a necessidade do equilíbrio dos objetivos da educação física mesclados com a aquisição do processo de uma nova língua, por meio do conceito dos três pilares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16230
10.20952/revtee.v14i33.16230
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16230
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.16230
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16230/12052
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16230/13388
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16230
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16230
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16230
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e16230
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184017014784