OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, François Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5845
Resumo: O plágio é uma prática antiga. Nem mesmo a sua proibição mostra-se capaz de contê-la. Pensando nisso, introduziu-se junto aos discentes neófitos do curso de Direito da FACTHUS, em 2015, oficinas que permitissem formar para a ética, conhecimentos básicos de redação acadêmica e estimulassem a produção intelectual com a finalidade de desestimular o plágio. Com um delineamento metodológico que incluiu as pesquisas bibliográfica, telematizada e de campo, desenvolveu-se o conteúdo e a estrutura das oficinas, bem como promoveu-se a análise dos resultados que permitiram verificar a eficácia da proposta, uma vez que as atividades mostraram-se capazes de minimizar a ocorrência da fraude no curso de Direito da FACTHUS em comparação ao período escolar que antecedeu o acesso discente ao Ensino Superior e durante o semestre letivo.
id UFS-3_3fc01f40cb646a13e3ad33e2d20b435d
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5845
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIOO plágio é uma prática antiga. Nem mesmo a sua proibição mostra-se capaz de contê-la. Pensando nisso, introduziu-se junto aos discentes neófitos do curso de Direito da FACTHUS, em 2015, oficinas que permitissem formar para a ética, conhecimentos básicos de redação acadêmica e estimulassem a produção intelectual com a finalidade de desestimular o plágio. Com um delineamento metodológico que incluiu as pesquisas bibliográfica, telematizada e de campo, desenvolveu-se o conteúdo e a estrutura das oficinas, bem como promoveu-se a análise dos resultados que permitiram verificar a eficácia da proposta, uma vez que as atividades mostraram-se capazes de minimizar a ocorrência da fraude no curso de Direito da FACTHUS em comparação ao período escolar que antecedeu o acesso discente ao Ensino Superior e durante o semestre letivo.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/584510.20952/revtee.v10i23.5845Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 209-222Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 209-222Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 209-222Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 209-2222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5845/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, François SilvaGuerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira2022-02-13T18:33:11Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5845Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:33:11Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIO
title OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIO
spellingShingle OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIO
Ramos, François Silva
title_short OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIO
title_full OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIO
title_fullStr OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIO
title_full_unstemmed OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIO
title_sort OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIO
author Ramos, François Silva
author_facet Ramos, François Silva
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
author_role author
author2 Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, François Silva
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
description O plágio é uma prática antiga. Nem mesmo a sua proibição mostra-se capaz de contê-la. Pensando nisso, introduziu-se junto aos discentes neófitos do curso de Direito da FACTHUS, em 2015, oficinas que permitissem formar para a ética, conhecimentos básicos de redação acadêmica e estimulassem a produção intelectual com a finalidade de desestimular o plágio. Com um delineamento metodológico que incluiu as pesquisas bibliográfica, telematizada e de campo, desenvolveu-se o conteúdo e a estrutura das oficinas, bem como promoveu-se a análise dos resultados que permitiram verificar a eficácia da proposta, uma vez que as atividades mostraram-se capazes de minimizar a ocorrência da fraude no curso de Direito da FACTHUS em comparação ao período escolar que antecedeu o acesso discente ao Ensino Superior e durante o semestre letivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5845
10.20952/revtee.v10i23.5845
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5845
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i23.5845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5845/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 209-222
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 209-222
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 209-222
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 209-222
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181422837760