Os desafios da abordagem bilíngue no espaço/tempo escolar: mediações sígnicas acessíveis para surdos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12293 |
Resumo: | Este artigo trata da inclusão escolar de surdos, considerando a atuação dos professores mediadores na educação infantil e de intérpretes de Libras na universidade. Metodologicamente, aproxima duas pesquisas narrativas realizadas, no âmbito da pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado), sobre a inclusão escolar de surdos. As pesquisas objetivaram analisar como se constitui o acesso linguístico das pessoas surdas aos conteúdos trabalhados no espaço/tempo escolar em abordagem bilíngue segundo as narrativas dos professores. As pesquisas narrativas consideram o papel do profissional mediador, respectivamente, no ensino fundamental e na educação superior, tendo como referenciais teóricos comuns a educação inclusiva, a surdez como experiência visual e a abordagem bilíngue para surdos. Destacam-se, como resultados destas duas perspectivas de pesquisa, três pontos: 1.O risco de se reduzir a abordagem bilíngue à inserção do professor mediador ou do intérprete de Libras em sala de aula. 2. A necessária constituição de práticas educativas que reconheçam a surdez como uma experiência visual. 3. A carência de mediações sígnicas acessíveis com o uso da Libras e do Português nas instituições educacionais. |
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Os desafios da abordagem bilíngue no espaço/tempo escolar: mediações sígnicas acessíveis para surdosEste artigo trata da inclusão escolar de surdos, considerando a atuação dos professores mediadores na educação infantil e de intérpretes de Libras na universidade. Metodologicamente, aproxima duas pesquisas narrativas realizadas, no âmbito da pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado), sobre a inclusão escolar de surdos. As pesquisas objetivaram analisar como se constitui o acesso linguístico das pessoas surdas aos conteúdos trabalhados no espaço/tempo escolar em abordagem bilíngue segundo as narrativas dos professores. As pesquisas narrativas consideram o papel do profissional mediador, respectivamente, no ensino fundamental e na educação superior, tendo como referenciais teóricos comuns a educação inclusiva, a surdez como experiência visual e a abordagem bilíngue para surdos. Destacam-se, como resultados destas duas perspectivas de pesquisa, três pontos: 1.O risco de se reduzir a abordagem bilíngue à inserção do professor mediador ou do intérprete de Libras em sala de aula. 2. A necessária constituição de práticas educativas que reconheçam a surdez como uma experiência visual. 3. A carência de mediações sígnicas acessíveis com o uso da Libras e do Português nas instituições educacionais.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1229310.20952/revtee.v13i32.12293Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-202358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12293/10476Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta-Renders, Elizabete CristinaOliveira, Amanda Cavalcante de2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12293Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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