Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5893 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar se o resultado da Prova Brasil (PB) de Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I representa para o Sucesso Escolar um indicador de qualidade. A pesquisa foi realizada no ano de 2012, em uma Escola Municipal de Itapetinga. A partir da análise documental verifi camos o número de alunos aprovados por média, pela recuperação e pelo Conselho de Classe; e o resultado da PB do ano 2011, obtido através do site do INEP. Analisamos o sucesso pelo desempenho escolar mostrado através da Média Final e comparamos com a nota da PB. Percebemosque nenhum aluno foi reprovado em Português, mesmo a nota na PB tendo sido abaixo do esperado. Dessa forma, os resultados mostraram uma discrepância entre o desempenho desses alunos na escola e na PB, visto que esta última não refl ete osucesso escolar que os alunos obtiveram durante o ano letivo;além disso, tanto o sucesso quanto a qualidade adquirida pela escola eram questionáveis devido aos critérios de avaliação. |
id |
UFS-3_457a8548fa1921691928d0f42f4b92aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5893 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolarEste trabalho tem como objetivo analisar se o resultado da Prova Brasil (PB) de Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I representa para o Sucesso Escolar um indicador de qualidade. A pesquisa foi realizada no ano de 2012, em uma Escola Municipal de Itapetinga. A partir da análise documental verifi camos o número de alunos aprovados por média, pela recuperação e pelo Conselho de Classe; e o resultado da PB do ano 2011, obtido através do site do INEP. Analisamos o sucesso pelo desempenho escolar mostrado através da Média Final e comparamos com a nota da PB. Percebemosque nenhum aluno foi reprovado em Português, mesmo a nota na PB tendo sido abaixo do esperado. Dessa forma, os resultados mostraram uma discrepância entre o desempenho desses alunos na escola e na PB, visto que esta última não refl ete osucesso escolar que os alunos obtiveram durante o ano letivo;além disso, tanto o sucesso quanto a qualidade adquirida pela escola eram questionáveis devido aos critérios de avaliação.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/589310.20952/revtee.v9i20.5893Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-402358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5893/4908Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Eliane da SilvaFerreira, Lúcia Gracia2022-02-11T14:02:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5893Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T14:02:33Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar |
title |
Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar |
spellingShingle |
Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar Soares, Eliane da Silva |
title_short |
Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar |
title_full |
Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar |
title_fullStr |
Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar |
title_sort |
Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar |
author |
Soares, Eliane da Silva |
author_facet |
Soares, Eliane da Silva Ferreira, Lúcia Gracia |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Lúcia Gracia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Eliane da Silva Ferreira, Lúcia Gracia |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar se o resultado da Prova Brasil (PB) de Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I representa para o Sucesso Escolar um indicador de qualidade. A pesquisa foi realizada no ano de 2012, em uma Escola Municipal de Itapetinga. A partir da análise documental verifi camos o número de alunos aprovados por média, pela recuperação e pelo Conselho de Classe; e o resultado da PB do ano 2011, obtido através do site do INEP. Analisamos o sucesso pelo desempenho escolar mostrado através da Média Final e comparamos com a nota da PB. Percebemosque nenhum aluno foi reprovado em Português, mesmo a nota na PB tendo sido abaixo do esperado. Dessa forma, os resultados mostraram uma discrepância entre o desempenho desses alunos na escola e na PB, visto que esta última não refl ete osucesso escolar que os alunos obtiveram durante o ano letivo;além disso, tanto o sucesso quanto a qualidade adquirida pela escola eram questionáveis devido aos critérios de avaliação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5893 10.20952/revtee.v9i20.5893 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5893 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v9i20.5893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5893/4908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181425983488 |