Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Eliane da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Lúcia Gracia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5893
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar se o resultado da Prova Brasil (PB) de Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I representa para o Sucesso Escolar um indicador de qualidade. A pesquisa foi realizada no ano de 2012, em uma Escola Municipal de Itapetinga. A partir da análise documental verifi camos o número de alunos aprovados por média, pela recuperação e pelo Conselho de Classe; e o resultado da PB do ano 2011, obtido através do site do INEP. Analisamos o sucesso pelo desempenho escolar mostrado através da Média Final e comparamos com a nota da PB. Percebemosque nenhum aluno foi reprovado em Português, mesmo a nota na PB tendo sido abaixo do esperado. Dessa forma, os resultados mostraram uma discrepância entre o desempenho desses alunos na escola e na PB, visto que esta última não refl ete osucesso escolar que os alunos obtiveram durante o ano letivo;além disso, tanto o sucesso quanto a qualidade adquirida pela escola eram questionáveis devido aos critérios de avaliação.
id UFS-3_457a8548fa1921691928d0f42f4b92aa
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5893
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolarEste trabalho tem como objetivo analisar se o resultado da Prova Brasil (PB) de Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I representa para o Sucesso Escolar um indicador de qualidade. A pesquisa foi realizada no ano de 2012, em uma Escola Municipal de Itapetinga. A partir da análise documental verifi camos o número de alunos aprovados por média, pela recuperação e pelo Conselho de Classe; e o resultado da PB do ano 2011, obtido através do site do INEP. Analisamos o sucesso pelo desempenho escolar mostrado através da Média Final e comparamos com a nota da PB. Percebemosque nenhum aluno foi reprovado em Português, mesmo a nota na PB tendo sido abaixo do esperado. Dessa forma, os resultados mostraram uma discrepância entre o desempenho desses alunos na escola e na PB, visto que esta última não refl ete osucesso escolar que os alunos obtiveram durante o ano letivo;além disso, tanto o sucesso quanto a qualidade adquirida pela escola eram questionáveis devido aos critérios de avaliação.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/589310.20952/revtee.v9i20.5893Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-402358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5893/4908Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Eliane da SilvaFerreira, Lúcia Gracia2022-02-11T14:02:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5893Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T14:02:33Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar
title Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar
spellingShingle Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar
Soares, Eliane da Silva
title_short Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar
title_full Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar
title_fullStr Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar
title_full_unstemmed Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar
title_sort Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar
author Soares, Eliane da Silva
author_facet Soares, Eliane da Silva
Ferreira, Lúcia Gracia
author_role author
author2 Ferreira, Lúcia Gracia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Eliane da Silva
Ferreira, Lúcia Gracia
description Este trabalho tem como objetivo analisar se o resultado da Prova Brasil (PB) de Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I representa para o Sucesso Escolar um indicador de qualidade. A pesquisa foi realizada no ano de 2012, em uma Escola Municipal de Itapetinga. A partir da análise documental verifi camos o número de alunos aprovados por média, pela recuperação e pelo Conselho de Classe; e o resultado da PB do ano 2011, obtido através do site do INEP. Analisamos o sucesso pelo desempenho escolar mostrado através da Média Final e comparamos com a nota da PB. Percebemosque nenhum aluno foi reprovado em Português, mesmo a nota na PB tendo sido abaixo do esperado. Dessa forma, os resultados mostraram uma discrepância entre o desempenho desses alunos na escola e na PB, visto que esta última não refl ete osucesso escolar que os alunos obtiveram durante o ano letivo;além disso, tanto o sucesso quanto a qualidade adquirida pela escola eram questionáveis devido aos critérios de avaliação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5893
10.20952/revtee.v9i20.5893
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5893
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v9i20.5893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5893/4908
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 20 (2016): Setembro-Dezembro; 27-40
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181425983488