O que é uma experiência educativa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mogilka, Maurício
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2232
Resumo: Com base nos conceitos fundamentais do filósofo progressista John Dewey, este artigo tenta definir o que é experiência, e o que é experiência educativa. Nesta direção, analisa os princípios da continuidade e interação da experiência, deduzindo daí conseqüências sociais. A seguir o texto acrescenta mais algumas reflexões sobre o educar, trazendo a discussão para o cenário latino americano e para o âmbito de uma das formas que o educar assume, que são as propostas emancipatórias. Ele mostra que o educar é um fenômeno complexo, mesmo tendo sido tão reduzido em suas potencialidades nas sociedades de classe, devido exatamente ao seu potencial liberador das energias vitais das pessoas e coletividades. Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que desenvolveu seu percurso analítico principalmente a partir de duas obras de Dewey, Experiência e natureza e Experiência e educação. Este artigo conclui tentando trazer algumas contribuições para a estruturação de propostas educativas emancipatórias.
id UFS-3_52fd938e3728ea9577cdd9d424efb6fc
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2232
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O que é uma experiência educativa?Com base nos conceitos fundamentais do filósofo progressista John Dewey, este artigo tenta definir o que é experiência, e o que é experiência educativa. Nesta direção, analisa os princípios da continuidade e interação da experiência, deduzindo daí conseqüências sociais. A seguir o texto acrescenta mais algumas reflexões sobre o educar, trazendo a discussão para o cenário latino americano e para o âmbito de uma das formas que o educar assume, que são as propostas emancipatórias. Ele mostra que o educar é um fenômeno complexo, mesmo tendo sido tão reduzido em suas potencialidades nas sociedades de classe, devido exatamente ao seu potencial liberador das energias vitais das pessoas e coletividades. Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que desenvolveu seu percurso analítico principalmente a partir de duas obras de Dewey, Experiência e natureza e Experiência e educação. Este artigo conclui tentando trazer algumas contribuições para a estruturação de propostas educativas emancipatórias.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/223210.20952/revtee.v0i0.2232Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2232/1903Mogilka, Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T14:21:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2232Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T14:21:56Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é uma experiência educativa?
title O que é uma experiência educativa?
spellingShingle O que é uma experiência educativa?
Mogilka, Maurício
title_short O que é uma experiência educativa?
title_full O que é uma experiência educativa?
title_fullStr O que é uma experiência educativa?
title_full_unstemmed O que é uma experiência educativa?
title_sort O que é uma experiência educativa?
author Mogilka, Maurício
author_facet Mogilka, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mogilka, Maurício
description Com base nos conceitos fundamentais do filósofo progressista John Dewey, este artigo tenta definir o que é experiência, e o que é experiência educativa. Nesta direção, analisa os princípios da continuidade e interação da experiência, deduzindo daí conseqüências sociais. A seguir o texto acrescenta mais algumas reflexões sobre o educar, trazendo a discussão para o cenário latino americano e para o âmbito de uma das formas que o educar assume, que são as propostas emancipatórias. Ele mostra que o educar é um fenômeno complexo, mesmo tendo sido tão reduzido em suas potencialidades nas sociedades de classe, devido exatamente ao seu potencial liberador das energias vitais das pessoas e coletividades. Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que desenvolveu seu percurso analítico principalmente a partir de duas obras de Dewey, Experiência e natureza e Experiência e educação. Este artigo conclui tentando trazer algumas contribuições para a estruturação de propostas educativas emancipatórias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2232
10.20952/revtee.v0i0.2232
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2232
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2232/1903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180554616832