O que é uma experiência educativa?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2232 |
Resumo: | Com base nos conceitos fundamentais do filósofo progressista John Dewey, este artigo tenta definir o que é experiência, e o que é experiência educativa. Nesta direção, analisa os princípios da continuidade e interação da experiência, deduzindo daí conseqüências sociais. A seguir o texto acrescenta mais algumas reflexões sobre o educar, trazendo a discussão para o cenário latino americano e para o âmbito de uma das formas que o educar assume, que são as propostas emancipatórias. Ele mostra que o educar é um fenômeno complexo, mesmo tendo sido tão reduzido em suas potencialidades nas sociedades de classe, devido exatamente ao seu potencial liberador das energias vitais das pessoas e coletividades. Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que desenvolveu seu percurso analítico principalmente a partir de duas obras de Dewey, Experiência e natureza e Experiência e educação. Este artigo conclui tentando trazer algumas contribuições para a estruturação de propostas educativas emancipatórias. |
id |
UFS-3_52fd938e3728ea9577cdd9d424efb6fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2232 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que é uma experiência educativa?Com base nos conceitos fundamentais do filósofo progressista John Dewey, este artigo tenta definir o que é experiência, e o que é experiência educativa. Nesta direção, analisa os princípios da continuidade e interação da experiência, deduzindo daí conseqüências sociais. A seguir o texto acrescenta mais algumas reflexões sobre o educar, trazendo a discussão para o cenário latino americano e para o âmbito de uma das formas que o educar assume, que são as propostas emancipatórias. Ele mostra que o educar é um fenômeno complexo, mesmo tendo sido tão reduzido em suas potencialidades nas sociedades de classe, devido exatamente ao seu potencial liberador das energias vitais das pessoas e coletividades. Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que desenvolveu seu percurso analítico principalmente a partir de duas obras de Dewey, Experiência e natureza e Experiência e educação. Este artigo conclui tentando trazer algumas contribuições para a estruturação de propostas educativas emancipatórias.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/223210.20952/revtee.v0i0.2232Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2232/1903Mogilka, Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T14:21:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2232Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T14:21:56Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que é uma experiência educativa? |
title |
O que é uma experiência educativa? |
spellingShingle |
O que é uma experiência educativa? Mogilka, Maurício |
title_short |
O que é uma experiência educativa? |
title_full |
O que é uma experiência educativa? |
title_fullStr |
O que é uma experiência educativa? |
title_full_unstemmed |
O que é uma experiência educativa? |
title_sort |
O que é uma experiência educativa? |
author |
Mogilka, Maurício |
author_facet |
Mogilka, Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mogilka, Maurício |
description |
Com base nos conceitos fundamentais do filósofo progressista John Dewey, este artigo tenta definir o que é experiência, e o que é experiência educativa. Nesta direção, analisa os princípios da continuidade e interação da experiência, deduzindo daí conseqüências sociais. A seguir o texto acrescenta mais algumas reflexões sobre o educar, trazendo a discussão para o cenário latino americano e para o âmbito de uma das formas que o educar assume, que são as propostas emancipatórias. Ele mostra que o educar é um fenômeno complexo, mesmo tendo sido tão reduzido em suas potencialidades nas sociedades de classe, devido exatamente ao seu potencial liberador das energias vitais das pessoas e coletividades. Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que desenvolveu seu percurso analítico principalmente a partir de duas obras de Dewey, Experiência e natureza e Experiência e educação. Este artigo conclui tentando trazer algumas contribuições para a estruturação de propostas educativas emancipatórias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2232 10.20952/revtee.v0i0.2232 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2232 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2232/1903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180554616832 |