DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo apresentar as possibilidades de utilizar as metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem dos cursos ofertados na modalidade EaD. Para tal, foi realizada em 2022, uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que os professores podem utilizar as metodologias ativas na EaD, mas para isso é preciso adaptá-las para o ambiente virtual de aprendizagem, descortinando as novas posições ocupadas pelos alunos e professores, mas focando no principal objetivo da utilização desse tipo de metodologia, que é o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. O artigo também apresenta e comenta dez dicas de como usar essas metodologias na EaD, as quais poderão orientar o professor a criar estratégias para engajar seus alunos para uma aprendizagem ativa, uma vez que fornece diferentes formas de personalizar práticas pedagógicas na EaD. |
id |
UNIMES-1_d874f0e970db0cb403aa6924bba340ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1392 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEducação a Distância: Educação a distância. Metodologias ativas. Processo de ensino e aprendizagemEste artigo teve como objetivo apresentar as possibilidades de utilizar as metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem dos cursos ofertados na modalidade EaD. Para tal, foi realizada em 2022, uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que os professores podem utilizar as metodologias ativas na EaD, mas para isso é preciso adaptá-las para o ambiente virtual de aprendizagem, descortinando as novas posições ocupadas pelos alunos e professores, mas focando no principal objetivo da utilização desse tipo de metodologia, que é o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. O artigo também apresenta e comenta dez dicas de como usar essas metodologias na EaD, as quais poderão orientar o professor a criar estratégias para engajar seus alunos para uma aprendizagem ativa, uma vez que fornece diferentes formas de personalizar práticas pedagógicas na EaD.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaGrossi, Marcia Gorett RibeiroLopes, Mariana PradoBaia, Flávia Janaina2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 78-9719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392/1253Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1392Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Grossi, Marcia Gorett Ribeiro Educação a Distância : Educação a distância. Metodologias ativas. Processo de ensino e aprendizagem |
title_short |
DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Grossi, Marcia Gorett Ribeiro |
author_facet |
Grossi, Marcia Gorett Ribeiro Lopes, Mariana Prado Baia, Flávia Janaina |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Mariana Prado Baia, Flávia Janaina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grossi, Marcia Gorett Ribeiro Lopes, Mariana Prado Baia, Flávia Janaina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância : Educação a distância. Metodologias ativas. Processo de ensino e aprendizagem |
topic |
Educação a Distância : Educação a distância. Metodologias ativas. Processo de ensino e aprendizagem |
description |
Este artigo teve como objetivo apresentar as possibilidades de utilizar as metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem dos cursos ofertados na modalidade EaD. Para tal, foi realizada em 2022, uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que os professores podem utilizar as metodologias ativas na EaD, mas para isso é preciso adaptá-las para o ambiente virtual de aprendizagem, descortinando as novas posições ocupadas pelos alunos e professores, mas focando no principal objetivo da utilização desse tipo de metodologia, que é o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. O artigo também apresenta e comenta dez dicas de como usar essas metodologias na EaD, as quais poderão orientar o professor a criar estratégias para engajar seus alunos para uma aprendizagem ativa, uma vez que fornece diferentes formas de personalizar práticas pedagógicas na EaD. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392/1253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 78-97 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274024919040 |