DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grossi, Marcia Gorett Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes, Mariana Prado, Baia, Flávia Janaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392
Resumo: Este artigo teve como objetivo apresentar as possibilidades de utilizar as metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem dos cursos ofertados na modalidade EaD. Para tal, foi realizada em 2022, uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que os professores podem utilizar as metodologias ativas na EaD, mas para isso é preciso adaptá-las para o ambiente virtual de aprendizagem, descortinando as novas posições ocupadas pelos alunos e professores, mas focando no principal objetivo da utilização desse tipo de metodologia, que é o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. O artigo também apresenta e comenta dez dicas de como usar essas metodologias na EaD, as quais poderão orientar o professor a criar estratégias para engajar seus alunos para uma aprendizagem ativa, uma vez que fornece diferentes formas de personalizar práticas pedagógicas na EaD.
id UNIMES-1_d874f0e970db0cb403aa6924bba340ad
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1392
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEducação a Distância: Educação a distância. Metodologias ativas. Processo de ensino e aprendizagemEste artigo teve como objetivo apresentar as possibilidades de utilizar as metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem dos cursos ofertados na modalidade EaD. Para tal, foi realizada em 2022, uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que os professores podem utilizar as metodologias ativas na EaD, mas para isso é preciso adaptá-las para o ambiente virtual de aprendizagem, descortinando as novas posições ocupadas pelos alunos e professores, mas focando no principal objetivo da utilização desse tipo de metodologia, que é o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. O artigo também apresenta e comenta dez dicas de como usar essas metodologias na EaD, as quais poderão orientar o professor a criar estratégias para engajar seus alunos para uma aprendizagem ativa, uma vez que fornece diferentes formas de personalizar práticas pedagógicas na EaD.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaGrossi, Marcia Gorett RibeiroLopes, Mariana PradoBaia, Flávia Janaina2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 78-9719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392/1253Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1392Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Grossi, Marcia Gorett Ribeiro
Educação a Distância
: Educação a distância. Metodologias ativas. Processo de ensino e aprendizagem
title_short DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort DISCUTINDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Grossi, Marcia Gorett Ribeiro
author_facet Grossi, Marcia Gorett Ribeiro
Lopes, Mariana Prado
Baia, Flávia Janaina
author_role author
author2 Lopes, Mariana Prado
Baia, Flávia Janaina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Grossi, Marcia Gorett Ribeiro
Lopes, Mariana Prado
Baia, Flávia Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
: Educação a distância. Metodologias ativas. Processo de ensino e aprendizagem
topic Educação a Distância
: Educação a distância. Metodologias ativas. Processo de ensino e aprendizagem
description Este artigo teve como objetivo apresentar as possibilidades de utilizar as metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem dos cursos ofertados na modalidade EaD. Para tal, foi realizada em 2022, uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que os professores podem utilizar as metodologias ativas na EaD, mas para isso é preciso adaptá-las para o ambiente virtual de aprendizagem, descortinando as novas posições ocupadas pelos alunos e professores, mas focando no principal objetivo da utilização desse tipo de metodologia, que é o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. O artigo também apresenta e comenta dez dicas de como usar essas metodologias na EaD, as quais poderão orientar o professor a criar estratégias para engajar seus alunos para uma aprendizagem ativa, uma vez que fornece diferentes formas de personalizar práticas pedagógicas na EaD.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392/1253
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 78-97
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274024919040