Material didático para a educação a distância: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017325 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar os materiais didáticos produzidos para o ensino técnico na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil CEFET-MG, baseando-se na proposta de metodologia recursiva de Oliveira, Costa e Moreira (2001). Optou-se pela pesquisa científica de natureza qualitativa. Quanto ao tipo de pesquisa, ela foi exploratória e descritiva. Em relação a procedimentos técnicos, adotaram-se o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados, foram utilizadas a observação do ambiente virtual de aprendizagem e questionários aplicados aos sujeitos envolvidos no primeiro módulo do curso técnico, professores e alunos. Os resultados sinalizaram que os professores não adotam um modelo metodológico para produção de materiais didáticos, apesar de utilizarem algumas práticas consideradas pela literatura como boas práticas para produção de materiais didáticos para EaD. Dessa forma, verificou-se a necessidade da adoção de diretrizes metodológicas para os cursos e a organização e o desenvolvimento de formação de professores.Palavras-chave: Educação a Distância – Meios Auxiliares; Materiais Didáticos; Ensino Técnico. |
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Material didático para a educação a distância: um estudo de casoEsta pesquisa teve como objetivo analisar os materiais didáticos produzidos para o ensino técnico na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil CEFET-MG, baseando-se na proposta de metodologia recursiva de Oliveira, Costa e Moreira (2001). Optou-se pela pesquisa científica de natureza qualitativa. Quanto ao tipo de pesquisa, ela foi exploratória e descritiva. Em relação a procedimentos técnicos, adotaram-se o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados, foram utilizadas a observação do ambiente virtual de aprendizagem e questionários aplicados aos sujeitos envolvidos no primeiro módulo do curso técnico, professores e alunos. Os resultados sinalizaram que os professores não adotam um modelo metodológico para produção de materiais didáticos, apesar de utilizarem algumas práticas consideradas pela literatura como boas práticas para produção de materiais didáticos para EaD. Dessa forma, verificou-se a necessidade da adoção de diretrizes metodológicas para os cursos e a organização e o desenvolvimento de formação de professores.Palavras-chave: Educação a Distância – Meios Auxiliares; Materiais Didáticos; Ensino Técnico.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017325Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 325 - 3461984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017325/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrossi, Márcia Gorett RibeiroCosta, José WilsonSilva, Elaine Ribeiro2017-04-27T18:54:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6877Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-04-27T18:54:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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