Material didático para a educação a distância: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, José Wilson, Silva, Elaine Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017325
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os materiais didáticos produzidos para o ensino técnico na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil CEFET-MG, baseando-se na proposta de metodologia recursiva de Oliveira, Costa e Moreira (2001). Optou-se pela pesquisa científica de natureza qualitativa. Quanto ao tipo de pesquisa, ela foi exploratória e descritiva. Em relação a procedimentos técnicos, adotaram-se o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados, foram utilizadas a observação do ambiente virtual de aprendizagem e questionários aplicados aos sujeitos envolvidos no primeiro módulo do curso técnico, professores e alunos. Os resultados sinalizaram que os professores não adotam um modelo metodológico para produção de materiais didáticos, apesar de utilizarem algumas práticas consideradas pela literatura como boas práticas para produção de materiais didáticos para EaD. Dessa forma, verificou-se a necessidade da adoção de diretrizes metodológicas para os cursos e a organização e o desenvolvimento de formação de professores.Palavras-chave: Educação a Distância – Meios Auxiliares; Materiais Didáticos; Ensino Técnico.
id UDESC-0_128b64c05bd2c86ca6f7202033043fa8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6877
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Material didático para a educação a distância: um estudo de casoEsta pesquisa teve como objetivo analisar os materiais didáticos produzidos para o ensino técnico na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil CEFET-MG, baseando-se na proposta de metodologia recursiva de Oliveira, Costa e Moreira (2001). Optou-se pela pesquisa científica de natureza qualitativa. Quanto ao tipo de pesquisa, ela foi exploratória e descritiva. Em relação a procedimentos técnicos, adotaram-se o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados, foram utilizadas a observação do ambiente virtual de aprendizagem e questionários aplicados aos sujeitos envolvidos no primeiro módulo do curso técnico, professores e alunos. Os resultados sinalizaram que os professores não adotam um modelo metodológico para produção de materiais didáticos, apesar de utilizarem algumas práticas consideradas pela literatura como boas práticas para produção de materiais didáticos para EaD. Dessa forma, verificou-se a necessidade da adoção de diretrizes metodológicas para os cursos e a organização e o desenvolvimento de formação de professores.Palavras-chave: Educação a Distância – Meios Auxiliares; Materiais Didáticos; Ensino Técnico.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017325Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 325 - 3461984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017325/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrossi, Márcia Gorett RibeiroCosta, José WilsonSilva, Elaine Ribeiro2017-04-27T18:54:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6877Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-04-27T18:54:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Material didático para a educação a distância: um estudo de caso
title Material didático para a educação a distância: um estudo de caso
spellingShingle Material didático para a educação a distância: um estudo de caso
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
title_short Material didático para a educação a distância: um estudo de caso
title_full Material didático para a educação a distância: um estudo de caso
title_fullStr Material didático para a educação a distância: um estudo de caso
title_full_unstemmed Material didático para a educação a distância: um estudo de caso
title_sort Material didático para a educação a distância: um estudo de caso
author Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
author_facet Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
Costa, José Wilson
Silva, Elaine Ribeiro
author_role author
author2 Costa, José Wilson
Silva, Elaine Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
Costa, José Wilson
Silva, Elaine Ribeiro
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar os materiais didáticos produzidos para o ensino técnico na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil CEFET-MG, baseando-se na proposta de metodologia recursiva de Oliveira, Costa e Moreira (2001). Optou-se pela pesquisa científica de natureza qualitativa. Quanto ao tipo de pesquisa, ela foi exploratória e descritiva. Em relação a procedimentos técnicos, adotaram-se o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados, foram utilizadas a observação do ambiente virtual de aprendizagem e questionários aplicados aos sujeitos envolvidos no primeiro módulo do curso técnico, professores e alunos. Os resultados sinalizaram que os professores não adotam um modelo metodológico para produção de materiais didáticos, apesar de utilizarem algumas práticas consideradas pela literatura como boas práticas para produção de materiais didáticos para EaD. Dessa forma, verificou-se a necessidade da adoção de diretrizes metodológicas para os cursos e a organização e o desenvolvimento de formação de professores.Palavras-chave: Educação a Distância – Meios Auxiliares; Materiais Didáticos; Ensino Técnico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017325
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017325/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 325 - 346
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408840069120