Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, André Luís Conceição
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2253
Resumo: Este estudo objetiva refletir acerca da conceituação de paradigmas, a crise enfrentada pelos paradigmas de pesquisa bem como os paradigmas dominantes no campo da pesquisa educacional buscando assim mostrar a possibilidade de transformação de conhecimento no campo científico. Os elementos históricos buscam elucidar as tendências a partir de abordagens distintas denotando, em um primeiro momento, a predominância das tendências empírico-analíticas e, posteriormente, o surgimento e a consolidação das demais tendências. Neste sentido, os paradigmas são de grande relevância para o alcance de legitimidade uma vez que os mesmos se constituem a partir de constatações, interpretações e análises da realidade. Partindo-se deste pressuposto, há mudança de paradigmas no momento em que as categorias trabalhadas se tornam insatisfatórias para compreender os acontecimentos fazendo eclodir, na atualidade, o conceito de pós-modernidade a fim de demonstrar que a sociedade atual apresenta outras necessidades, entre elas, explicações dos fatos.
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