Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2253 |
Resumo: | Este estudo objetiva refletir acerca da conceituação de paradigmas, a crise enfrentada pelos paradigmas de pesquisa bem como os paradigmas dominantes no campo da pesquisa educacional buscando assim mostrar a possibilidade de transformação de conhecimento no campo científico. Os elementos históricos buscam elucidar as tendências a partir de abordagens distintas denotando, em um primeiro momento, a predominância das tendências empírico-analíticas e, posteriormente, o surgimento e a consolidação das demais tendências. Neste sentido, os paradigmas são de grande relevância para o alcance de legitimidade uma vez que os mesmos se constituem a partir de constatações, interpretações e análises da realidade. Partindo-se deste pressuposto, há mudança de paradigmas no momento em que as categorias trabalhadas se tornam insatisfatórias para compreender os acontecimentos fazendo eclodir, na atualidade, o conceito de pós-modernidade a fim de demonstrar que a sociedade atual apresenta outras necessidades, entre elas, explicações dos fatos. |
id |
UFS-3_6680943e646d9fa09878b9b1b8e44e78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2253 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa EducacionalEste estudo objetiva refletir acerca da conceituação de paradigmas, a crise enfrentada pelos paradigmas de pesquisa bem como os paradigmas dominantes no campo da pesquisa educacional buscando assim mostrar a possibilidade de transformação de conhecimento no campo científico. Os elementos históricos buscam elucidar as tendências a partir de abordagens distintas denotando, em um primeiro momento, a predominância das tendências empírico-analíticas e, posteriormente, o surgimento e a consolidação das demais tendências. Neste sentido, os paradigmas são de grande relevância para o alcance de legitimidade uma vez que os mesmos se constituem a partir de constatações, interpretações e análises da realidade. Partindo-se deste pressuposto, há mudança de paradigmas no momento em que as categorias trabalhadas se tornam insatisfatórias para compreender os acontecimentos fazendo eclodir, na atualidade, o conceito de pós-modernidade a fim de demonstrar que a sociedade atual apresenta outras necessidades, entre elas, explicações dos fatos.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/225310.20952/revtee.v0i0.2253Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 7 (2011): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 7 (2011): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 7 (2011): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 7 (2011): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2253/1924Alves, André Luís Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T22:39:08Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2253Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T22:39:08Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional |
title |
Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional |
spellingShingle |
Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional Alves, André Luís Conceição |
title_short |
Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional |
title_full |
Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional |
title_fullStr |
Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional |
title_full_unstemmed |
Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional |
title_sort |
Paradigmas e Crise de Paradigmas: Elementos Norteadores e Contribuições para a Pesquisa Educacional |
author |
Alves, André Luís Conceição |
author_facet |
Alves, André Luís Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, André Luís Conceição |
description |
Este estudo objetiva refletir acerca da conceituação de paradigmas, a crise enfrentada pelos paradigmas de pesquisa bem como os paradigmas dominantes no campo da pesquisa educacional buscando assim mostrar a possibilidade de transformação de conhecimento no campo científico. Os elementos históricos buscam elucidar as tendências a partir de abordagens distintas denotando, em um primeiro momento, a predominância das tendências empírico-analíticas e, posteriormente, o surgimento e a consolidação das demais tendências. Neste sentido, os paradigmas são de grande relevância para o alcance de legitimidade uma vez que os mesmos se constituem a partir de constatações, interpretações e análises da realidade. Partindo-se deste pressuposto, há mudança de paradigmas no momento em que as categorias trabalhadas se tornam insatisfatórias para compreender os acontecimentos fazendo eclodir, na atualidade, o conceito de pós-modernidade a fim de demonstrar que a sociedade atual apresenta outras necessidades, entre elas, explicações dos fatos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2253 10.20952/revtee.v0i0.2253 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2253 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2253/1924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 7 (2011): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 7 (2011): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 7 (2011): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 7 (2011): Julho-Dezembro 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180573491200 |