A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sukhodimtseva, Anna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sergeeva, Marina, Lukashenko, Dmitry, Pyankov, Matvey
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525
Resumo: O estudo foi direcionado ao problema de aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional do professor no aspecto de alfabetização funcional como parte integrante do processo educacional holístico para aumentar a eficiência do aluno, em conformidade com o Programa da OCDE para Avaliação Internacional de Alunos. O objetivo é pesquisar o conteúdo histórico do fenômeno da alfabetização funcional e as abordagens de um fluxograma de programa para a formação profissional de professores. Um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores foi elaborado para criar uma plataforma eletrônica para permitir que os professores dominem um modelo baseado em competências para continuar o ensino e projetar o processo educacional para formar uma alfabetização funcional relevante dos alunos.
id UFS-3_6af8974f8bf07f97971a28e34176b30b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15525
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcionalThe methodology of the creation of a flowchart of teacher professional development programme in functional literacy aspectLa metodología de la creación de un diagrama de flujo del programa de desarrollo profesional docente en el aspecto de alfabetización funcionalAlgorithmBibliometricsCourseEducationModernizationAlgoritmoBibliometríaCursoEducaciónModernizaciónAlgoritmoBibliometriaCursoEducaçãoModernizaçãoO estudo foi direcionado ao problema de aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional do professor no aspecto de alfabetização funcional como parte integrante do processo educacional holístico para aumentar a eficiência do aluno, em conformidade com o Programa da OCDE para Avaliação Internacional de Alunos. O objetivo é pesquisar o conteúdo histórico do fenômeno da alfabetização funcional e as abordagens de um fluxograma de programa para a formação profissional de professores. Um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores foi elaborado para criar uma plataforma eletrônica para permitir que os professores dominem um modelo baseado em competências para continuar o ensino e projetar o processo educacional para formar uma alfabetização funcional relevante dos alunos.The study has been directed to the teacher professional development perfection problem in functional literacy aspect as an integral part of holistic educational process to increase student efficiency, in compliance with the OECD’s Programme for International Student Assessment. The purpose is to research the historical content of the functional literacy phenomenon and approaches to a programme flowchart for teacher professional development education. A flowchart of the programme of teacher professional development has been elaborated to create an e-platform to enable teachers to master a competence-based model for further teaching and projecting educational process to form relevant functional literacy of students.El estudio se ha dirigido al problema de la perfección del desarrollo profesional docente en el aspecto de la alfabetización funcional como parte integral del proceso educativo holístico para aumentar la eficiencia de los estudiantes, de conformidad con el Programa de la OCDE para la Evaluación Internacional de Estudiantes. El propósito es investigar el contenido histórico del fenómeno de la alfabetización funcional y los enfoques de un diagrama de flujo del programa para la formación del desarrollo profesional docente. Se ha elaborado un diagrama de flujo del programa de desarrollo profesional docente para crear una plataforma electrónica que permita a los docentes dominar un modelo basado en competencias para seguir enseñando y proyectar el proceso educativo para formar una alfabetización funcional relevante de los estudiantes.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1552510.20952/revtee.v14i33.15525Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15525Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15525Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15525Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e155252358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525/11663https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525/13260Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSukhodimtseva, AnnaSergeeva, Marina Lukashenko, Dmitry Pyankov, Matvey2022-12-13T23:17:32Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15525Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-13T23:17:32Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional
The methodology of the creation of a flowchart of teacher professional development programme in functional literacy aspect
La metodología de la creación de un diagrama de flujo del programa de desarrollo profesional docente en el aspecto de alfabetización funcional
title A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional
spellingShingle A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional
Sukhodimtseva, Anna
Algorithm
Bibliometrics
Course
Education
Modernization
Algoritmo
Bibliometría
Curso
Educación
Modernización
Algoritmo
Bibliometria
Curso
Educação
Modernização
title_short A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional
title_full A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional
title_fullStr A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional
title_full_unstemmed A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional
title_sort A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional
author Sukhodimtseva, Anna
author_facet Sukhodimtseva, Anna
Sergeeva, Marina
Lukashenko, Dmitry
Pyankov, Matvey
author_role author
author2 Sergeeva, Marina
Lukashenko, Dmitry
Pyankov, Matvey
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sukhodimtseva, Anna
Sergeeva, Marina
Lukashenko, Dmitry
Pyankov, Matvey
dc.subject.por.fl_str_mv Algorithm
Bibliometrics
Course
Education
Modernization
Algoritmo
Bibliometría
Curso
Educación
Modernización
Algoritmo
Bibliometria
Curso
Educação
Modernização
topic Algorithm
Bibliometrics
Course
Education
Modernization
Algoritmo
Bibliometría
Curso
Educación
Modernización
Algoritmo
Bibliometria
Curso
Educação
Modernização
description O estudo foi direcionado ao problema de aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional do professor no aspecto de alfabetização funcional como parte integrante do processo educacional holístico para aumentar a eficiência do aluno, em conformidade com o Programa da OCDE para Avaliação Internacional de Alunos. O objetivo é pesquisar o conteúdo histórico do fenômeno da alfabetização funcional e as abordagens de um fluxograma de programa para a formação profissional de professores. Um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores foi elaborado para criar uma plataforma eletrônica para permitir que os professores dominem um modelo baseado em competências para continuar o ensino e projetar o processo educacional para formar uma alfabetização funcional relevante dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525
10.20952/revtee.v14i33.15525
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.15525
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525/11663
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525/13260
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15525
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15525
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15525
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e15525
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183503212544