A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525 |
Resumo: | O estudo foi direcionado ao problema de aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional do professor no aspecto de alfabetização funcional como parte integrante do processo educacional holístico para aumentar a eficiência do aluno, em conformidade com o Programa da OCDE para Avaliação Internacional de Alunos. O objetivo é pesquisar o conteúdo histórico do fenômeno da alfabetização funcional e as abordagens de um fluxograma de programa para a formação profissional de professores. Um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores foi elaborado para criar uma plataforma eletrônica para permitir que os professores dominem um modelo baseado em competências para continuar o ensino e projetar o processo educacional para formar uma alfabetização funcional relevante dos alunos. |
id |
UFS-3_6af8974f8bf07f97971a28e34176b30b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15525 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcionalThe methodology of the creation of a flowchart of teacher professional development programme in functional literacy aspectLa metodología de la creación de un diagrama de flujo del programa de desarrollo profesional docente en el aspecto de alfabetización funcionalAlgorithmBibliometricsCourseEducationModernizationAlgoritmoBibliometríaCursoEducaciónModernizaciónAlgoritmoBibliometriaCursoEducaçãoModernizaçãoO estudo foi direcionado ao problema de aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional do professor no aspecto de alfabetização funcional como parte integrante do processo educacional holístico para aumentar a eficiência do aluno, em conformidade com o Programa da OCDE para Avaliação Internacional de Alunos. O objetivo é pesquisar o conteúdo histórico do fenômeno da alfabetização funcional e as abordagens de um fluxograma de programa para a formação profissional de professores. Um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores foi elaborado para criar uma plataforma eletrônica para permitir que os professores dominem um modelo baseado em competências para continuar o ensino e projetar o processo educacional para formar uma alfabetização funcional relevante dos alunos.The study has been directed to the teacher professional development perfection problem in functional literacy aspect as an integral part of holistic educational process to increase student efficiency, in compliance with the OECD’s Programme for International Student Assessment. The purpose is to research the historical content of the functional literacy phenomenon and approaches to a programme flowchart for teacher professional development education. A flowchart of the programme of teacher professional development has been elaborated to create an e-platform to enable teachers to master a competence-based model for further teaching and projecting educational process to form relevant functional literacy of students.El estudio se ha dirigido al problema de la perfección del desarrollo profesional docente en el aspecto de la alfabetización funcional como parte integral del proceso educativo holístico para aumentar la eficiencia de los estudiantes, de conformidad con el Programa de la OCDE para la Evaluación Internacional de Estudiantes. El propósito es investigar el contenido histórico del fenómeno de la alfabetización funcional y los enfoques de un diagrama de flujo del programa para la formación del desarrollo profesional docente. Se ha elaborado un diagrama de flujo del programa de desarrollo profesional docente para crear una plataforma electrónica que permita a los docentes dominar un modelo basado en competencias para seguir enseñando y proyectar el proceso educativo para formar una alfabetización funcional relevante de los estudiantes.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1552510.20952/revtee.v14i33.15525Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15525Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15525Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15525Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e155252358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525/11663https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525/13260Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSukhodimtseva, AnnaSergeeva, Marina Lukashenko, Dmitry Pyankov, Matvey2022-12-13T23:17:32Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15525Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-13T23:17:32Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional The methodology of the creation of a flowchart of teacher professional development programme in functional literacy aspect La metodología de la creación de un diagrama de flujo del programa de desarrollo profesional docente en el aspecto de alfabetización funcional |
title |
A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional |
spellingShingle |
A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional Sukhodimtseva, Anna Algorithm Bibliometrics Course Education Modernization Algoritmo Bibliometría Curso Educación Modernización Algoritmo Bibliometria Curso Educação Modernização |
title_short |
A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional |
title_full |
A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional |
title_fullStr |
A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional |
title_full_unstemmed |
A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional |
title_sort |
A metodologia de criação de um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores no aspecto de alfabetização funcional |
author |
Sukhodimtseva, Anna |
author_facet |
Sukhodimtseva, Anna Sergeeva, Marina Lukashenko, Dmitry Pyankov, Matvey |
author_role |
author |
author2 |
Sergeeva, Marina Lukashenko, Dmitry Pyankov, Matvey |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sukhodimtseva, Anna Sergeeva, Marina Lukashenko, Dmitry Pyankov, Matvey |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Algorithm Bibliometrics Course Education Modernization Algoritmo Bibliometría Curso Educación Modernización Algoritmo Bibliometria Curso Educação Modernização |
topic |
Algorithm Bibliometrics Course Education Modernization Algoritmo Bibliometría Curso Educación Modernización Algoritmo Bibliometria Curso Educação Modernização |
description |
O estudo foi direcionado ao problema de aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional do professor no aspecto de alfabetização funcional como parte integrante do processo educacional holístico para aumentar a eficiência do aluno, em conformidade com o Programa da OCDE para Avaliação Internacional de Alunos. O objetivo é pesquisar o conteúdo histórico do fenômeno da alfabetização funcional e as abordagens de um fluxograma de programa para a formação profissional de professores. Um fluxograma do programa de desenvolvimento profissional de professores foi elaborado para criar uma plataforma eletrônica para permitir que os professores dominem um modelo baseado em competências para continuar o ensino e projetar o processo educacional para formar uma alfabetização funcional relevante dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525 10.20952/revtee.v14i33.15525 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v14i33.15525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525/11663 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15525/13260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15525 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15525 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15525 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e15525 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183503212544 |