Dialogar, compartir y aprender: La formación del directivo docente en las ruedas de conversación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Croce, Marta Lucia, Queiroz, Virgínia Coeli Bueno de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18814
Resumo: Este texto destaca a experiência Rodas de Conversas, do Projeto de Extensão “Professor-Gestor: a formação do professor”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Professor Gestor (GPPG)/CNPq), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se de uma proposta metodológica de comunicação, lócus de diálogo, estudos e trocas de experiências entre profissionais do ensino superior e da educação básica, envolvidos em atividades de gestão educacional e de gestão escolar. As Rodas de Conversas tiveram início em 2019, de forma presencial, passando ao modelo remoto no início de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, retornando ao formato híbrido em agosto de 2022, quando foram desenvolvidas 38 Rodas de Conversas. Na conjuntura de isolamento, a realização se deu por meio da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e possibilitou tecer parcerias interinstitucionais com quatro universidades brasileiras, três universidades portuguesas e uma espanhola, ampliando a participação de estudantes, professores e gestores da educação básica. As Rodas de Conversas estabeleceram um espaço de diálogo, de troca de ideias e de práticas cotidianas. Avalia-se que as realizações delas impulsionam a partilha de ideias, práticas pedagógicas, planejamento, organização e gestão das instituições. O espaço dialógico tem contribuído para a coleta de dados empíricos sobre a gestão educacional e a gestão escolar. Além disso, é fundamental para a formação dos profissionais da educação, a partilha de ideias, de saberes e de sentimentos, e para o esclarecimento de dúvidas na busca de soluções para os processos relacionais e educacionais.
id UFS-3_6bb931140a89d6822260f66e610fb555
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18814
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Dialogar, compartir y aprender: La formación del directivo docente en las ruedas de conversaciónDiálogos, partilhas e aprendizagens: A formação do professor gestor nas rodas de conversasDialogues, sharing and learning: The formation of the teacher manager in the conversation wheelsDialogical spacesTeacher trainingSchool managementEspacios dialógicosFormación del profesoradoGestión escolarEspaços dialógicosFormação do professorGestão escolarEste texto destaca a experiência Rodas de Conversas, do Projeto de Extensão “Professor-Gestor: a formação do professor”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Professor Gestor (GPPG)/CNPq), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se de uma proposta metodológica de comunicação, lócus de diálogo, estudos e trocas de experiências entre profissionais do ensino superior e da educação básica, envolvidos em atividades de gestão educacional e de gestão escolar. As Rodas de Conversas tiveram início em 2019, de forma presencial, passando ao modelo remoto no início de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, retornando ao formato híbrido em agosto de 2022, quando foram desenvolvidas 38 Rodas de Conversas. Na conjuntura de isolamento, a realização se deu por meio da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e possibilitou tecer parcerias interinstitucionais com quatro universidades brasileiras, três universidades portuguesas e uma espanhola, ampliando a participação de estudantes, professores e gestores da educação básica. As Rodas de Conversas estabeleceram um espaço de diálogo, de troca de ideias e de práticas cotidianas. Avalia-se que as realizações delas impulsionam a partilha de ideias, práticas pedagógicas, planejamento, organização e gestão das instituições. O espaço dialógico tem contribuído para a coleta de dados empíricos sobre a gestão educacional e a gestão escolar. Além disso, é fundamental para a formação dos profissionais da educação, a partilha de ideias, de saberes e de sentimentos, e para o esclarecimento de dúvidas na busca de soluções para os processos relacionais e educacionais.This text highlights the experience of the Rodas de Conversas (Conversation Rounds) of the Extension Project "Teacher-Manager: teacher training", linked to the Study and Research Group Teacher Manager (GPPG)/CNPq), of the Faculty of Education, Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). It is a methodological proposal of communication, a place for dialogue, studies, and exchange of experiences among professionals from higher education and primary education involved in educational management and school management activities. The Conversation Rounds began in 2019 in a face-to-face format, moving to a remote model in early 2020 due to the Covid-19 pandemic, returning to the hybrid format in August 2022, when 38 Conversation Rounds were developed. In the context of isolation, the realization took place through the use of Information and Communication Technologies (ICTs) and made it possible to build inter-institutional partnerships with four Brazilian universities, three Portuguese universities, and one Spanish university, expanding the participation of students, teachers, and managers of basic education. The Conversation Rounds established a space for dialogue, exchanging ideas, and daily practices. It is evaluated that their realizations boost the sharing of ideas, pedagogical practices, planning, organization, and management of the institutions. The dialogical space has contributed to collecting empirical data on educational and school management. Moreover, it is fundamental for training education professionals, sharing ideas, knowledge, and feelings, and clarifying doubts in the search for solutions to relational and educational processes.Este texto destaca la experiencia de Rondas de Conversación, del Proyecto de Extensión "Profesor-Gestor: formación de profesores", vinculado al Grupo de Estudio e Investigación Profesor-Gestor (GPPG)/CNPq), de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Río de Janeiro (UFRJ). Se trata de una propuesta metodológica de comunicación, locus de diálogo, estudios e intercambio de experiencias entre profesionales de la educación superior y de la educación básica, involucrados en actividades de gestión educativa y gestión escolar. Las Rondas de Conversación se iniciaron en 2019, de forma presencial, pasando al modelo a distancia a principios de 2020, debido a la pandemia del Covid-19, volviendo al formato híbrido en agosto de 2022, cuando se desarrollaron 38 Rondas de Conversación. En el contexto de aislamiento, la realización se dio a través del uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs) y posibilitó alianzas interinstitucionales con cuatro universidades brasileñas, tres portuguesas y una española, ampliando la participación de estudiantes, profesores y gestores de la educación básica. Las Mesas Redondas establecieron un espacio de diálogo, intercambio de ideas y prácticas cotidianas. Se evalúa que sus enterarese impulsan el intercambio de ideas, prácticas pedagógicas, planificación, organización y gestión de las instituciones. El espacio dialógico ha contribuido a la recolección de datos empíricos sobre gestión educativa y gestión escolar. Además, es fundamental para la formación de los profesionales de la educación, el intercambio de ideas, conocimientos y sentimientos, y la aclaración de dudas en la búsqueda de soluciones a los procesos relacionales y educativos.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1881410.20952/revtee.v16i35.18814Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18814Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18814Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18814Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e188142358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18814/13804https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18814/13805https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18814/14625Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPaschoalino, Jussara Bueno de Queiroz Croce, Marta Lucia Queiroz, Virgínia Coeli Bueno de 2023-09-05T17:37:45Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18814Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-09-05T17:37:45Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogar, compartir y aprender: La formación del directivo docente en las ruedas de conversación
Diálogos, partilhas e aprendizagens: A formação do professor gestor nas rodas de conversas
Dialogues, sharing and learning: The formation of the teacher manager in the conversation wheels
title Dialogar, compartir y aprender: La formación del directivo docente en las ruedas de conversación
spellingShingle Dialogar, compartir y aprender: La formación del directivo docente en las ruedas de conversación
Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Dialogical spaces
Teacher training
School management
Espacios dialógicos
Formación del profesorado
Gestión escolar
Espaços dialógicos
Formação do professor
Gestão escolar
title_short Dialogar, compartir y aprender: La formación del directivo docente en las ruedas de conversación
title_full Dialogar, compartir y aprender: La formación del directivo docente en las ruedas de conversación
title_fullStr Dialogar, compartir y aprender: La formación del directivo docente en las ruedas de conversación
title_full_unstemmed Dialogar, compartir y aprender: La formación del directivo docente en las ruedas de conversación
title_sort Dialogar, compartir y aprender: La formación del directivo docente en las ruedas de conversación
author Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
author_facet Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Croce, Marta Lucia
Queiroz, Virgínia Coeli Bueno de
author_role author
author2 Croce, Marta Lucia
Queiroz, Virgínia Coeli Bueno de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Croce, Marta Lucia
Queiroz, Virgínia Coeli Bueno de
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogical spaces
Teacher training
School management
Espacios dialógicos
Formación del profesorado
Gestión escolar
Espaços dialógicos
Formação do professor
Gestão escolar
topic Dialogical spaces
Teacher training
School management
Espacios dialógicos
Formación del profesorado
Gestión escolar
Espaços dialógicos
Formação do professor
Gestão escolar
description Este texto destaca a experiência Rodas de Conversas, do Projeto de Extensão “Professor-Gestor: a formação do professor”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Professor Gestor (GPPG)/CNPq), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se de uma proposta metodológica de comunicação, lócus de diálogo, estudos e trocas de experiências entre profissionais do ensino superior e da educação básica, envolvidos em atividades de gestão educacional e de gestão escolar. As Rodas de Conversas tiveram início em 2019, de forma presencial, passando ao modelo remoto no início de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, retornando ao formato híbrido em agosto de 2022, quando foram desenvolvidas 38 Rodas de Conversas. Na conjuntura de isolamento, a realização se deu por meio da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e possibilitou tecer parcerias interinstitucionais com quatro universidades brasileiras, três universidades portuguesas e uma espanhola, ampliando a participação de estudantes, professores e gestores da educação básica. As Rodas de Conversas estabeleceram um espaço de diálogo, de troca de ideias e de práticas cotidianas. Avalia-se que as realizações delas impulsionam a partilha de ideias, práticas pedagógicas, planejamento, organização e gestão das instituições. O espaço dialógico tem contribuído para a coleta de dados empíricos sobre a gestão educacional e a gestão escolar. Além disso, é fundamental para a formação dos profissionais da educação, a partilha de ideias, de saberes e de sentimentos, e para o esclarecimento de dúvidas na busca de soluções para os processos relacionais e educacionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18814
10.20952/revtee.v16i35.18814
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18814
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v16i35.18814
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18814/13804
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18814/13805
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18814/14625
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18814
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18814
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18814
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e18814
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875185351852032