La biblioteca y la construcción del trabajo educativo en la escuela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Fabíola Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Britto, Luiz Percival leme, Santos, Zair Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13464
Resumo: O artigo aborda a contribuição da biblioteca escolar no trabalho educativo, a partir do entendimento do filósofo alemão Theodor W. Adorno de que a educação tem como fim último a recusa da barbárie. Para isso, toma o conceito de trabalho educativo da pedagogia histórico-crítica e a concepção de biblioteca escolar de Álvarez e Castrillón (2013) para discutir distintas concepções de biblioteca escolar, com ênfase na formação de acervos bibliográficos. Conclui que embora haja avanços na área, ainda há lacunas, especialmente no que toca às distâncias teóricas e práticas entre educação e biblioteconomia, e que a biblioteca escolar pode contribuir para a ampliação do capital cultural de estudantes e professores.
id UFS-3_7695d1a878e996035f0f00525286db5b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13464
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling La biblioteca y la construcción del trabajo educativo en la escuelaThe library and the construction of educational work in school A Biblioteca e a construção do trabalho educativo na escola O artigo aborda a contribuição da biblioteca escolar no trabalho educativo, a partir do entendimento do filósofo alemão Theodor W. Adorno de que a educação tem como fim último a recusa da barbárie. Para isso, toma o conceito de trabalho educativo da pedagogia histórico-crítica e a concepção de biblioteca escolar de Álvarez e Castrillón (2013) para discutir distintas concepções de biblioteca escolar, com ênfase na formação de acervos bibliográficos. Conclui que embora haja avanços na área, ainda há lacunas, especialmente no que toca às distâncias teóricas e práticas entre educação e biblioteconomia, e que a biblioteca escolar pode contribuir para a ampliação do capital cultural de estudantes e professores.The paper discusses the contribution of the school library in educational work, based on the understanding of the German philosopher Theodor W. Adorno that education has as its ultimate goal the refusal of barbarism. For that, it takes the concept of educational work of the critical-historical pedagogy and the school library conception of Alvarez and Castrillón (2013) to discuss different conceptions of school library, with emphasis on the formation of bibliographic collections. It concludes that although there are advances in the area, there are still gaps, especially regarding the theoretical and practical distances between education and librarianship, and that the school library can contribute to the expansion of the cultural capital of students and teachers.El artículo aborda la contribución de la biblioteca escolar al trabajo educativo, basado en la comprensión del filósofo alemán Theodor W. Adorno de que la educación tiene como objetivo final el rechazo de la barbarie. Para esto, toma el concepto de trabajo educativo de la Pedagogía Histórico-crítica y el concepto de biblioteca escolar de Álvarez y Castrillón (2013) para discutir diferentes conceptos de biblioteca escolar, con énfasis en la formación de colecciones bibliográficas. Concluye que aunque hay avances en el área, todavía hay brechas, especialmente con respecto a las distancias teóricas y prácticas entre la educación y la biblioteconomía, y que la biblioteca escolar puede contribuir a la expansión del capital cultural de estudiantes y maestros.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1346410.20952/revtee.v13i32.13464Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-15Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-15Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-15Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-152358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13464/10449Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Fabíola RibeiroBritto, Luiz Percival lemeSantos, Zair Henrique2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13464Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv La biblioteca y la construcción del trabajo educativo en la escuela
The library and the construction of educational work in school
A Biblioteca e a construção do trabalho educativo na escola
title La biblioteca y la construcción del trabajo educativo en la escuela
spellingShingle La biblioteca y la construcción del trabajo educativo en la escuela
Farias, Fabíola Ribeiro
title_short La biblioteca y la construcción del trabajo educativo en la escuela
title_full La biblioteca y la construcción del trabajo educativo en la escuela
title_fullStr La biblioteca y la construcción del trabajo educativo en la escuela
title_full_unstemmed La biblioteca y la construcción del trabajo educativo en la escuela
title_sort La biblioteca y la construcción del trabajo educativo en la escuela
author Farias, Fabíola Ribeiro
author_facet Farias, Fabíola Ribeiro
Britto, Luiz Percival leme
Santos, Zair Henrique
author_role author
author2 Britto, Luiz Percival leme
Santos, Zair Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Fabíola Ribeiro
Britto, Luiz Percival leme
Santos, Zair Henrique
description O artigo aborda a contribuição da biblioteca escolar no trabalho educativo, a partir do entendimento do filósofo alemão Theodor W. Adorno de que a educação tem como fim último a recusa da barbárie. Para isso, toma o conceito de trabalho educativo da pedagogia histórico-crítica e a concepção de biblioteca escolar de Álvarez e Castrillón (2013) para discutir distintas concepções de biblioteca escolar, com ênfase na formação de acervos bibliográficos. Conclui que embora haja avanços na área, ainda há lacunas, especialmente no que toca às distâncias teóricas e práticas entre educação e biblioteconomia, e que a biblioteca escolar pode contribuir para a ampliação do capital cultural de estudantes e professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13464
10.20952/revtee.v13i32.13464
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13464
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13464/10449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-15
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-15
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-15
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-15
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182864629760