A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genu Soares, Marta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rocha Moreira, Laíne, de Oliveira Bentes, José Anchieta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11124
Resumo: O artigo discute a relação entre a filosofia relacional dialógica e as perspectivas teóricas do interculturalismo na Educação, a partir dos conceitos cultura, diálogo e interculturalismo. São identificadas categorias de análise para a compreensão do constructo teórico do diálogo na perspectiva da filosofia relacional dialógica de Buber e nas bases educacionais do interculturalismo. O estudo destaca que o diálogo é indispensável na relação entre os sujeitos, pois através dele se pode mediar conflitos, principalmente entre e grupos sociais e culturais diversos. Considera que quando um sujeito transforma um outro sujeito em uma coisa, em um isso, não ocorre o diálogo intercultural.
id UFS-3_7a7c560288f929cde5fa56a98f7e53c3
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11124
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃOEducação. Diálogo. InterculturalismoO artigo discute a relação entre a filosofia relacional dialógica e as perspectivas teóricas do interculturalismo na Educação, a partir dos conceitos cultura, diálogo e interculturalismo. São identificadas categorias de análise para a compreensão do constructo teórico do diálogo na perspectiva da filosofia relacional dialógica de Buber e nas bases educacionais do interculturalismo. O estudo destaca que o diálogo é indispensável na relação entre os sujeitos, pois através dele se pode mediar conflitos, principalmente entre e grupos sociais e culturais diversos. Considera que quando um sujeito transforma um outro sujeito em uma coisa, em um isso, não ocorre o diálogo intercultural.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1112410.20952/revtee.v12i30.11124Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-2902358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11124/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGenu Soares, MartaRocha Moreira, Laínede Oliveira Bentes, José Anchieta2020-02-05T18:29:37Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11124Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2020-02-05T18:29:37Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
title A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
spellingShingle A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
Genu Soares, Marta
Educação. Diálogo. Interculturalismo
title_short A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
title_full A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
title_fullStr A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
title_sort A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
author Genu Soares, Marta
author_facet Genu Soares, Marta
Rocha Moreira, Laíne
de Oliveira Bentes, José Anchieta
author_role author
author2 Rocha Moreira, Laíne
de Oliveira Bentes, José Anchieta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Genu Soares, Marta
Rocha Moreira, Laíne
de Oliveira Bentes, José Anchieta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Diálogo. Interculturalismo
topic Educação. Diálogo. Interculturalismo
description O artigo discute a relação entre a filosofia relacional dialógica e as perspectivas teóricas do interculturalismo na Educação, a partir dos conceitos cultura, diálogo e interculturalismo. São identificadas categorias de análise para a compreensão do constructo teórico do diálogo na perspectiva da filosofia relacional dialógica de Buber e nas bases educacionais do interculturalismo. O estudo destaca que o diálogo é indispensável na relação entre os sujeitos, pois através dele se pode mediar conflitos, principalmente entre e grupos sociais e culturais diversos. Considera que quando um sujeito transforma um outro sujeito em uma coisa, em um isso, não ocorre o diálogo intercultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11124
10.20952/revtee.v12i30.11124
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11124
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v12i30.11124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11124/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182724120576