O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622 |
Resumo: | In a world where the difference became conflictive, for several reasons, it is urgent to invest in intercultural education that fosters not only the contact but the dialogue with the other. In this article, we intend to think about how the dialogue between cultures can be fostered in the context of teaching / learning Portuguese, from the literary text. The article is based on theoretical proposals of Abdallah-Pretceille (1996), regarding the intercultural pedagogy, of Carlo (1998), to define intercultural, and of Esteves (1991), to think about the importance of the literary text in a Portuguese class. |
id |
USP-32_e6d7d1d35f39bc5cbec8c0987b39dc51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/98622 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesaThe literary text as intercultural dialogue vehicle in the teaching/learning Portuguesetexto literáriopedagogia interculturalconsciência interculturaldiálogo interculturalliterary textintercultural pedagogyintercultural awarenessintercultural dialogueIn a world where the difference became conflictive, for several reasons, it is urgent to invest in intercultural education that fosters not only the contact but the dialogue with the other. In this article, we intend to think about how the dialogue between cultures can be fostered in the context of teaching / learning Portuguese, from the literary text. The article is based on theoretical proposals of Abdallah-Pretceille (1996), regarding the intercultural pedagogy, of Carlo (1998), to define intercultural, and of Esteves (1991), to think about the importance of the literary text in a Portuguese class.Num mundo em que a diferença se tornou conflitiva, por várias razões, é imperativo apostar numa educação intercultural que fomente não apenas o contacto mas o diálogo com o outro. Neste artigo, pretendemos refletir sobre o modo como o diálogo entre culturas pode ser implementado no contexto do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, a partir do texto literário. Baseámo-nos nas propostas teóricas de Abdallah-Pretceille (1996), relativamente à pedagogia intercultural, de Carlo (1998), para a definição de intercultural, e de Esteves (1991), para a reflexão sobre o papel do texto literário na aula de português.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9862210.11606/va.v0i28.98622Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 45-54Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 45-542317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622/107115https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622/196504Copyright (c) 2015 Mafalda Moço, Inocência Luciano dos Santos Matahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoço, MafaldaMata, Inocência Luciano dos Santos2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98622Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa The literary text as intercultural dialogue vehicle in the teaching/learning Portuguese |
title |
O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa |
spellingShingle |
O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa Moço, Mafalda texto literário pedagogia intercultural consciência intercultural diálogo intercultural literary text intercultural pedagogy intercultural awareness intercultural dialogue |
title_short |
O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa |
title_full |
O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa |
title_fullStr |
O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa |
title_sort |
O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa |
author |
Moço, Mafalda |
author_facet |
Moço, Mafalda Mata, Inocência Luciano dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Mata, Inocência Luciano dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moço, Mafalda Mata, Inocência Luciano dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
texto literário pedagogia intercultural consciência intercultural diálogo intercultural literary text intercultural pedagogy intercultural awareness intercultural dialogue |
topic |
texto literário pedagogia intercultural consciência intercultural diálogo intercultural literary text intercultural pedagogy intercultural awareness intercultural dialogue |
description |
In a world where the difference became conflictive, for several reasons, it is urgent to invest in intercultural education that fosters not only the contact but the dialogue with the other. In this article, we intend to think about how the dialogue between cultures can be fostered in the context of teaching / learning Portuguese, from the literary text. The article is based on theoretical proposals of Abdallah-Pretceille (1996), regarding the intercultural pedagogy, of Carlo (1998), to define intercultural, and of Esteves (1991), to think about the importance of the literary text in a Portuguese class. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622 10.11606/va.v0i28.98622 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i28.98622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622/107115 https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622/196504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Mafalda Moço, Inocência Luciano dos Santos Mata https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Mafalda Moço, Inocência Luciano dos Santos Mata https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 45-54 Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 45-54 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222041094225920 |