O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moço, Mafalda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mata, Inocência Luciano dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622
Resumo: In a world where the difference became conflictive, for several reasons, it is urgent to invest in intercultural education that fosters not only the contact but the dialogue with the other. In this article, we intend to think about how the dialogue between cultures can be fostered in the context of teaching / learning Portuguese, from the literary text. The article is based on theoretical proposals of Abdallah-Pretceille (1996), regarding the intercultural pedagogy, of Carlo (1998), to define intercultural, and of Esteves (1991), to think about the importance of the literary text in a Portuguese class.
id USP-32_e6d7d1d35f39bc5cbec8c0987b39dc51
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/98622
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesaThe literary text as intercultural dialogue vehicle in the teaching/learning Portuguesetexto literáriopedagogia interculturalconsciência interculturaldiálogo interculturalliterary textintercultural pedagogyintercultural awarenessintercultural dialogueIn a world where the difference became conflictive, for several reasons, it is urgent to invest in intercultural education that fosters not only the contact but the dialogue with the other. In this article, we intend to think about how the dialogue between cultures can be fostered in the context of teaching / learning Portuguese, from the literary text. The article is based on theoretical proposals of Abdallah-Pretceille (1996), regarding the intercultural pedagogy, of Carlo (1998), to define intercultural, and of Esteves (1991), to think about the importance of the literary text in a Portuguese class.Num mundo em que a diferença se tornou conflitiva, por várias razões, é imperativo apostar numa educação intercultural que fomente não apenas o contacto mas o diálogo com o outro. Neste artigo, pretendemos refletir sobre o modo como o diálogo entre culturas pode ser implementado no contexto do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, a partir do texto literário. Baseámo-nos nas propostas teóricas de Abdallah-Pretceille (1996), relativamente à pedagogia intercultural, de Carlo (1998), para a definição de intercultural, e de Esteves (1991), para a reflexão sobre o papel do texto literário na aula de português.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9862210.11606/va.v0i28.98622Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 45-54Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 45-542317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622/107115https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622/196504Copyright (c) 2015 Mafalda Moço, Inocência Luciano dos Santos Matahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoço, MafaldaMata, Inocência Luciano dos Santos2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98622Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa
The literary text as intercultural dialogue vehicle in the teaching/learning Portuguese
title O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa
spellingShingle O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa
Moço, Mafalda
texto literário
pedagogia intercultural
consciência intercultural
diálogo intercultural
literary text
intercultural pedagogy
intercultural awareness
intercultural dialogue
title_short O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa
title_full O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa
title_fullStr O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa
title_full_unstemmed O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa
title_sort O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa
author Moço, Mafalda
author_facet Moço, Mafalda
Mata, Inocência Luciano dos Santos
author_role author
author2 Mata, Inocência Luciano dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moço, Mafalda
Mata, Inocência Luciano dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv texto literário
pedagogia intercultural
consciência intercultural
diálogo intercultural
literary text
intercultural pedagogy
intercultural awareness
intercultural dialogue
topic texto literário
pedagogia intercultural
consciência intercultural
diálogo intercultural
literary text
intercultural pedagogy
intercultural awareness
intercultural dialogue
description In a world where the difference became conflictive, for several reasons, it is urgent to invest in intercultural education that fosters not only the contact but the dialogue with the other. In this article, we intend to think about how the dialogue between cultures can be fostered in the context of teaching / learning Portuguese, from the literary text. The article is based on theoretical proposals of Abdallah-Pretceille (1996), regarding the intercultural pedagogy, of Carlo (1998), to define intercultural, and of Esteves (1991), to think about the importance of the literary text in a Portuguese class.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622
10.11606/va.v0i28.98622
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i28.98622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622/107115
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622/196504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Mafalda Moço, Inocência Luciano dos Santos Mata
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Mafalda Moço, Inocência Luciano dos Santos Mata
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 45-54
Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 45-54
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222041094225920