A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11124 |
Resumo: | O artigo discute a relação entre a filosofia relacional dialógica e as perspectivas teóricas do interculturalismo na Educação, a partir dos conceitos cultura, diálogo e interculturalismo. São identificadas categorias de análise para a compreensão do constructo teórico do diálogo na perspectiva da filosofia relacional dialógica de Buber e nas bases educacionais do interculturalismo. O estudo destaca que o diálogo é indispensável na relação entre os sujeitos, pois através dele se pode mediar conflitos, principalmente entre e grupos sociais e culturais diversos. Considera que quando um sujeito transforma um outro sujeito em uma coisa, em um isso, não ocorre o diálogo intercultural. |
id |
UFS-3_7a7c560288f929cde5fa56a98f7e53c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11124 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃOEducação. Diálogo. InterculturalismoO artigo discute a relação entre a filosofia relacional dialógica e as perspectivas teóricas do interculturalismo na Educação, a partir dos conceitos cultura, diálogo e interculturalismo. São identificadas categorias de análise para a compreensão do constructo teórico do diálogo na perspectiva da filosofia relacional dialógica de Buber e nas bases educacionais do interculturalismo. O estudo destaca que o diálogo é indispensável na relação entre os sujeitos, pois através dele se pode mediar conflitos, principalmente entre e grupos sociais e culturais diversos. Considera que quando um sujeito transforma um outro sujeito em uma coisa, em um isso, não ocorre o diálogo intercultural.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1112410.20952/revtee.v12i30.11124Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-2902358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11124/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGenu Soares, MartaRocha Moreira, Laínede Oliveira Bentes, José Anchieta2020-02-05T18:29:37Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11124Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2020-02-05T18:29:37Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO |
title |
A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO Genu Soares, Marta Educação. Diálogo. Interculturalismo |
title_short |
A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO |
title_full |
A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
A FILOSOFIA RELACIONAL DIALÓGICA E AS PERSPECTIVAS DO INTERCULTURALISMO NA EDUCAÇÃO |
author |
Genu Soares, Marta |
author_facet |
Genu Soares, Marta Rocha Moreira, Laíne de Oliveira Bentes, José Anchieta |
author_role |
author |
author2 |
Rocha Moreira, Laíne de Oliveira Bentes, José Anchieta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Genu Soares, Marta Rocha Moreira, Laíne de Oliveira Bentes, José Anchieta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Diálogo. Interculturalismo |
topic |
Educação. Diálogo. Interculturalismo |
description |
O artigo discute a relação entre a filosofia relacional dialógica e as perspectivas teóricas do interculturalismo na Educação, a partir dos conceitos cultura, diálogo e interculturalismo. São identificadas categorias de análise para a compreensão do constructo teórico do diálogo na perspectiva da filosofia relacional dialógica de Buber e nas bases educacionais do interculturalismo. O estudo destaca que o diálogo é indispensável na relação entre os sujeitos, pois através dele se pode mediar conflitos, principalmente entre e grupos sociais e culturais diversos. Considera que quando um sujeito transforma um outro sujeito em uma coisa, em um isso, não ocorre o diálogo intercultural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11124 10.20952/revtee.v12i30.11124 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11124 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v12i30.11124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11124/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 275-290 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182724120576 |