REVISITANDO EL CONCEPTO DE BIOPOLÍTICA EN FOUCAULT PARA PENSAR EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6679 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é revisitar o conceito de biopolítica de Michel Foucault fazendo breves incursões desse conceito com as noções de biopoder, disciplina, governamentalidade e ascese – também desenvolvidas por Foucault. Em meio a essas revisitações teóricas trazemos ao texto algumas questões que giram em torno do corpo na modernidade que tem relações com o campo da Educação Física com a intenção de ancorarmos a teoria em elementos empíricos do cotidiano deste campo. O corpo é atravessado pela biopolítica na medida em que sofre a ação das relações entre política e economia a fim de melhor gestar seu comportamento. A Educação Física, enquanto um campo de saber/fazer que se ocupa do conhecimento das mais variadas ciências para lidar com seu objeto de estudo, “o corpo e o movimento”, está mergulhada nesta rede de dispositivos biopolíticos. |
id |
UFS-3_7dc117eda2c744529e9d7ff961be1367 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6679 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REVISITANDO EL CONCEPTO DE BIOPOLÍTICA EN FOUCAULT PARA PENSAR EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN FÍSICAREVISITANDO O CONCEITO DE BIOPOLÍTICA EM FOUCAULT PARA PENSAR O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICAO objetivo deste ensaio é revisitar o conceito de biopolítica de Michel Foucault fazendo breves incursões desse conceito com as noções de biopoder, disciplina, governamentalidade e ascese – também desenvolvidas por Foucault. Em meio a essas revisitações teóricas trazemos ao texto algumas questões que giram em torno do corpo na modernidade que tem relações com o campo da Educação Física com a intenção de ancorarmos a teoria em elementos empíricos do cotidiano deste campo. O corpo é atravessado pela biopolítica na medida em que sofre a ação das relações entre política e economia a fim de melhor gestar seu comportamento. A Educação Física, enquanto um campo de saber/fazer que se ocupa do conhecimento das mais variadas ciências para lidar com seu objeto de estudo, “o corpo e o movimento”, está mergulhada nesta rede de dispositivos biopolíticos.El objetivo de este ensayo es revisitar el concepto de biopolítica de Michel Foucault haciendo breves incursiones de ese concepto con las nociones de biopoder, disciplina, gobernamentalidad y ascesis – también desarrolladas por Foucault. En medio de esas revisitaciones teóricas traemos al texto algunas cuestiones que giran en torno al cuerpo en la modernidad que tiene relaciones con el campo de la Educación Física con la intención de anclar la teoría en elementos empíricos de lo cotidiano de este campo. El cuerpo es atravesado por la biopolítica en la medida en que sufre la acción de las relaciones entre política y economía a fin de mejor gestar su comportamiento. La Educación Física como un campo de saber/hacer que se ocupa del conocimiento de las más variadas ciencias para hacer frente a su objeto de estudio, “el cuerpo y el movimiento”, está sumergida en esta red de dispositivos biopolíticos.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/667910.20952/revtee.v11i24.6679Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 279-296Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 279-296Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 279-296Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 279-2962358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6679/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMezzaroba, CristianoZoboli, Fabio2022-02-11T10:50:43Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6679Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T10:50:43Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REVISITANDO EL CONCEPTO DE BIOPOLÍTICA EN FOUCAULT PARA PENSAR EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA REVISITANDO O CONCEITO DE BIOPOLÍTICA EM FOUCAULT PARA PENSAR O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
REVISITANDO EL CONCEPTO DE BIOPOLÍTICA EN FOUCAULT PARA PENSAR EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA |
spellingShingle |
REVISITANDO EL CONCEPTO DE BIOPOLÍTICA EN FOUCAULT PARA PENSAR EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA Mezzaroba, Cristiano |
title_short |
REVISITANDO EL CONCEPTO DE BIOPOLÍTICA EN FOUCAULT PARA PENSAR EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA |
title_full |
REVISITANDO EL CONCEPTO DE BIOPOLÍTICA EN FOUCAULT PARA PENSAR EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA |
title_fullStr |
REVISITANDO EL CONCEPTO DE BIOPOLÍTICA EN FOUCAULT PARA PENSAR EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA |
title_full_unstemmed |
REVISITANDO EL CONCEPTO DE BIOPOLÍTICA EN FOUCAULT PARA PENSAR EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA |
title_sort |
REVISITANDO EL CONCEPTO DE BIOPOLÍTICA EN FOUCAULT PARA PENSAR EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA |
author |
Mezzaroba, Cristiano |
author_facet |
Mezzaroba, Cristiano Zoboli, Fabio |
author_role |
author |
author2 |
Zoboli, Fabio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mezzaroba, Cristiano Zoboli, Fabio |
description |
O objetivo deste ensaio é revisitar o conceito de biopolítica de Michel Foucault fazendo breves incursões desse conceito com as noções de biopoder, disciplina, governamentalidade e ascese – também desenvolvidas por Foucault. Em meio a essas revisitações teóricas trazemos ao texto algumas questões que giram em torno do corpo na modernidade que tem relações com o campo da Educação Física com a intenção de ancorarmos a teoria em elementos empíricos do cotidiano deste campo. O corpo é atravessado pela biopolítica na medida em que sofre a ação das relações entre política e economia a fim de melhor gestar seu comportamento. A Educação Física, enquanto um campo de saber/fazer que se ocupa do conhecimento das mais variadas ciências para lidar com seu objeto de estudo, “o corpo e o movimento”, está mergulhada nesta rede de dispositivos biopolíticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6679 10.20952/revtee.v11i24.6679 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6679 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i24.6679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6679/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 279-296 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 279-296 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 279-296 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 279-296 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181774110720 |