REVISITANDO EL CONCEPTO DE BIOPOLÍTICA EN FOUCAULT PARA PENSAR EL CUERPO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzaroba, Cristiano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zoboli, Fabio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6679
Resumo: O objetivo deste ensaio é revisitar o conceito de biopolítica de Michel Foucault fazendo breves incursões desse conceito com as noções de biopoder, disciplina, governamentalidade e ascese – também desenvolvidas por Foucault. Em meio a essas revisitações teóricas trazemos ao texto algumas questões que giram em torno do corpo na modernidade que tem relações com o campo da Educação Física com a intenção de ancorarmos a teoria em elementos empíricos do cotidiano deste campo. O corpo é atravessado pela biopolítica na medida em que sofre a ação das relações entre política e economia a fim de melhor gestar seu comportamento. A Educação Física, enquanto um campo de saber/fazer que se ocupa do conhecimento das mais variadas ciências para lidar com seu objeto de estudo, “o corpo e o movimento”, está mergulhada nesta rede de dispositivos biopolíticos.
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