O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, José Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4964
Resumo: Partindo da mudança de paradigma social com que nos confrontámos recentemente, refletimos acerca do seu impacto em termos educativos, incidindo especificamente nos papéis desempenhados pelos professores em sucessivos cenários de mudança. Esse exercício permitiu- -nos constatar que, no domínio da decisão curricular, o papel dos professores se foi alterando em função das exigências que em cada momento se colocavam à escola e que os obrigaram a evoluir de uma postura sintonizada com uma determinada ortodoxia curricular para uma posição mais cosmopolita, isto é, mais consentânea com a reforma do seu pensamento e com a capacidade de romper com rotinas instaladas e que condicionam a inevitável mudança das suas práticas.
id UFS-3_8146e3d7f20a657f8439b3df6333fb96
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4964
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolitaPartindo da mudança de paradigma social com que nos confrontámos recentemente, refletimos acerca do seu impacto em termos educativos, incidindo especificamente nos papéis desempenhados pelos professores em sucessivos cenários de mudança. Esse exercício permitiu- -nos constatar que, no domínio da decisão curricular, o papel dos professores se foi alterando em função das exigências que em cada momento se colocavam à escola e que os obrigaram a evoluir de uma postura sintonizada com uma determinada ortodoxia curricular para uma posição mais cosmopolita, isto é, mais consentânea com a reforma do seu pensamento e com a capacidade de romper com rotinas instaladas e que condicionam a inevitável mudança das suas práticas.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/496410.20952/revtee.v9i18.4964Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 55-64Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 55-64Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 55-64Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 55-642358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4964/4098Morgado, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-11T21:09:28Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4964Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T21:09:28Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita
title O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita
spellingShingle O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita
Morgado, José Carlos
title_short O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita
title_full O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita
title_fullStr O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita
title_full_unstemmed O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita
title_sort O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita
author Morgado, José Carlos
author_facet Morgado, José Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, José Carlos
description Partindo da mudança de paradigma social com que nos confrontámos recentemente, refletimos acerca do seu impacto em termos educativos, incidindo especificamente nos papéis desempenhados pelos professores em sucessivos cenários de mudança. Esse exercício permitiu- -nos constatar que, no domínio da decisão curricular, o papel dos professores se foi alterando em função das exigências que em cada momento se colocavam à escola e que os obrigaram a evoluir de uma postura sintonizada com uma determinada ortodoxia curricular para uma posição mais cosmopolita, isto é, mais consentânea com a reforma do seu pensamento e com a capacidade de romper com rotinas instaladas e que condicionam a inevitável mudança das suas práticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4964
10.20952/revtee.v9i18.4964
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4964
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v9i18.4964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4964/4098
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 55-64
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 55-64
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 55-64
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 55-64
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181389283328