Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Napoliana Silva de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Perry, Gabriela Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264362
Resumo: Duas questões marcantes em Cursos On-line Massivos e Abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nesta direção, investigou-se se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível concluir sobre eles, e o questionário de traços de personalidade, não indicou relação com as notas ou permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. Essas descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, requerendo instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs.
id UFRGS-2_72c8f7637ab7890f521b749f5a51b206
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264362
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Napoliana Silva dePerry, Gabriela Trindade2023-09-09T03:30:22Z20220102-7735http://hdl.handle.net/10183/264362001175223Duas questões marcantes em Cursos On-line Massivos e Abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nesta direção, investigou-se se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível concluir sobre eles, e o questionário de traços de personalidade, não indicou relação com as notas ou permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. Essas descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, requerendo instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs.Two striking issues in massive and open online courses (MOOCs) are the difficulty in keeping students in the courses and the underperformance of some participants, which may be related to subjective factors. In this direction, we investigated whether personality and achievement emotions experienced in a medical MOOC are related to students' permanence and grades. Questionnaires, cluster and regression analyzes composed the methodological specifications. The results of the achievement emotions questionnaires had low reliability, and no conclusion could be drawn about them, and the personality traits questionnaire did not indicate a relationship with grades or permanence. The findings follow the variability of results in the literature, which are not unanimous in stating correlations between these variables. These findings indicate that there are other more relevant variables associated with permanence and performance, which require more suitable instruments to assess emotions of achievement in MOOCs.Dos cuestiones destacadas en los cursos online masivos y abiertos (MOOCs) son la dificultad para mantener a los estudiantes en los cursos y el rendimiento insuficiente de algunos participantes, lo que puede estar relacionado con factores subjetivos. En esta dirección, investigamos si la perso-nalidad y las emociones de logro experimentadas en un MOOC de medicina están relacionadas con la permanencia y las calificaciones de los estudiantes. Los cuestionarios y los análisis de con-glomerados y de regresión componían las especificaciones metodológicas. Los resultados de los cuestionarios sobre las emociones de realización tuvieron baja confiabilidad, no siendo posible sacar una conclusión sobre ellos, y el cuestionario de trazos de personalidad no indicó relación con las notas o con la permanencia. Las conclusiones siguen la variabilidad de resultados en la literatura, que no son unánimes en afirmar las correlaciones entre estas variables. Los resultados indican que existen otras variables más relevantes vinculadas con la permanencia y el rendimiento, que requieren instrumentos más adecuados para evaluar las emociones de logro en los MOOC.application/pdfporRevista educação em questão. Vol. 60, n. 64 (abr./jun. 2022) 22 p.Ambiente virtual de aprendizagemEmoçõesMassive Open Online CoursesAchievement emotionsPersonalityPermanenceCursos online masivos y abiertosEmociones de realizaciónLa personalidadLa permanenciaDomínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)Personality dominance on students’ grades and permanence in a massive open online course (MOOC) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175223.pdf.txt001175223.pdf.txtExtracted Texttext/plain48982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264362/2/001175223.pdf.txt674d795957f42d89d76dbdab3f29d619MD52ORIGINAL001175223.pdfTexto completoapplication/pdf272384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264362/1/001175223.pdf47e75caa53b263e51ab86682cff909d7MD5110183/2643622023-09-10 03:32:05.767634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264362Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-10T06:32:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Personality dominance on students’ grades and permanence in a massive open online course (MOOC)
title Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)
spellingShingle Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)
Souza, Napoliana Silva de
Ambiente virtual de aprendizagem
Emoções
Massive Open Online Courses
Achievement emotions
Personality
Permanence
Cursos online masivos y abiertos
Emociones de realización
La personalidad
La permanencia
title_short Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)
title_full Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)
title_fullStr Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)
title_full_unstemmed Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)
title_sort Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)
author Souza, Napoliana Silva de
author_facet Souza, Napoliana Silva de
Perry, Gabriela Trindade
author_role author
author2 Perry, Gabriela Trindade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Napoliana Silva de
Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem
Emoções
topic Ambiente virtual de aprendizagem
Emoções
Massive Open Online Courses
Achievement emotions
Personality
Permanence
Cursos online masivos y abiertos
Emociones de realización
La personalidad
La permanencia
dc.subject.eng.fl_str_mv Massive Open Online Courses
Achievement emotions
Personality
Permanence
dc.subject.spa.fl_str_mv Cursos online masivos y abiertos
Emociones de realización
La personalidad
La permanencia
description Duas questões marcantes em Cursos On-line Massivos e Abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nesta direção, investigou-se se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível concluir sobre eles, e o questionário de traços de personalidade, não indicou relação com as notas ou permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. Essas descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, requerendo instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-09T03:30:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264362
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7735
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001175223
identifier_str_mv 0102-7735
001175223
url http://hdl.handle.net/10183/264362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista educação em questão. Vol. 60, n. 64 (abr./jun. 2022) 22 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264362/2/001175223.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264362/1/001175223.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 674d795957f42d89d76dbdab3f29d619
47e75caa53b263e51ab86682cff909d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225098305208320