Conselhos estaduais de educação e políticas de avaliação e regulação da educação superior: Produção de conhecimento em artigos científicos (1999-2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Nadja Fonsêca da, Santana, Fabíola de Jesus Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18809
Resumo: A produção de conhecimento sobre os Conselhos Estaduais de Educação (CEE) e as políticas de avaliação e regulação em periódicos científicos apresentada neste artigo é oriunda da revisão sistemática de literatura realizada pelo grupo de pesquisadores que integram o Projeto de Pesquisa “Atuação dos Conselhos Estaduais de Educação nas Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior e suas influências modeladoras nas universidades públicas estaduais”, que faz parte da Rede Universitas/Br. Os CEE, no Brasil, são responsáveis pela normatização da avaliação e da regulação das Instituições de Educação Superior no contexto estadual sob sua jurisdição. Este artigo tem por objetivo analisar a produção de conhecimento sobre os CEE e as políticas de avaliação e regulação da Educação Superior publicada em periódicos brasileiros no período de 1999 a 2022. A busca das produções foi realizada nas bases de dados seguintes: Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico, Educa, DOAJ, SciELO, Educ@/FCC, e a Análise Textual Discursiva foi a metodologia de análise dos dados. Os resultados revelaram: a) a escassez de produções acadêmicas voltadas à atuação dos CEE nas políticas de avaliação e regulação da Educação Superior; b) as trajetórias singulares de cada CEE no atendimento à normatização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior nos Sistemas Estaduais de Ensino; c) a necessidade de superação de posturas ainda conservadoras presentes na composição, na representatividade e na atuação no âmbito dos CEE; d) a exigência de novos estudos e pesquisas que contribuam para avanços na produção de conhecimento sobre essa temática.
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Os CEE, no Brasil, são responsáveis pela normatização da avaliação e da regulação das Instituições de Educação Superior no contexto estadual sob sua jurisdição. Este artigo tem por objetivo analisar a produção de conhecimento sobre os CEE e as políticas de avaliação e regulação da Educação Superior publicada em periódicos brasileiros no período de 1999 a 2022. A busca das produções foi realizada nas bases de dados seguintes: Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico, Educa, DOAJ, SciELO, Educ@/FCC, e a Análise Textual Discursiva foi a metodologia de análise dos dados. Os resultados revelaram: a) a escassez de produções acadêmicas voltadas à atuação dos CEE nas políticas de avaliação e regulação da Educação Superior; b) as trajetórias singulares de cada CEE no atendimento à normatização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior nos Sistemas Estaduais de Ensino; c) a necessidade de superação de posturas ainda conservadoras presentes na composição, na representatividade e na atuação no âmbito dos CEE; d) a exigência de novos estudos e pesquisas que contribuam para avanços na produção de conhecimento sobre essa temática.La producción de conocimiento sobre los Consejos Estatales de Educación (CEE) y las políticas de evaluación y regulación en revistas científicas presentada en este artículo proviene de la revisión sistemática de literatura realizada por el grupo de investigadores que integran el Proyecto de Investigación “Actuación de los Consejos Estatales de Educación en las Políticas de Evaluación y Regulación de la Educación Superior y sus influencias modeladoras en las universidades públicas estatales”, que forma parte de la Red Universitas/Br. Los CEE, en Brasil, son responsables de la normatización de la evaluación y regulación de las Instituciones de Educación Superior en el contexto estatal bajo su jurisdicción. Este artículo tiene como objetivo analizar la producción de conocimiento sobre los CEE y las políticas de evaluación y regulación de la Educación Superior publicada en revistas brasileñas, en el período de 1999 a 2022. La búsqueda de las producciones fue realizada en las bases de datos: Portal de Periódicos da CAPES, Google Scholar, Educa, DOAJ, SciELO, Educ@/FCC y Discursive Textual Analysis (Análisis Textual Discursiva) fue la metodología de análisis de datos. Los resultados encontrados revelaron: a) la escasez de producciones académicas centradas en el papel de los CEE en las políticas de evaluación y regulación de la Educación Superior; b) las trayectorias singulares de cada CEE en el cumplimiento de la normatización del Sistema Nacional de Evaluación de Educación Superior en los Sistemas Estatales de Enseñanza; c) la necesidad de superación posturas aún conservadoras presentes en la composición, representatividad y actuación en el ámbito de los CEE; d) la exigencia de nuevos estudios e investigaciones que contribuyan a los avances en la producción de conocimiento sobre esa temática.The production of knowledge about the State Councils of Education and the evaluation and regulation policies in scientific journals presented in this paper is drawn from the systematic literature review carried out by the group of researchers that integrate the Research Project “Performance of State Councils of Education in the Policies of Evaluation and Regulation of Higher Education and its moderating influences in state public universities”, which is part of the Universitas/Br Network. The State Councils of Education, in Brazil, are responsible for the standardization of the evaluation and regulation of Higher Education Institutions in the state context under their jurisdiction. This paper aims to analyze the production of knowledge about the State Councils of Education and the policies of evaluation and regulation of Higher Education published in Brazilian journals from 1999 to 2022. The search for productions was performed in the following databases: CAPES Portal of Periodicals, Google Academic, Educa, DOAJ, SciELO, Educ@/FCC, and the Textual and Discourse Analysis was the methodology for data analysis. The results revealed: a) the scarcity of academic productions aimed at the performance of the State Councils of Education in the policies of evaluation and regulation of Higher Education; b) the unique trajectories of each Council in the care of the standardization of the National Higher Education Evaluation System for the State Education Systems; c) the need to overcome postures still conservative present in the composition, representativeness and enactment within the State Councils of Education; d) the requirement of new studies and research that contribute to advances in the production of knowledge on this theme.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1880910.20952/revtee.v16i35.18809Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18809Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18809Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18809Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e188092358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18809/13800https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18809/13801https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18809/14623Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBrandalise, Mary Ângela TeixeiraSilva, Nadja Fonsêca daSantana, Fabíola de Jesus Soares2023-09-06T18:08:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18809Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-09-06T18:08:15Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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