Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Lidiane Aragão
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rabelo, Francy Sousa, Correia, Joelma Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2296
Resumo: O presente artigo tem intuito de analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas no Hospital Materno Infantil, sendo que o escopo do estudo focaliza a alfabetização alicerçada nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, dentre outros. Discute-se o atendimento pedagógico hospitalar como uma modalidade educativa não formal que visa valorizar o processo de alfabetização consolidando o direito da criança hospitalizada. Utiliza-se como enfoque metodológico, a pesquisa qualitativa de cunho exploratório no Hospital Universitário Materno Infantil, tendo como sujeitos da pesquisa, a pedagoga do hospital e alunas voluntárias do projeto de extensão “Estudar uma ação saudável”. Conclui-se que a Pedagogia Hospitalar contribui significativamente na promoção da continuidade do processo de alfabetização das crianças hospitalizadas, respeitando seus limites e propiciando seu retorno à escola sem fragmentação em seu desenvolvimento de ser cognoscente.
id UFS-3_adb9bbc97e288e88ae0e725343d17164
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2296
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadasO presente artigo tem intuito de analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas no Hospital Materno Infantil, sendo que o escopo do estudo focaliza a alfabetização alicerçada nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, dentre outros. Discute-se o atendimento pedagógico hospitalar como uma modalidade educativa não formal que visa valorizar o processo de alfabetização consolidando o direito da criança hospitalizada. Utiliza-se como enfoque metodológico, a pesquisa qualitativa de cunho exploratório no Hospital Universitário Materno Infantil, tendo como sujeitos da pesquisa, a pedagoga do hospital e alunas voluntárias do projeto de extensão “Estudar uma ação saudável”. Conclui-se que a Pedagogia Hospitalar contribui significativamente na promoção da continuidade do processo de alfabetização das crianças hospitalizadas, respeitando seus limites e propiciando seu retorno à escola sem fragmentação em seu desenvolvimento de ser cognoscente.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/229610.20952/revtee.v0i0.2296Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-932358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2296/2018Santana, Lidiane AragãoRabelo, Francy SousaCorreia, Joelma Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:55:05Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2296Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:55:05Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas
title Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas
spellingShingle Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas
Santana, Lidiane Aragão
title_short Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas
title_full Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas
title_fullStr Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas
title_full_unstemmed Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas
title_sort Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas
author Santana, Lidiane Aragão
author_facet Santana, Lidiane Aragão
Rabelo, Francy Sousa
Correia, Joelma Reis
author_role author
author2 Rabelo, Francy Sousa
Correia, Joelma Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Lidiane Aragão
Rabelo, Francy Sousa
Correia, Joelma Reis
description O presente artigo tem intuito de analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas no Hospital Materno Infantil, sendo que o escopo do estudo focaliza a alfabetização alicerçada nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, dentre outros. Discute-se o atendimento pedagógico hospitalar como uma modalidade educativa não formal que visa valorizar o processo de alfabetização consolidando o direito da criança hospitalizada. Utiliza-se como enfoque metodológico, a pesquisa qualitativa de cunho exploratório no Hospital Universitário Materno Infantil, tendo como sujeitos da pesquisa, a pedagoga do hospital e alunas voluntárias do projeto de extensão “Estudar uma ação saudável”. Conclui-se que a Pedagogia Hospitalar contribui significativamente na promoção da continuidade do processo de alfabetização das crianças hospitalizadas, respeitando seus limites e propiciando seu retorno à escola sem fragmentação em seu desenvolvimento de ser cognoscente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2296
10.20952/revtee.v0i0.2296
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2296
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2296/2018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180955172864