Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2296 |
Resumo: | O presente artigo tem intuito de analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas no Hospital Materno Infantil, sendo que o escopo do estudo focaliza a alfabetização alicerçada nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, dentre outros. Discute-se o atendimento pedagógico hospitalar como uma modalidade educativa não formal que visa valorizar o processo de alfabetização consolidando o direito da criança hospitalizada. Utiliza-se como enfoque metodológico, a pesquisa qualitativa de cunho exploratório no Hospital Universitário Materno Infantil, tendo como sujeitos da pesquisa, a pedagoga do hospital e alunas voluntárias do projeto de extensão “Estudar uma ação saudável”. Conclui-se que a Pedagogia Hospitalar contribui significativamente na promoção da continuidade do processo de alfabetização das crianças hospitalizadas, respeitando seus limites e propiciando seu retorno à escola sem fragmentação em seu desenvolvimento de ser cognoscente. |
id |
UFS-3_adb9bbc97e288e88ae0e725343d17164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2296 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadasO presente artigo tem intuito de analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas no Hospital Materno Infantil, sendo que o escopo do estudo focaliza a alfabetização alicerçada nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, dentre outros. Discute-se o atendimento pedagógico hospitalar como uma modalidade educativa não formal que visa valorizar o processo de alfabetização consolidando o direito da criança hospitalizada. Utiliza-se como enfoque metodológico, a pesquisa qualitativa de cunho exploratório no Hospital Universitário Materno Infantil, tendo como sujeitos da pesquisa, a pedagoga do hospital e alunas voluntárias do projeto de extensão “Estudar uma ação saudável”. Conclui-se que a Pedagogia Hospitalar contribui significativamente na promoção da continuidade do processo de alfabetização das crianças hospitalizadas, respeitando seus limites e propiciando seu retorno à escola sem fragmentação em seu desenvolvimento de ser cognoscente.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/229610.20952/revtee.v0i0.2296Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-932358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2296/2018Santana, Lidiane AragãoRabelo, Francy SousaCorreia, Joelma Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:55:05Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2296Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:55:05Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas |
title |
Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas |
spellingShingle |
Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas Santana, Lidiane Aragão |
title_short |
Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas |
title_full |
Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas |
title_fullStr |
Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas |
title_full_unstemmed |
Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas |
title_sort |
Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas |
author |
Santana, Lidiane Aragão |
author_facet |
Santana, Lidiane Aragão Rabelo, Francy Sousa Correia, Joelma Reis |
author_role |
author |
author2 |
Rabelo, Francy Sousa Correia, Joelma Reis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Lidiane Aragão Rabelo, Francy Sousa Correia, Joelma Reis |
description |
O presente artigo tem intuito de analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas no Hospital Materno Infantil, sendo que o escopo do estudo focaliza a alfabetização alicerçada nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, dentre outros. Discute-se o atendimento pedagógico hospitalar como uma modalidade educativa não formal que visa valorizar o processo de alfabetização consolidando o direito da criança hospitalizada. Utiliza-se como enfoque metodológico, a pesquisa qualitativa de cunho exploratório no Hospital Universitário Materno Infantil, tendo como sujeitos da pesquisa, a pedagoga do hospital e alunas voluntárias do projeto de extensão “Estudar uma ação saudável”. Conclui-se que a Pedagogia Hospitalar contribui significativamente na promoção da continuidade do processo de alfabetização das crianças hospitalizadas, respeitando seus limites e propiciando seu retorno à escola sem fragmentação em seu desenvolvimento de ser cognoscente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2296 10.20952/revtee.v0i0.2296 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2296 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2296/2018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 10 (2013): Janeiro-Junho; 83-93 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180955172864 |