Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ketiuce Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Prata-Linhares, Martha Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4519
Resumo: O artigo apresenta o relato de uma experiência com alunas de primeiro e segundo períodos de um curso de Pedagogia. Uma revisão bibliográfica a partir de autores como Kenski (2011, 2013), Marcelo (2013), Mill (2010), Silva (2011), entre outros, subsidiou o processo de ação-reflexão desta experiência que teve como objetivo explorar e articular o conteúdo de uma disciplina ministrada com práticas pedagógicas inovadoras, integradas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Percebeu-se que as TDICs têm grande potencial para contribuir com a qualidade da formação docente, desde que haja uma condução teórico-metodológica comprometida com objetivos pedagógicos, com tempos, espaços e recursos adequados e que os sujeitos envolvidos estejam engajados neste novo paradigma. Tarefa desafiadora e possível, conforme frutos da vivência em questão.
id UFS-3_b71748bde6910afe0195e05981108da5
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4519
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadorasO artigo apresenta o relato de uma experiência com alunas de primeiro e segundo períodos de um curso de Pedagogia. Uma revisão bibliográfica a partir de autores como Kenski (2011, 2013), Marcelo (2013), Mill (2010), Silva (2011), entre outros, subsidiou o processo de ação-reflexão desta experiência que teve como objetivo explorar e articular o conteúdo de uma disciplina ministrada com práticas pedagógicas inovadoras, integradas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Percebeu-se que as TDICs têm grande potencial para contribuir com a qualidade da formação docente, desde que haja uma condução teórico-metodológica comprometida com objetivos pedagógicos, com tempos, espaços e recursos adequados e que os sujeitos envolvidos estejam engajados neste novo paradigma. Tarefa desafiadora e possível, conforme frutos da vivência em questão.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/451910.20952/revtee.v8i17.4519Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-1442358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4519/3715Silva, Ketiuce FerreiraPrata-Linhares, Martha Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:01:12Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4519Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:12Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras
title Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras
spellingShingle Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras
Silva, Ketiuce Ferreira
title_short Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras
title_full Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras
title_fullStr Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras
title_full_unstemmed Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras
title_sort Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras
author Silva, Ketiuce Ferreira
author_facet Silva, Ketiuce Ferreira
Prata-Linhares, Martha Maria
author_role author
author2 Prata-Linhares, Martha Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ketiuce Ferreira
Prata-Linhares, Martha Maria
description O artigo apresenta o relato de uma experiência com alunas de primeiro e segundo períodos de um curso de Pedagogia. Uma revisão bibliográfica a partir de autores como Kenski (2011, 2013), Marcelo (2013), Mill (2010), Silva (2011), entre outros, subsidiou o processo de ação-reflexão desta experiência que teve como objetivo explorar e articular o conteúdo de uma disciplina ministrada com práticas pedagógicas inovadoras, integradas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Percebeu-se que as TDICs têm grande potencial para contribuir com a qualidade da formação docente, desde que haja uma condução teórico-metodológica comprometida com objetivos pedagógicos, com tempos, espaços e recursos adequados e que os sujeitos envolvidos estejam engajados neste novo paradigma. Tarefa desafiadora e possível, conforme frutos da vivência em questão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4519
10.20952/revtee.v8i17.4519
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4519
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v8i17.4519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4519/3715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181370408960