Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4519 |
Resumo: | O artigo apresenta o relato de uma experiência com alunas de primeiro e segundo períodos de um curso de Pedagogia. Uma revisão bibliográfica a partir de autores como Kenski (2011, 2013), Marcelo (2013), Mill (2010), Silva (2011), entre outros, subsidiou o processo de ação-reflexão desta experiência que teve como objetivo explorar e articular o conteúdo de uma disciplina ministrada com práticas pedagógicas inovadoras, integradas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Percebeu-se que as TDICs têm grande potencial para contribuir com a qualidade da formação docente, desde que haja uma condução teórico-metodológica comprometida com objetivos pedagógicos, com tempos, espaços e recursos adequados e que os sujeitos envolvidos estejam engajados neste novo paradigma. Tarefa desafiadora e possível, conforme frutos da vivência em questão. |
id |
UFS-3_b71748bde6910afe0195e05981108da5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4519 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadorasO artigo apresenta o relato de uma experiência com alunas de primeiro e segundo períodos de um curso de Pedagogia. Uma revisão bibliográfica a partir de autores como Kenski (2011, 2013), Marcelo (2013), Mill (2010), Silva (2011), entre outros, subsidiou o processo de ação-reflexão desta experiência que teve como objetivo explorar e articular o conteúdo de uma disciplina ministrada com práticas pedagógicas inovadoras, integradas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Percebeu-se que as TDICs têm grande potencial para contribuir com a qualidade da formação docente, desde que haja uma condução teórico-metodológica comprometida com objetivos pedagógicos, com tempos, espaços e recursos adequados e que os sujeitos envolvidos estejam engajados neste novo paradigma. Tarefa desafiadora e possível, conforme frutos da vivência em questão.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/451910.20952/revtee.v8i17.4519Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-1442358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4519/3715Silva, Ketiuce FerreiraPrata-Linhares, Martha Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:01:12Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4519Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:12Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras |
title |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras |
spellingShingle |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras Silva, Ketiuce Ferreira |
title_short |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras |
title_full |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras |
title_fullStr |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras |
title_sort |
Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial de professores: em busca de práticas inovadoras |
author |
Silva, Ketiuce Ferreira |
author_facet |
Silva, Ketiuce Ferreira Prata-Linhares, Martha Maria |
author_role |
author |
author2 |
Prata-Linhares, Martha Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ketiuce Ferreira Prata-Linhares, Martha Maria |
description |
O artigo apresenta o relato de uma experiência com alunas de primeiro e segundo períodos de um curso de Pedagogia. Uma revisão bibliográfica a partir de autores como Kenski (2011, 2013), Marcelo (2013), Mill (2010), Silva (2011), entre outros, subsidiou o processo de ação-reflexão desta experiência que teve como objetivo explorar e articular o conteúdo de uma disciplina ministrada com práticas pedagógicas inovadoras, integradas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Percebeu-se que as TDICs têm grande potencial para contribuir com a qualidade da formação docente, desde que haja uma condução teórico-metodológica comprometida com objetivos pedagógicos, com tempos, espaços e recursos adequados e que os sujeitos envolvidos estejam engajados neste novo paradigma. Tarefa desafiadora e possível, conforme frutos da vivência em questão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4519 10.20952/revtee.v8i17.4519 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4519 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v8i17.4519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4519/3715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 133-144 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181370408960 |