Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Joaquim Cardoso da Silveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade, Maria Cleonice Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2237
Resumo: Este trabalho apresenta, primeiramente, a história da Educação de Jovens e Adultos, e, segundo, o abandono escolar nesta modalidade. Isso porque o destaque que atualmente se dá a esta questão é imposto pela consciência crescente do importante papel que a educação desempenha nas profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do país. É nesse particular, que o presente estudo discutirá o elevado índice de abandono na EJA do município de Fátima. O problema do abandono escolar da EJA tornou-se, portanto, uma realidade e merece atenção, pois os alunos precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Na construção deste artigo, a metodologia empregada foi a bibliográfica e, posteriormente, a pesquisa de campo, através da coleta de dados das atas de resultados finais do ano letivo de 2008 in lócus, acerca da EJA e dos índices de abandono. Assim, chegou-se à conclusão de que é urgente a revisão do material adotado bem como da formação dos docentes da EJA, apesar de a educação desse grupo específico ser elemento primordial nas relações humanas, políticas, econômicas, comportamentais, históricas e sociais. O presente texto evidenciou que o abandono configurou-se no maior problema na consecução das metas traçadas para o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos.
id UFS-3_bd815fadd786ec5f6236ca3ac480d6d2
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2237
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJAEste trabalho apresenta, primeiramente, a história da Educação de Jovens e Adultos, e, segundo, o abandono escolar nesta modalidade. Isso porque o destaque que atualmente se dá a esta questão é imposto pela consciência crescente do importante papel que a educação desempenha nas profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do país. É nesse particular, que o presente estudo discutirá o elevado índice de abandono na EJA do município de Fátima. O problema do abandono escolar da EJA tornou-se, portanto, uma realidade e merece atenção, pois os alunos precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Na construção deste artigo, a metodologia empregada foi a bibliográfica e, posteriormente, a pesquisa de campo, através da coleta de dados das atas de resultados finais do ano letivo de 2008 in lócus, acerca da EJA e dos índices de abandono. Assim, chegou-se à conclusão de que é urgente a revisão do material adotado bem como da formação dos docentes da EJA, apesar de a educação desse grupo específico ser elemento primordial nas relações humanas, políticas, econômicas, comportamentais, históricas e sociais. O presente texto evidenciou que o abandono configurou-se no maior problema na consecução das metas traçadas para o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/223710.20952/revtee.v0i0.2237Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2237/1908Neto, Joaquim Cardoso da SilveiraAndrade, Maria Cleonice Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T14:39:10Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2237Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T14:39:10Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA
title Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA
spellingShingle Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA
Neto, Joaquim Cardoso da Silveira
title_short Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA
title_full Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA
title_fullStr Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA
title_full_unstemmed Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA
title_sort Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA
author Neto, Joaquim Cardoso da Silveira
author_facet Neto, Joaquim Cardoso da Silveira
Andrade, Maria Cleonice Nunes
author_role author
author2 Andrade, Maria Cleonice Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Joaquim Cardoso da Silveira
Andrade, Maria Cleonice Nunes
description Este trabalho apresenta, primeiramente, a história da Educação de Jovens e Adultos, e, segundo, o abandono escolar nesta modalidade. Isso porque o destaque que atualmente se dá a esta questão é imposto pela consciência crescente do importante papel que a educação desempenha nas profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do país. É nesse particular, que o presente estudo discutirá o elevado índice de abandono na EJA do município de Fátima. O problema do abandono escolar da EJA tornou-se, portanto, uma realidade e merece atenção, pois os alunos precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Na construção deste artigo, a metodologia empregada foi a bibliográfica e, posteriormente, a pesquisa de campo, através da coleta de dados das atas de resultados finais do ano letivo de 2008 in lócus, acerca da EJA e dos índices de abandono. Assim, chegou-se à conclusão de que é urgente a revisão do material adotado bem como da formação dos docentes da EJA, apesar de a educação desse grupo específico ser elemento primordial nas relações humanas, políticas, econômicas, comportamentais, históricas e sociais. O presente texto evidenciou que o abandono configurou-se no maior problema na consecução das metas traçadas para o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2237
10.20952/revtee.v0i0.2237
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2237
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2237/1908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180561956864