Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2237 |
Resumo: | Este trabalho apresenta, primeiramente, a história da Educação de Jovens e Adultos, e, segundo, o abandono escolar nesta modalidade. Isso porque o destaque que atualmente se dá a esta questão é imposto pela consciência crescente do importante papel que a educação desempenha nas profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do país. É nesse particular, que o presente estudo discutirá o elevado índice de abandono na EJA do município de Fátima. O problema do abandono escolar da EJA tornou-se, portanto, uma realidade e merece atenção, pois os alunos precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Na construção deste artigo, a metodologia empregada foi a bibliográfica e, posteriormente, a pesquisa de campo, através da coleta de dados das atas de resultados finais do ano letivo de 2008 in lócus, acerca da EJA e dos índices de abandono. Assim, chegou-se à conclusão de que é urgente a revisão do material adotado bem como da formação dos docentes da EJA, apesar de a educação desse grupo específico ser elemento primordial nas relações humanas, políticas, econômicas, comportamentais, históricas e sociais. O presente texto evidenciou que o abandono configurou-se no maior problema na consecução das metas traçadas para o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos. |
id |
UFS-3_bd815fadd786ec5f6236ca3ac480d6d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2237 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJAEste trabalho apresenta, primeiramente, a história da Educação de Jovens e Adultos, e, segundo, o abandono escolar nesta modalidade. Isso porque o destaque que atualmente se dá a esta questão é imposto pela consciência crescente do importante papel que a educação desempenha nas profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do país. É nesse particular, que o presente estudo discutirá o elevado índice de abandono na EJA do município de Fátima. O problema do abandono escolar da EJA tornou-se, portanto, uma realidade e merece atenção, pois os alunos precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Na construção deste artigo, a metodologia empregada foi a bibliográfica e, posteriormente, a pesquisa de campo, através da coleta de dados das atas de resultados finais do ano letivo de 2008 in lócus, acerca da EJA e dos índices de abandono. Assim, chegou-se à conclusão de que é urgente a revisão do material adotado bem como da formação dos docentes da EJA, apesar de a educação desse grupo específico ser elemento primordial nas relações humanas, políticas, econômicas, comportamentais, históricas e sociais. O presente texto evidenciou que o abandono configurou-se no maior problema na consecução das metas traçadas para o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/223710.20952/revtee.v0i0.2237Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2237/1908Neto, Joaquim Cardoso da SilveiraAndrade, Maria Cleonice Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T14:39:10Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2237Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T14:39:10Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA |
title |
Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA |
spellingShingle |
Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA Neto, Joaquim Cardoso da Silveira |
title_short |
Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA |
title_full |
Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA |
title_fullStr |
Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA |
title_full_unstemmed |
Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA |
title_sort |
Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA |
author |
Neto, Joaquim Cardoso da Silveira |
author_facet |
Neto, Joaquim Cardoso da Silveira Andrade, Maria Cleonice Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Maria Cleonice Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Joaquim Cardoso da Silveira Andrade, Maria Cleonice Nunes |
description |
Este trabalho apresenta, primeiramente, a história da Educação de Jovens e Adultos, e, segundo, o abandono escolar nesta modalidade. Isso porque o destaque que atualmente se dá a esta questão é imposto pela consciência crescente do importante papel que a educação desempenha nas profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do país. É nesse particular, que o presente estudo discutirá o elevado índice de abandono na EJA do município de Fátima. O problema do abandono escolar da EJA tornou-se, portanto, uma realidade e merece atenção, pois os alunos precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Na construção deste artigo, a metodologia empregada foi a bibliográfica e, posteriormente, a pesquisa de campo, através da coleta de dados das atas de resultados finais do ano letivo de 2008 in lócus, acerca da EJA e dos índices de abandono. Assim, chegou-se à conclusão de que é urgente a revisão do material adotado bem como da formação dos docentes da EJA, apesar de a educação desse grupo específico ser elemento primordial nas relações humanas, políticas, econômicas, comportamentais, históricas e sociais. O presente texto evidenciou que o abandono configurou-se no maior problema na consecução das metas traçadas para o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2237 10.20952/revtee.v0i0.2237 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2237 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2237/1908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180561956864 |