REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6445 |
Resumo: | Esta pesquisa discute valores socialmente compartilhados por professores da educação básica no exercício da profissão, tomando-os como construtos responsáveis pela conexão entre as atitudes individuais e a estrutura social que atuam como dados de conteúdo empírico acessível aos membros de um grupo social e cujos significados são e podem ser objetos de decisão sobre o agir. Nesta perspectiva é possível deferir, como sobressalentes e constitutivos da formação do professor, valores relativos a poder, realização, segurança e autodeterminação. Com menor ênfase, são também constitutivos da docência valores que primam pelo desejo de universalizar conceitos e princípios educativos reguladores do agir cotidiano e da vida em sociedade. E, embora haja mostras naturalizadas da profissão como vocação, tradição e estimulação para o bem comum, intensificam-se os indícios de profissionalização do professor como um ensejo crescente. |
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REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICAEsta pesquisa discute valores socialmente compartilhados por professores da educação básica no exercício da profissão, tomando-os como construtos responsáveis pela conexão entre as atitudes individuais e a estrutura social que atuam como dados de conteúdo empírico acessível aos membros de um grupo social e cujos significados são e podem ser objetos de decisão sobre o agir. Nesta perspectiva é possível deferir, como sobressalentes e constitutivos da formação do professor, valores relativos a poder, realização, segurança e autodeterminação. Com menor ênfase, são também constitutivos da docência valores que primam pelo desejo de universalizar conceitos e princípios educativos reguladores do agir cotidiano e da vida em sociedade. E, embora haja mostras naturalizadas da profissão como vocação, tradição e estimulação para o bem comum, intensificam-se os indícios de profissionalização do professor como um ensejo crescente. Revista Tempos e Espaços em Educação2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/644510.20952/revtee.v10i22.6445Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 133-1442358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6445/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Neide de Melo Aguiar2022-02-11T12:42:21Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6445Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T12:42:21Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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