REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Neide de Melo Aguiar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6445
Resumo: Esta pesquisa discute valores socialmente compartilhados por professores da educação básica no exercício da profissão, tomando-os como construtos responsáveis pela conexão entre as atitudes individuais e a estrutura social que atuam como dados de conteúdo empírico acessível aos membros de um grupo social e cujos significados são e podem ser objetos de decisão sobre o agir. Nesta perspectiva é possível deferir, como sobressalentes e constitutivos da formação do professor, valores relativos a poder, realização, segurança e autodeterminação. Com menor ênfase, são também constitutivos da docência valores que primam pelo desejo de universalizar conceitos e princípios educativos reguladores do agir cotidiano e da vida em sociedade. E, embora haja mostras naturalizadas da profissão como vocação, tradição e estimulação para o bem comum, intensificam-se os indícios de profissionalização do professor como um ensejo crescente. 
id UFS-3_c1ba2e1c39dffd3f1b2782487bb54d14
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6445
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICAEsta pesquisa discute valores socialmente compartilhados por professores da educação básica no exercício da profissão, tomando-os como construtos responsáveis pela conexão entre as atitudes individuais e a estrutura social que atuam como dados de conteúdo empírico acessível aos membros de um grupo social e cujos significados são e podem ser objetos de decisão sobre o agir. Nesta perspectiva é possível deferir, como sobressalentes e constitutivos da formação do professor, valores relativos a poder, realização, segurança e autodeterminação. Com menor ênfase, são também constitutivos da docência valores que primam pelo desejo de universalizar conceitos e princípios educativos reguladores do agir cotidiano e da vida em sociedade. E, embora haja mostras naturalizadas da profissão como vocação, tradição e estimulação para o bem comum, intensificam-se os indícios de profissionalização do professor como um ensejo crescente. Revista Tempos e Espaços em Educação2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/644510.20952/revtee.v10i22.6445Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 133-1442358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6445/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Neide de Melo Aguiar2022-02-11T12:42:21Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6445Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T12:42:21Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Silva, Neide de Melo Aguiar
title_short REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort REPRESENTAÇÕES E VALORES SOCIAIS DA PROFISSÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Silva, Neide de Melo Aguiar
author_facet Silva, Neide de Melo Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Neide de Melo Aguiar
description Esta pesquisa discute valores socialmente compartilhados por professores da educação básica no exercício da profissão, tomando-os como construtos responsáveis pela conexão entre as atitudes individuais e a estrutura social que atuam como dados de conteúdo empírico acessível aos membros de um grupo social e cujos significados são e podem ser objetos de decisão sobre o agir. Nesta perspectiva é possível deferir, como sobressalentes e constitutivos da formação do professor, valores relativos a poder, realização, segurança e autodeterminação. Com menor ênfase, são também constitutivos da docência valores que primam pelo desejo de universalizar conceitos e princípios educativos reguladores do agir cotidiano e da vida em sociedade. E, embora haja mostras naturalizadas da profissão como vocação, tradição e estimulação para o bem comum, intensificam-se os indícios de profissionalização do professor como um ensejo crescente. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6445
10.20952/revtee.v10i22.6445
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6445
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i22.6445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6445/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 133-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 133-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 133-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 133-144
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181755236352