O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brazão, José Paulo Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Alfrancio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781
Resumo: This article presents an analysis of the sexual orientation subcategory, in a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and at the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on “Voices of university students on sexual and gender diversity, their relationship with co-education and pedagogical innovation.” We used a qualitative methodology, applied a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a videocast. We did the content analysis of the data. The compared results revealed that there is greater knowledge about the concept of sexual orientation among former UMa students, although a greater involvement of former UFS students is observed. Former students at UMa confirm the low participation. Both universities recognize the need to discuss the topic and use identical expressions when making evaluative considerations. They also recognize the negative influence of taboos and prejudices.
id UFS-3_c33361e09e5e63b5fb59814826dfc4e2
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16781
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da MadeiraWhat students say about sexual orientation: a comparative study at the Federal University of Sergipe and the University of MadeiraLo que dicen los estudiantes sobre orientacion sexual: un estudio comparativo en la Universidad Federal de Sergipe y la Universidad de MadeiraAcademy.Diversity.Education.Sexual orientation.Academia.Diversidad.Educación.Orientacion sexual.AcademiaDiversidadeEducaçãoOrientação sexualThis article presents an analysis of the sexual orientation subcategory, in a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and at the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on “Voices of university students on sexual and gender diversity, their relationship with co-education and pedagogical innovation.” We used a qualitative methodology, applied a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a videocast. We did the content analysis of the data. The compared results revealed that there is greater knowledge about the concept of sexual orientation among former UMa students, although a greater involvement of former UFS students is observed. Former students at UMa confirm the low participation. Both universities recognize the need to discuss the topic and use identical expressions when making evaluative considerations. They also recognize the negative influence of taboos and prejudices.Este artículo presenta un análisis de la subcategoría orientación sexual, en un estudio comparativo en la Universidad de Madeira, UMa (Portugal) y en la Universidad Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Voces de estudiantes universitarios sobre diversidad sexual y de género, su relación con la coeducación y la innovación pedagógica”. Utilizamos una metodología cualitativa, aplicamos un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas y el visionado de un videocast. Hicimos el análisis de contenido de los datos. Los resultados comparados revelaron que existe un mayor conocimiento sobre el concepto de orientación sexual entre los exalumnos de la UMa, aunque se observa una mayor participación de los exalumnos de la UFS. Antiguos alumnos de la UMa confirman la baja participación. Ambas universidades reconocen la necesidad de discutir el tema y utilizar expresiones idénticas al hacer consideraciones evaluativas. También reconocen la influencia negativa de los tabúes y los prejuicios.Este artigo apresenta uma análise da subcategoria de orientação sexual, num estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e a inovação pedagógica.” Nós utilizamos uma metodologia qualitativa, aplicámos um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um videocast. Fizemos a análise de conteúdo dos dados. Os resultados comparados revelaram que há maior conhecimento sobre o conceito de orientação sexual entre os ex-estudantes da UMa, embora se observe um envolvimento maior dos ex-estudantes da UFS. Os ex-estudantes na UMa confirmam a pouca participação. Em ambas as universidades reconhecem a necessidade de discutir o tema e utilizam expressões idênticas quando fazem considerações valorativas. Reconhecem também a influência negativa dos tabus e dos preconceitos.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1678110.20952/revtee.v14i33.16781Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16781Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16781Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16781Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e167812358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781/12413https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781/13524Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrazão, José Paulo GomesDias, Alfrancio Ferreira2023-01-05T22:52:25Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16781Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-01-05T22:52:25Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
What students say about sexual orientation: a comparative study at the Federal University of Sergipe and the University of Madeira
Lo que dicen los estudiantes sobre orientacion sexual: un estudio comparativo en la Universidad Federal de Sergipe y la Universidad de Madeira
title O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
spellingShingle O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
Brazão, José Paulo Gomes
Academy.
Diversity.
Education.
Sexual orientation.
Academia.
Diversidad.
Educación.
Orientacion sexual.
Academia
Diversidade
Educação
Orientação sexual
title_short O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
title_full O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
title_fullStr O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
title_full_unstemmed O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
title_sort O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
author Brazão, José Paulo Gomes
author_facet Brazão, José Paulo Gomes
Dias, Alfrancio Ferreira
author_role author
author2 Dias, Alfrancio Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
Dias, Alfrancio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Academy.
Diversity.
Education.
Sexual orientation.
Academia.
Diversidad.
Educación.
Orientacion sexual.
Academia
Diversidade
Educação
Orientação sexual
topic Academy.
Diversity.
Education.
Sexual orientation.
Academia.
Diversidad.
Educación.
Orientacion sexual.
Academia
Diversidade
Educação
Orientação sexual
description This article presents an analysis of the sexual orientation subcategory, in a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and at the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on “Voices of university students on sexual and gender diversity, their relationship with co-education and pedagogical innovation.” We used a qualitative methodology, applied a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a videocast. We did the content analysis of the data. The compared results revealed that there is greater knowledge about the concept of sexual orientation among former UMa students, although a greater involvement of former UFS students is observed. Former students at UMa confirm the low participation. Both universities recognize the need to discuss the topic and use identical expressions when making evaluative considerations. They also recognize the negative influence of taboos and prejudices.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781
10.20952/revtee.v14i33.16781
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.16781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781/12413
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781/13524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16781
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16781
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16781
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e16781
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184649306112