O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781 |
Resumo: | This article presents an analysis of the sexual orientation subcategory, in a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and at the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on “Voices of university students on sexual and gender diversity, their relationship with co-education and pedagogical innovation.” We used a qualitative methodology, applied a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a videocast. We did the content analysis of the data. The compared results revealed that there is greater knowledge about the concept of sexual orientation among former UMa students, although a greater involvement of former UFS students is observed. Former students at UMa confirm the low participation. Both universities recognize the need to discuss the topic and use identical expressions when making evaluative considerations. They also recognize the negative influence of taboos and prejudices. |
id |
UFS-3_c33361e09e5e63b5fb59814826dfc4e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16781 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da MadeiraWhat students say about sexual orientation: a comparative study at the Federal University of Sergipe and the University of MadeiraLo que dicen los estudiantes sobre orientacion sexual: un estudio comparativo en la Universidad Federal de Sergipe y la Universidad de MadeiraAcademy.Diversity.Education.Sexual orientation.Academia.Diversidad.Educación.Orientacion sexual.AcademiaDiversidadeEducaçãoOrientação sexualThis article presents an analysis of the sexual orientation subcategory, in a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and at the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on “Voices of university students on sexual and gender diversity, their relationship with co-education and pedagogical innovation.” We used a qualitative methodology, applied a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a videocast. We did the content analysis of the data. The compared results revealed that there is greater knowledge about the concept of sexual orientation among former UMa students, although a greater involvement of former UFS students is observed. Former students at UMa confirm the low participation. Both universities recognize the need to discuss the topic and use identical expressions when making evaluative considerations. They also recognize the negative influence of taboos and prejudices.Este artículo presenta un análisis de la subcategoría orientación sexual, en un estudio comparativo en la Universidad de Madeira, UMa (Portugal) y en la Universidad Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Voces de estudiantes universitarios sobre diversidad sexual y de género, su relación con la coeducación y la innovación pedagógica”. Utilizamos una metodología cualitativa, aplicamos un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas y el visionado de un videocast. Hicimos el análisis de contenido de los datos. Los resultados comparados revelaron que existe un mayor conocimiento sobre el concepto de orientación sexual entre los exalumnos de la UMa, aunque se observa una mayor participación de los exalumnos de la UFS. Antiguos alumnos de la UMa confirman la baja participación. Ambas universidades reconocen la necesidad de discutir el tema y utilizar expresiones idénticas al hacer consideraciones evaluativas. También reconocen la influencia negativa de los tabúes y los prejuicios.Este artigo apresenta uma análise da subcategoria de orientação sexual, num estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e a inovação pedagógica.” Nós utilizamos uma metodologia qualitativa, aplicámos um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um videocast. Fizemos a análise de conteúdo dos dados. Os resultados comparados revelaram que há maior conhecimento sobre o conceito de orientação sexual entre os ex-estudantes da UMa, embora se observe um envolvimento maior dos ex-estudantes da UFS. Os ex-estudantes na UMa confirmam a pouca participação. Em ambas as universidades reconhecem a necessidade de discutir o tema e utilizam expressões idênticas quando fazem considerações valorativas. Reconhecem também a influência negativa dos tabus e dos preconceitos.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1678110.20952/revtee.v14i33.16781Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16781Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16781Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16781Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e167812358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781/12413https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781/13524Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrazão, José Paulo GomesDias, Alfrancio Ferreira2023-01-05T22:52:25Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16781Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-01-05T22:52:25Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira What students say about sexual orientation: a comparative study at the Federal University of Sergipe and the University of Madeira Lo que dicen los estudiantes sobre orientacion sexual: un estudio comparativo en la Universidad Federal de Sergipe y la Universidad de Madeira |
title |
O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira |
spellingShingle |
O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira Brazão, José Paulo Gomes Academy. Diversity. Education. Sexual orientation. Academia. Diversidad. Educación. Orientacion sexual. Academia Diversidade Educação Orientação sexual |
title_short |
O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira |
title_full |
O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira |
title_fullStr |
O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira |
title_full_unstemmed |
O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira |
title_sort |
O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira |
author |
Brazão, José Paulo Gomes |
author_facet |
Brazão, José Paulo Gomes Dias, Alfrancio Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Alfrancio Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brazão, José Paulo Gomes Dias, Alfrancio Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academy. Diversity. Education. Sexual orientation. Academia. Diversidad. Educación. Orientacion sexual. Academia Diversidade Educação Orientação sexual |
topic |
Academy. Diversity. Education. Sexual orientation. Academia. Diversidad. Educación. Orientacion sexual. Academia Diversidade Educação Orientação sexual |
description |
This article presents an analysis of the sexual orientation subcategory, in a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and at the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on “Voices of university students on sexual and gender diversity, their relationship with co-education and pedagogical innovation.” We used a qualitative methodology, applied a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a videocast. We did the content analysis of the data. The compared results revealed that there is greater knowledge about the concept of sexual orientation among former UMa students, although a greater involvement of former UFS students is observed. Former students at UMa confirm the low participation. Both universities recognize the need to discuss the topic and use identical expressions when making evaluative considerations. They also recognize the negative influence of taboos and prejudices. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781 10.20952/revtee.v14i33.16781 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v14i33.16781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781/12413 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16781/13524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16781 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16781 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16781 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e16781 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184649306112 |