Recomendaciones sobre Esgrima en las clases de Educación Física y percepciones de los docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Marinez
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pádula, Cirlene, Arruda, Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18729
Resumo: Neste artigo trazemos os resultados que uma investigação que buscou responder a seguinte questão: Quais são as aproximações e os distanciamentos entre o que recomendam os documentos e o que de fato os professores fazem na escola sobre o ensino do conteúdo Luta/Esgrima? Para respondê-la acessamos primeiramente os documentos oficiais, norteadores da Educação Básica, em específico, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2018), o Referencial Curricular do Paraná (RCP-2018) e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP-2019). A partir desse corpus, evidenciamos oito categorias: Experimentação, Uso e apropriação, Fruição, Reflexão sobre a ação, Construção de Valores, Análise, Compreensão, Protagonismo comunitário. Diante das categorias estabelecidas a priori, entrevistamos professores de Educação Física questionando-os sobre o conteúdo Esgrima e como trabalhavam com ele junto a seus alunos. Concluímos que há um distanciamento entre o que recomendam os documentos supracitados e o que de fato os professores fazem na escola. Após as transcrições das entrevistas e a categorização dos 105 excertos obtidos, constatamos que 81 mencionavam distanciamentos, o que equivale a 77% dos comentários.
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spelling Recomendaciones sobre Esgrima en las clases de Educación Física y percepciones de los docentesAs recomendações sobre a Esgrima nas aulas de Educação Física e as percepções docentes: se aproximam ou se distanciam?Recommendations on Fencing in Physical Education classes and teachers' perceptionsGuiding documentsTeachingSportsDocumentos orientativosEnseñanzaDeportesDocumentos norteadoresEnsinoEsportesNeste artigo trazemos os resultados que uma investigação que buscou responder a seguinte questão: Quais são as aproximações e os distanciamentos entre o que recomendam os documentos e o que de fato os professores fazem na escola sobre o ensino do conteúdo Luta/Esgrima? Para respondê-la acessamos primeiramente os documentos oficiais, norteadores da Educação Básica, em específico, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2018), o Referencial Curricular do Paraná (RCP-2018) e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP-2019). A partir desse corpus, evidenciamos oito categorias: Experimentação, Uso e apropriação, Fruição, Reflexão sobre a ação, Construção de Valores, Análise, Compreensão, Protagonismo comunitário. Diante das categorias estabelecidas a priori, entrevistamos professores de Educação Física questionando-os sobre o conteúdo Esgrima e como trabalhavam com ele junto a seus alunos. Concluímos que há um distanciamento entre o que recomendam os documentos supracitados e o que de fato os professores fazem na escola. Após as transcrições das entrevistas e a categorização dos 105 excertos obtidos, constatamos que 81 mencionavam distanciamentos, o que equivale a 77% dos comentários.In this article, we bring the results of an investigation that sought to answer the following question: What are the similarities and differences between what the documents recommend and what teachers do at school regarding the teaching of Fighting/Fencing content? To answer it, we first accessed the official documents guiding Basic Education, specifically, the National Common Curricular Base (BNCC-2018), the Curricular Reference of Paraná (RCP-2018), and the Curriculum of the Paraná State Network (CREP-2019). From this corpus, we evidenced eight categories: Experimentation, Use, and appropriation, Fruition, Reflection on the action, Construction of Values, Analysis, Comprehension, and Community protagonism. Given the categories established a priori, we interviewed Physical Education teachers, questioning them about the Fencing content and how they worked with it with their students. We conclude that there is a gap between what the documents mentioned above recommend and what teachers do at school. After transcribing the interviews and categorizing the 105 excerpts, we found that 81 mentioned distancing, equivalent to 77% of the comments.En este artículo, traemos los resultados de una investigación que buscó responder a la siguiente pregunta: ¿Cuáles son las similitudes y diferencias entre lo que recomiendan los documentos y lo que realmente hacen los profesores en la escuela con respecto a la enseñanza de contenidos de Lucha/Esgrima? Para responderla, primero accedimos a los documentos oficiales, rectores de la Educación Básica, específicamente, la Base Curricular Común Nacional (BNCC-2018), la Referencia Curricular del Estado de Paraná, Brasil, (RCP-2018) y la Red Estatal Curricular Paranaense. (CREP-2019). A partir de este corpus, evidenciamos ocho categorías: Experimentación, Uso y apropiación, Fructificación, Reflexión sobre la acción, Construcción de valores, Análisis, Comprensión, Protagonismo comunitario. A la vista de las categorías establecidas a priori, entrevistamos a profesores de Educación Física, interrogándoles sobre el contenido de Esgrima y cómo lo trabajaban con sus alumnos. Concluimos que existe una brecha entre lo que recomiendan los documentos antes mencionados y lo que realmente hacen los docentes en la escuela. Luego de transcribir las entrevistas y categorizar los 105 extractos obtenidos, encontramos que 81 mencionaron distanciamiento, lo que equivale al 77% de los comentarios.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1872910.20952/revtee.v16i35.18729Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18729Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18729Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18729Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e187292358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18729/14795Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPassos, MarinezPádula, CirleneArruda, Sergio2024-01-03T19:56:08Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18729Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2024-01-03T19:56:08Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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