A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7619 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade apresentar as análises e perspectivas nas discussões sobre a formação docente por meio das narrativas autobiográficas, partindo do pressuposto de que a memória possibilita a construção e reconstrução, nos professores, dos significados de suas experiências, provocando mudanças em suas práticas docentes, levando-os a compreender mais a si próprios e aos outros sujeitos envolvidos no processo de ensino. A abordagem sobre narrativas autobiográficas abrange uma orientação teórico-metodológica bastante fértil no campo das ciências sociais e humanas. Nesse contexto, as memórias individuais e coletivas podem ser utilizadas na pesquisa em educação como parte do processo de produção de conhecimento relativo à formação docente. |
id |
UFS-3_df1e7f40ad08ffc791c0f7959acb0ab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7619 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTEEste trabalho tem como finalidade apresentar as análises e perspectivas nas discussões sobre a formação docente por meio das narrativas autobiográficas, partindo do pressuposto de que a memória possibilita a construção e reconstrução, nos professores, dos significados de suas experiências, provocando mudanças em suas práticas docentes, levando-os a compreender mais a si próprios e aos outros sujeitos envolvidos no processo de ensino. A abordagem sobre narrativas autobiográficas abrange uma orientação teórico-metodológica bastante fértil no campo das ciências sociais e humanas. Nesse contexto, as memórias individuais e coletivas podem ser utilizadas na pesquisa em educação como parte do processo de produção de conhecimento relativo à formação docente. Revista Tempos e Espaços em Educação2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/761910.20952/revtee.v11i25.7619Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 239-248Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 239-248Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 239-248Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 239-2482358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7619/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Andrecksa Viana OliveiraDe Benedictis, Nereida Maria Santos MafraOliveira, Luciana Amorim deSampaio, Vilomar Sandes2022-02-11T10:10:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7619Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T10:10:48Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira |
author_facet |
Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira De Benedictis, Nereida Maria Santos Mafra Oliveira, Luciana Amorim de Sampaio, Vilomar Sandes |
author_role |
author |
author2 |
De Benedictis, Nereida Maria Santos Mafra Oliveira, Luciana Amorim de Sampaio, Vilomar Sandes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira De Benedictis, Nereida Maria Santos Mafra Oliveira, Luciana Amorim de Sampaio, Vilomar Sandes |
description |
Este trabalho tem como finalidade apresentar as análises e perspectivas nas discussões sobre a formação docente por meio das narrativas autobiográficas, partindo do pressuposto de que a memória possibilita a construção e reconstrução, nos professores, dos significados de suas experiências, provocando mudanças em suas práticas docentes, levando-os a compreender mais a si próprios e aos outros sujeitos envolvidos no processo de ensino. A abordagem sobre narrativas autobiográficas abrange uma orientação teórico-metodológica bastante fértil no campo das ciências sociais e humanas. Nesse contexto, as memórias individuais e coletivas podem ser utilizadas na pesquisa em educação como parte do processo de produção de conhecimento relativo à formação docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7619 10.20952/revtee.v11i25.7619 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7619 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i25.7619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7619/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 239-248 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 239-248 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 239-248 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 239-248 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181845413888 |