A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: De Benedictis, Nereida Maria Santos Mafra, Oliveira, Luciana Amorim de, Sampaio, Vilomar Sandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7619
Resumo: Este trabalho tem como finalidade apresentar as análises e perspectivas nas discussões sobre a formação docente por meio das narrativas autobiográficas, partindo do pressuposto de que a memória possibilita a construção e reconstrução, nos professores, dos significados de suas experiências, provocando mudanças em suas práticas docentes, levando-os a compreender mais a si próprios e aos outros sujeitos envolvidos no processo de ensino. A abordagem sobre narrativas autobiográficas abrange uma orientação teórico-metodológica bastante fértil no campo das ciências sociais e humanas. Nesse contexto, as memórias individuais e coletivas podem ser utilizadas na pesquisa em educação como parte do processo de produção de conhecimento relativo à formação docente. 
id UFS-3_df1e7f40ad08ffc791c0f7959acb0ab6
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7619
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTEEste trabalho tem como finalidade apresentar as análises e perspectivas nas discussões sobre a formação docente por meio das narrativas autobiográficas, partindo do pressuposto de que a memória possibilita a construção e reconstrução, nos professores, dos significados de suas experiências, provocando mudanças em suas práticas docentes, levando-os a compreender mais a si próprios e aos outros sujeitos envolvidos no processo de ensino. A abordagem sobre narrativas autobiográficas abrange uma orientação teórico-metodológica bastante fértil no campo das ciências sociais e humanas. Nesse contexto, as memórias individuais e coletivas podem ser utilizadas na pesquisa em educação como parte do processo de produção de conhecimento relativo à formação docente. Revista Tempos e Espaços em Educação2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/761910.20952/revtee.v11i25.7619Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 239-248Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 239-248Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 239-248Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 239-2482358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7619/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Andrecksa Viana OliveiraDe Benedictis, Nereida Maria Santos MafraOliveira, Luciana Amorim deSampaio, Vilomar Sandes2022-02-11T10:10:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7619Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T10:10:48Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
title A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
title_short A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
title_full A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
author Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
author_facet Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
De Benedictis, Nereida Maria Santos Mafra
Oliveira, Luciana Amorim de
Sampaio, Vilomar Sandes
author_role author
author2 De Benedictis, Nereida Maria Santos Mafra
Oliveira, Luciana Amorim de
Sampaio, Vilomar Sandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
De Benedictis, Nereida Maria Santos Mafra
Oliveira, Luciana Amorim de
Sampaio, Vilomar Sandes
description Este trabalho tem como finalidade apresentar as análises e perspectivas nas discussões sobre a formação docente por meio das narrativas autobiográficas, partindo do pressuposto de que a memória possibilita a construção e reconstrução, nos professores, dos significados de suas experiências, provocando mudanças em suas práticas docentes, levando-os a compreender mais a si próprios e aos outros sujeitos envolvidos no processo de ensino. A abordagem sobre narrativas autobiográficas abrange uma orientação teórico-metodológica bastante fértil no campo das ciências sociais e humanas. Nesse contexto, as memórias individuais e coletivas podem ser utilizadas na pesquisa em educação como parte do processo de produção de conhecimento relativo à formação docente. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7619
10.20952/revtee.v11i25.7619
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7619
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i25.7619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7619/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 239-248
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 239-248
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 239-248
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 239-248
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181845413888