Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7445 |
Resumo: | O presente artigo objetiva discutir a forma como nos últimos anos as políticas de inserção de tecnologias tem se tornado uma pauta constante das Políticas Educacionais. Tomando como contexto o Brasil, o artigo apresenta os resultados parciais de um conjunto de investigações conduzidas pela autora e seu grupo e que analisam como, nas políticas educacionais, a inserção de tecnologias, a partir de programas específicos como no caso o modelo 1: 1, representam um ideário de mudança e inovação curricular na escola. Além disso, problematiza com base no conceito de política educacional global, o papel dos governos e estados-nação na adoção de políticas que circulam pelo mundo. Para tanto, organiza-se em torno de duas seções, no primeiro momento discute o Modelo 1:1 no contexto das políticas educacionais, e por fim, problematiza a questão dasmudanças curriculares anunciadas por estas políticas. |
id |
UFS-3_dfc950879012c2b3b73bb90d898321fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7445 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aulaO presente artigo objetiva discutir a forma como nos últimos anos as políticas de inserção de tecnologias tem se tornado uma pauta constante das Políticas Educacionais. Tomando como contexto o Brasil, o artigo apresenta os resultados parciais de um conjunto de investigações conduzidas pela autora e seu grupo e que analisam como, nas políticas educacionais, a inserção de tecnologias, a partir de programas específicos como no caso o modelo 1: 1, representam um ideário de mudança e inovação curricular na escola. Além disso, problematiza com base no conceito de política educacional global, o papel dos governos e estados-nação na adoção de políticas que circulam pelo mundo. Para tanto, organiza-se em torno de duas seções, no primeiro momento discute o Modelo 1:1 no contexto das políticas educacionais, e por fim, problematiza a questão dasmudanças curriculares anunciadas por estas políticas.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/744510.20952/revtee.v10i23.7445Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-722358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7445/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Geovana Mendonça Lunardi2022-02-16T13:40:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7445Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-16T13:40:16Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula |
title |
Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula |
spellingShingle |
Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula Mendes, Geovana Mendonça Lunardi |
title_short |
Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula |
title_full |
Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula |
title_fullStr |
Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula |
title_sort |
Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula |
author |
Mendes, Geovana Mendonça Lunardi |
author_facet |
Mendes, Geovana Mendonça Lunardi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Geovana Mendonça Lunardi |
description |
O presente artigo objetiva discutir a forma como nos últimos anos as políticas de inserção de tecnologias tem se tornado uma pauta constante das Políticas Educacionais. Tomando como contexto o Brasil, o artigo apresenta os resultados parciais de um conjunto de investigações conduzidas pela autora e seu grupo e que analisam como, nas políticas educacionais, a inserção de tecnologias, a partir de programas específicos como no caso o modelo 1: 1, representam um ideário de mudança e inovação curricular na escola. Além disso, problematiza com base no conceito de política educacional global, o papel dos governos e estados-nação na adoção de políticas que circulam pelo mundo. Para tanto, organiza-se em torno de duas seções, no primeiro momento discute o Modelo 1:1 no contexto das políticas educacionais, e por fim, problematiza a questão dasmudanças curriculares anunciadas por estas políticas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7445 10.20952/revtee.v10i23.7445 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7445 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v10i23.7445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7445/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181830733824 |