Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7445
Resumo: O presente artigo objetiva discutir a forma como nos últimos anos as políticas de inserção de tecnologias tem se tornado uma pauta constante das Políticas Educacionais. Tomando como contexto o Brasil, o artigo apresenta os resultados parciais de um conjunto de investigações conduzidas pela autora e seu grupo e que analisam como, nas políticas educacionais, a inserção de tecnologias, a partir de programas específicos como no caso o modelo 1: 1, representam um ideário de mudança e inovação curricular na escola. Além disso, problematiza com base no conceito de política educacional global, o papel dos governos e estados-nação na adoção de políticas que circulam pelo mundo. Para tanto, organiza-se em torno de duas seções, no primeiro momento discute o Modelo 1:1 no contexto das políticas educacionais, e por fim, problematiza a questão dasmudanças curriculares anunciadas por estas políticas.
id UFS-3_dfc950879012c2b3b73bb90d898321fd
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7445
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aulaO presente artigo objetiva discutir a forma como nos últimos anos as políticas de inserção de tecnologias tem se tornado uma pauta constante das Políticas Educacionais. Tomando como contexto o Brasil, o artigo apresenta os resultados parciais de um conjunto de investigações conduzidas pela autora e seu grupo e que analisam como, nas políticas educacionais, a inserção de tecnologias, a partir de programas específicos como no caso o modelo 1: 1, representam um ideário de mudança e inovação curricular na escola. Além disso, problematiza com base no conceito de política educacional global, o papel dos governos e estados-nação na adoção de políticas que circulam pelo mundo. Para tanto, organiza-se em torno de duas seções, no primeiro momento discute o Modelo 1:1 no contexto das políticas educacionais, e por fim, problematiza a questão dasmudanças curriculares anunciadas por estas políticas.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/744510.20952/revtee.v10i23.7445Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-722358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7445/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Geovana Mendonça Lunardi2022-02-16T13:40:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7445Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-16T13:40:16Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula
title Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula
spellingShingle Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula
Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
title_short Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula
title_full Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula
title_fullStr Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula
title_full_unstemmed Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula
title_sort Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula
author Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
author_facet Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
description O presente artigo objetiva discutir a forma como nos últimos anos as políticas de inserção de tecnologias tem se tornado uma pauta constante das Políticas Educacionais. Tomando como contexto o Brasil, o artigo apresenta os resultados parciais de um conjunto de investigações conduzidas pela autora e seu grupo e que analisam como, nas políticas educacionais, a inserção de tecnologias, a partir de programas específicos como no caso o modelo 1: 1, representam um ideário de mudança e inovação curricular na escola. Além disso, problematiza com base no conceito de política educacional global, o papel dos governos e estados-nação na adoção de políticas que circulam pelo mundo. Para tanto, organiza-se em torno de duas seções, no primeiro momento discute o Modelo 1:1 no contexto das políticas educacionais, e por fim, problematiza a questão dasmudanças curriculares anunciadas por estas políticas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7445
10.20952/revtee.v10i23.7445
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7445
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i23.7445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7445/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 61-72
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181830733824