Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6689 |
Resumo: | Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar resultados de análise teórica da prática desenvolvida entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas (GEPPE), no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a educação básica, no município de Vitória da Conquista, Bahia. Como perspectiva teórico metodológica adotamos a categoria bourdieusiana de Campo para tencionar a relação entre campos simbólico e tradicionalmente afastados no que se regere a produção e circulação do conhecimento. A articulação de estudos entre universidade e educação básica fomenta uma formação continuada sólida no público da universidade (bolsistas de iniciação cientifica, graduandos, mestrandos).Os profissionais da educação básica conseguiram vislumbrar, nesta experiência, possibilidades de se tornarem pesquisadores no/do cotidiano escolar e no âmbito acadêmico. Palavras-chave: Educação básica; Pesquisa em Educação; Prática educativa. |
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Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possívelResumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar resultados de análise teórica da prática desenvolvida entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas (GEPPE), no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a educação básica, no município de Vitória da Conquista, Bahia. Como perspectiva teórico metodológica adotamos a categoria bourdieusiana de Campo para tencionar a relação entre campos simbólico e tradicionalmente afastados no que se regere a produção e circulação do conhecimento. A articulação de estudos entre universidade e educação básica fomenta uma formação continuada sólida no público da universidade (bolsistas de iniciação cientifica, graduandos, mestrandos).Os profissionais da educação básica conseguiram vislumbrar, nesta experiência, possibilidades de se tornarem pesquisadores no/do cotidiano escolar e no âmbito acadêmico. Palavras-chave: Educação básica; Pesquisa em Educação; Prática educativa.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/668910.20952/revtee.v10i23.6689Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-234Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-234Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-234Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-2342358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6689/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrusoé, Nilma Margarida de CastroMoreira, Núbia Regina2022-02-13T18:33:09Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6689Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:33:09Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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