Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Núbia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6689
Resumo: Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar resultados de análise teórica da prática desenvolvida entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas (GEPPE), no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a educação básica, no município de Vitória da Conquista, Bahia. Como perspectiva teórico metodológica adotamos a categoria bourdieusiana  de Campo para tencionar a relação entre campos simbólico e tradicionalmente afastados no que se regere a produção e circulação do conhecimento. A articulação de estudos entre universidade e educação básica fomenta uma formação continuada sólida no público da universidade (bolsistas de iniciação cientifica, graduandos, mestrandos).Os profissionais da educação básica conseguiram vislumbrar, nesta experiência, possibilidades de se tornarem pesquisadores no/do cotidiano escolar e no âmbito acadêmico.  Palavras-chave: Educação básica; Pesquisa em Educação; Prática educativa.
id UFS-3_e3da7a5f068e857cd0e1b8377bf59f80
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6689
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possívelResumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar resultados de análise teórica da prática desenvolvida entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas (GEPPE), no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a educação básica, no município de Vitória da Conquista, Bahia. Como perspectiva teórico metodológica adotamos a categoria bourdieusiana  de Campo para tencionar a relação entre campos simbólico e tradicionalmente afastados no que se regere a produção e circulação do conhecimento. A articulação de estudos entre universidade e educação básica fomenta uma formação continuada sólida no público da universidade (bolsistas de iniciação cientifica, graduandos, mestrandos).Os profissionais da educação básica conseguiram vislumbrar, nesta experiência, possibilidades de se tornarem pesquisadores no/do cotidiano escolar e no âmbito acadêmico.  Palavras-chave: Educação básica; Pesquisa em Educação; Prática educativa.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/668910.20952/revtee.v10i23.6689Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-234Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-234Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-234Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-2342358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6689/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrusoé, Nilma Margarida de CastroMoreira, Núbia Regina2022-02-13T18:33:09Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6689Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:33:09Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível
title Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível
spellingShingle Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível
Crusoé, Nilma Margarida de Castro
title_short Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível
title_full Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível
title_fullStr Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível
title_full_unstemmed Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível
title_sort Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível
author Crusoé, Nilma Margarida de Castro
author_facet Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Moreira, Núbia Regina
author_role author
author2 Moreira, Núbia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crusoé, Nilma Margarida de Castro
Moreira, Núbia Regina
description Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar resultados de análise teórica da prática desenvolvida entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas (GEPPE), no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a educação básica, no município de Vitória da Conquista, Bahia. Como perspectiva teórico metodológica adotamos a categoria bourdieusiana  de Campo para tencionar a relação entre campos simbólico e tradicionalmente afastados no que se regere a produção e circulação do conhecimento. A articulação de estudos entre universidade e educação básica fomenta uma formação continuada sólida no público da universidade (bolsistas de iniciação cientifica, graduandos, mestrandos).Os profissionais da educação básica conseguiram vislumbrar, nesta experiência, possibilidades de se tornarem pesquisadores no/do cotidiano escolar e no âmbito acadêmico.  Palavras-chave: Educação básica; Pesquisa em Educação; Prática educativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6689
10.20952/revtee.v10i23.6689
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6689
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i23.6689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6689/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-234
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-234
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-234
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 23 (2017): Setembro-Dezembro; 223-234
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181777256448