Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar e comparar desenhos de políticas de ampliação da jornada escolar e de oferta de atividades extracurriculares em países europeus. Após mapear as políticas dos 37 países que compõem a Rede Eurydice da Comissão Europeia, 6 países foram selecionados para a análise comparada: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália e Portugal. O estudo comparado focalizou tipos de extensão e instrumentos políticos, de modo a caracterizar os desenhos das políticas. Quatro tipos de extensão na jornada escolar foram encontrados: atividades extracurriculares que complementam e/ou se articulam ao currículo escolar; cuidados supervisionados antes da jornada escolar; cuidados supervisionados no almoço; cuidados supervisionados depois da jornada escolar. A investigação comparada identificou vários desenhos de políticas, com similaridades e diferenças entre os países europeus, evidenciando tanto escolhas políticas análogas como opções e estratégias distintas relacionadas à forma como o Estado regula, financia e provisiona as políticas de ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares. |
id |
UFS-3_e777f2a2d0224928aa0a367779ad92f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18894 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeusExtended school day and extracurricular activities offer: policy designs in European countriesExtensión de la jornada escolar y oferta de actividades extraescolares: diseños de políticas en países europeosExtended school dayExtracurricular activitiesPolicy DesignExtensión de la jornada escolarActividades extraescolaresDiseño de políticasJornada escolar integralAtividades extracurricularesDesenho de políticasO artigo tem como objetivo analisar e comparar desenhos de políticas de ampliação da jornada escolar e de oferta de atividades extracurriculares em países europeus. Após mapear as políticas dos 37 países que compõem a Rede Eurydice da Comissão Europeia, 6 países foram selecionados para a análise comparada: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália e Portugal. O estudo comparado focalizou tipos de extensão e instrumentos políticos, de modo a caracterizar os desenhos das políticas. Quatro tipos de extensão na jornada escolar foram encontrados: atividades extracurriculares que complementam e/ou se articulam ao currículo escolar; cuidados supervisionados antes da jornada escolar; cuidados supervisionados no almoço; cuidados supervisionados depois da jornada escolar. A investigação comparada identificou vários desenhos de políticas, com similaridades e diferenças entre os países europeus, evidenciando tanto escolhas políticas análogas como opções e estratégias distintas relacionadas à forma como o Estado regula, financia e provisiona as políticas de ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares.The article aims to analyse and compare extended school day and extracurricular activities policy designs in European countries. After mapping the policies of the 37 countries that make up the European Commission's Eurydice Network, 6 countries were selected for comparative analysis: Germany, Austria, Spain, France, Italy and Portugal. The comparative study focused on types of extension and political instruments in order to characterize policy designs. Four types of extension in the school day were found: extracurricular activities that complement and/or are articulated with the school curriculum; supervised care before the school day; supervised care at lunch; supervised after-school care. The comparative research identified several policy designs, with similarities and differences among European countries, highlighting both analogous political choices and different options and strategies related to the way the State regulates, finances and provides extended school day and extracurricular activities policies.El artículo tiene como objetivo analizar y comparar diseños de políticas de extensión de la jornada escolar y de oferta de actividades extraescolares en países europeos. Tras mapear las políticas de los 37 países que componen la Red Eurydice de la Comisión Europea, se seleccionaron 6 países para el análisis comparativo: Alemania, Austria, España, Francia, Italia y Portugal. El estudio comparativo se centró en los tipos de extensión e instrumentos políticos, con el fin de caracterizar los diseños de políticas. Se encontraron cuatro tipos de extensión en la jornada escolar: actividades extraescolares que complementan y/o se articulan con el currículo escolar; cuidado supervisado antes de la jornada escolar; cuidado supervisado durante el almuerzo; cuidado supervisado después de la jornada escolar. La investigación comparativa identificó varios diseños de políticas, con similitudes y diferencias entre los países europeos, destacando tanto opciones políticas análogas como distintas opciones y estrategias relacionadas con la forma en que el Estado regula, financia y provisiona las políticas de extensión de la jornada escolar y la oferta de actividades extraescolares.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1889410.20952/revtee.v16i35.18894Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18894Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18894Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18894Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e188942358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894/14998https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894/14999Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessParente, Cláudia da Mota Darós2024-01-03T19:58:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18894Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2024-01-03T19:58:57Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus Extended school day and extracurricular activities offer: policy designs in European countries Extensión de la jornada escolar y oferta de actividades extraescolares: diseños de políticas en países europeos |
title |
Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus |
spellingShingle |
Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus Parente, Cláudia da Mota Darós Extended school day Extracurricular activities Policy Design Extensión de la jornada escolar Actividades extraescolares Diseño de políticas Jornada escolar integral Atividades extracurriculares Desenho de políticas |
title_short |
Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus |
title_full |
Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus |
title_fullStr |
Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus |
title_full_unstemmed |
Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus |
title_sort |
Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus |
author |
Parente, Cláudia da Mota Darós |
author_facet |
Parente, Cláudia da Mota Darós |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parente, Cláudia da Mota Darós |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extended school day Extracurricular activities Policy Design Extensión de la jornada escolar Actividades extraescolares Diseño de políticas Jornada escolar integral Atividades extracurriculares Desenho de políticas |
topic |
Extended school day Extracurricular activities Policy Design Extensión de la jornada escolar Actividades extraescolares Diseño de políticas Jornada escolar integral Atividades extracurriculares Desenho de políticas |
description |
O artigo tem como objetivo analisar e comparar desenhos de políticas de ampliação da jornada escolar e de oferta de atividades extracurriculares em países europeus. Após mapear as políticas dos 37 países que compõem a Rede Eurydice da Comissão Europeia, 6 países foram selecionados para a análise comparada: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália e Portugal. O estudo comparado focalizou tipos de extensão e instrumentos políticos, de modo a caracterizar os desenhos das políticas. Quatro tipos de extensão na jornada escolar foram encontrados: atividades extracurriculares que complementam e/ou se articulam ao currículo escolar; cuidados supervisionados antes da jornada escolar; cuidados supervisionados no almoço; cuidados supervisionados depois da jornada escolar. A investigação comparada identificou vários desenhos de políticas, com similaridades e diferenças entre os países europeus, evidenciando tanto escolhas políticas análogas como opções e estratégias distintas relacionadas à forma como o Estado regula, financia e provisiona as políticas de ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894 10.20952/revtee.v16i35.18894 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v16i35.18894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894/14998 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894/14999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18894 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18894 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18894 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e18894 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875185367580672 |