Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Cláudia da Mota Darós
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar e comparar desenhos de políticas de ampliação da jornada escolar e de oferta de atividades extracurriculares em países europeus. Após mapear as políticas dos 37 países que compõem a Rede Eurydice da Comissão Europeia, 6 países foram selecionados para a análise comparada: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália e Portugal. O estudo comparado focalizou tipos de extensão e instrumentos políticos, de modo a caracterizar os desenhos das políticas. Quatro tipos de extensão na jornada escolar foram encontrados: atividades extracurriculares que complementam e/ou se articulam ao currículo escolar; cuidados supervisionados antes da jornada escolar; cuidados supervisionados no almoço; cuidados supervisionados depois da jornada escolar. A investigação comparada identificou vários desenhos de políticas, com similaridades e diferenças entre os países europeus, evidenciando tanto escolhas políticas análogas como opções e estratégias distintas relacionadas à forma como o Estado regula, financia e provisiona as políticas de ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares.
id UFS-3_e777f2a2d0224928aa0a367779ad92f8
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18894
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeusExtended school day and extracurricular activities offer: policy designs in European countriesExtensión de la jornada escolar y oferta de actividades extraescolares: diseños de políticas en países europeosExtended school dayExtracurricular activitiesPolicy DesignExtensión de la jornada escolarActividades extraescolaresDiseño de políticasJornada escolar integralAtividades extracurricularesDesenho de políticasO artigo tem como objetivo analisar e comparar desenhos de políticas de ampliação da jornada escolar e de oferta de atividades extracurriculares em países europeus. Após mapear as políticas dos 37 países que compõem a Rede Eurydice da Comissão Europeia, 6 países foram selecionados para a análise comparada: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália e Portugal. O estudo comparado focalizou tipos de extensão e instrumentos políticos, de modo a caracterizar os desenhos das políticas. Quatro tipos de extensão na jornada escolar foram encontrados: atividades extracurriculares que complementam e/ou se articulam ao currículo escolar; cuidados supervisionados antes da jornada escolar; cuidados supervisionados no almoço; cuidados supervisionados depois da jornada escolar. A investigação comparada identificou vários desenhos de políticas, com similaridades e diferenças entre os países europeus, evidenciando tanto escolhas políticas análogas como opções e estratégias distintas relacionadas à forma como o Estado regula, financia e provisiona as políticas de ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares.The article aims to analyse and compare extended school day and extracurricular activities policy designs in European countries. After mapping the policies of the 37 countries that make up the European Commission's Eurydice Network, 6 countries were selected for comparative analysis: Germany, Austria, Spain, France, Italy and Portugal. The comparative study focused on types of extension and political instruments in order to characterize policy designs. Four types of extension in the school day were found: extracurricular activities that complement and/or are articulated with the school curriculum; supervised care before the school day; supervised care at lunch; supervised after-school care. The comparative research identified several policy designs, with similarities and differences among European countries, highlighting both analogous political choices and different options and strategies related to the way the State regulates, finances and provides extended school day and extracurricular activities policies.El artículo tiene como objetivo analizar y comparar diseños de políticas de extensión de la jornada escolar y de oferta de actividades extraescolares en países europeos. Tras mapear las políticas de los 37 países que componen la Red Eurydice de la Comisión Europea, se seleccionaron 6 países para el análisis comparativo: Alemania, Austria, España, Francia, Italia y Portugal. El estudio comparativo se centró en los tipos de extensión e instrumentos políticos, con el fin de caracterizar los diseños de políticas. Se encontraron cuatro tipos de extensión en la jornada escolar: actividades extraescolares que complementan y/o se articulan con el currículo escolar; cuidado supervisado antes de la jornada escolar; cuidado supervisado durante el almuerzo; cuidado supervisado después de la jornada escolar. La investigación comparativa identificó varios diseños de políticas, con similitudes y diferencias entre los países europeos, destacando tanto opciones políticas análogas como distintas opciones y estrategias relacionadas con la forma en que el Estado regula, financia y provisiona las políticas de extensión de la jornada escolar y la oferta de actividades extraescolares.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1889410.20952/revtee.v16i35.18894Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18894Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18894Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18894Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e188942358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894/14998https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894/14999Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessParente, Cláudia da Mota Darós2024-01-03T19:58:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18894Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2024-01-03T19:58:57Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus
Extended school day and extracurricular activities offer: policy designs in European countries
Extensión de la jornada escolar y oferta de actividades extraescolares: diseños de políticas en países europeos
title Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus
spellingShingle Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus
Parente, Cláudia da Mota Darós
Extended school day
Extracurricular activities
Policy Design
Extensión de la jornada escolar
Actividades extraescolares
Diseño de políticas
Jornada escolar integral
Atividades extracurriculares
Desenho de políticas
title_short Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus
title_full Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus
title_fullStr Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus
title_full_unstemmed Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus
title_sort Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus
author Parente, Cláudia da Mota Darós
author_facet Parente, Cláudia da Mota Darós
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Cláudia da Mota Darós
dc.subject.por.fl_str_mv Extended school day
Extracurricular activities
Policy Design
Extensión de la jornada escolar
Actividades extraescolares
Diseño de políticas
Jornada escolar integral
Atividades extracurriculares
Desenho de políticas
topic Extended school day
Extracurricular activities
Policy Design
Extensión de la jornada escolar
Actividades extraescolares
Diseño de políticas
Jornada escolar integral
Atividades extracurriculares
Desenho de políticas
description O artigo tem como objetivo analisar e comparar desenhos de políticas de ampliação da jornada escolar e de oferta de atividades extracurriculares em países europeus. Após mapear as políticas dos 37 países que compõem a Rede Eurydice da Comissão Europeia, 6 países foram selecionados para a análise comparada: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália e Portugal. O estudo comparado focalizou tipos de extensão e instrumentos políticos, de modo a caracterizar os desenhos das políticas. Quatro tipos de extensão na jornada escolar foram encontrados: atividades extracurriculares que complementam e/ou se articulam ao currículo escolar; cuidados supervisionados antes da jornada escolar; cuidados supervisionados no almoço; cuidados supervisionados depois da jornada escolar. A investigação comparada identificou vários desenhos de políticas, com similaridades e diferenças entre os países europeus, evidenciando tanto escolhas políticas análogas como opções e estratégias distintas relacionadas à forma como o Estado regula, financia e provisiona as políticas de ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894
10.20952/revtee.v16i35.18894
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v16i35.18894
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894/14998
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18894/14999
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18894
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18894
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18894
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e18894
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875185367580672