O PAPEL DO PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR NA POLÍTICA EDUCACIONAL: ENTRE O LEGAL E O INSTITUÍVEL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9535 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a forma como a legislação aborda o tema projeto pedagógico evidenciando sua relação com o projeto de educação assumido pelas políticas educacionais desde a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. Os textos legais escolhidos para análise foram, na esfera nacional, a própria LDB e o Plano Nacional de Educação 2014-2024 e, na esfera estadual, o Plano Estadual de Educação do estado da Bahia (2016-2026). O trabalho aponta como o projeto pedagógico escolar, como um instrumento político, pode, por contradição, colaborar para que a escola reflita sobre suas concepções, utopias e projetos, refletindo o dinamismo da instituição que lhe concebe, se tornando o seu retrato, o seu documento de identidade na medida em que expressa a sua visão de educação, de homem e de sociedade. |
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O PAPEL DO PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR NA POLÍTICA EDUCACIONAL: ENTRE O LEGAL E O INSTITUÍVELEste artigo tem como objetivo analisar a forma como a legislação aborda o tema projeto pedagógico evidenciando sua relação com o projeto de educação assumido pelas políticas educacionais desde a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. Os textos legais escolhidos para análise foram, na esfera nacional, a própria LDB e o Plano Nacional de Educação 2014-2024 e, na esfera estadual, o Plano Estadual de Educação do estado da Bahia (2016-2026). O trabalho aponta como o projeto pedagógico escolar, como um instrumento político, pode, por contradição, colaborar para que a escola reflita sobre suas concepções, utopias e projetos, refletindo o dinamismo da instituição que lhe concebe, se tornando o seu retrato, o seu documento de identidade na medida em que expressa a sua visão de educação, de homem e de sociedade. Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/953510.20952/revtee.v11i01.9535Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 335-350Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 335-350Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 335-350Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 335-3502358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9535/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Ennia Débora Passos BragaMororó, Leila Pio2022-02-09T21:58:40Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9535Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T21:58:40Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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