Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3679 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar os questionários socioeconômicos que acompanharam a Prova Brasil 2011, direcionados aos alunos do 5° e do 9° ano do Ensino Fundamental, com base na teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Esta opção foi intencional, pois algumas das categorias de análise deste sociólogo, como capital cultural, por exemplo, podem ser percebidas de forma implícita em tais questionários. Entretanto, outras abordagens teóricas também seriam possíveis, corroborando o uso de estruturas teóricas coerentes e consistentes para analisar dados, sejam eles quantitativos ou qualitativos. Não se pretende investigar os dados coletados por estes questionários neste momento, mas analisar as questões e o tipo de informações que tal instrumento pode oferecer aos pesquisadores. Considera-se imprescindível que qualquer análise de dados esteja fundamentada em um aporte teórico adequado, razoável e relevante para o problema de pesquisa, independentemente dos autores ou perspectivas adotados. |
id |
UFS-3_ee85ec0dbf5b1259aa36c73ebdb7d78a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3679 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova BrasilEste trabalho visa analisar os questionários socioeconômicos que acompanharam a Prova Brasil 2011, direcionados aos alunos do 5° e do 9° ano do Ensino Fundamental, com base na teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Esta opção foi intencional, pois algumas das categorias de análise deste sociólogo, como capital cultural, por exemplo, podem ser percebidas de forma implícita em tais questionários. Entretanto, outras abordagens teóricas também seriam possíveis, corroborando o uso de estruturas teóricas coerentes e consistentes para analisar dados, sejam eles quantitativos ou qualitativos. Não se pretende investigar os dados coletados por estes questionários neste momento, mas analisar as questões e o tipo de informações que tal instrumento pode oferecer aos pesquisadores. Considera-se imprescindível que qualquer análise de dados esteja fundamentada em um aporte teórico adequado, razoável e relevante para o problema de pesquisa, independentemente dos autores ou perspectivas adotados.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/367910.20952/revtee.v8i15.3679Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 257-276Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 257-276Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 257-276Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 257-2762358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3679/3136Candido, Helena Hinke Dobrochinskiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3679Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:42Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil |
title |
Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil |
spellingShingle |
Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil Candido, Helena Hinke Dobrochinski |
title_short |
Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil |
title_full |
Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil |
title_fullStr |
Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil |
title_sort |
Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil |
author |
Candido, Helena Hinke Dobrochinski |
author_facet |
Candido, Helena Hinke Dobrochinski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candido, Helena Hinke Dobrochinski |
description |
Este trabalho visa analisar os questionários socioeconômicos que acompanharam a Prova Brasil 2011, direcionados aos alunos do 5° e do 9° ano do Ensino Fundamental, com base na teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Esta opção foi intencional, pois algumas das categorias de análise deste sociólogo, como capital cultural, por exemplo, podem ser percebidas de forma implícita em tais questionários. Entretanto, outras abordagens teóricas também seriam possíveis, corroborando o uso de estruturas teóricas coerentes e consistentes para analisar dados, sejam eles quantitativos ou qualitativos. Não se pretende investigar os dados coletados por estes questionários neste momento, mas analisar as questões e o tipo de informações que tal instrumento pode oferecer aos pesquisadores. Considera-se imprescindível que qualquer análise de dados esteja fundamentada em um aporte teórico adequado, razoável e relevante para o problema de pesquisa, independentemente dos autores ou perspectivas adotados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3679 10.20952/revtee.v8i15.3679 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3679 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v8i15.3679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3679/3136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 257-276 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 257-276 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 257-276 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 257-276 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181058981888 |