A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2542 |
Resumo: | O objetivo deste escrito é apresentar algumas reflexões sobre as possibilidades e os desafios da inclusão da dimensão ambiental na Educação de Jovens e Adultos. O texto traz argumentos que evidenciam a relevância e a necessidade de ações, políticas e programas de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos, entendendo que incluir a dimensão ambiental neste processo educativo não é apenas uma opção, mas uma necessidade que oportuniza aos educandos a reflexão sobre a complexidade socioambiental, as suas relações em sociedade e sobre o suas ações enquanto sujeitos históricos e partícipes na luta por uma sociedade justa e sustentável. No entanto, inserir a dimensão ambiental no processo educativo de jovens e adultos requer o enfrentamento de diversos desafios que perpassam não só pela necessidade de ressignificação da Educação de Jovens e Adultos, como também pela superação conjunta de diversos fatores que envolvem, dentre outras questões, a melhoria das condições objetivas e subjetivas do trabalho docente e a efetiva implementação de políticas públicas educacionais que orientem e fortaleçam as práticas pedagógicas nas escolas |
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A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e DesafiosO objetivo deste escrito é apresentar algumas reflexões sobre as possibilidades e os desafios da inclusão da dimensão ambiental na Educação de Jovens e Adultos. O texto traz argumentos que evidenciam a relevância e a necessidade de ações, políticas e programas de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos, entendendo que incluir a dimensão ambiental neste processo educativo não é apenas uma opção, mas uma necessidade que oportuniza aos educandos a reflexão sobre a complexidade socioambiental, as suas relações em sociedade e sobre o suas ações enquanto sujeitos históricos e partícipes na luta por uma sociedade justa e sustentável. No entanto, inserir a dimensão ambiental no processo educativo de jovens e adultos requer o enfrentamento de diversos desafios que perpassam não só pela necessidade de ressignificação da Educação de Jovens e Adultos, como também pela superação conjunta de diversos fatores que envolvem, dentre outras questões, a melhoria das condições objetivas e subjetivas do trabalho docente e a efetiva implementação de políticas públicas educacionais que orientem e fortaleçam as práticas pedagógicas nas escolasRevista Tempos e Espaços em Educação2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/254210.20952/revtee.v0i0.2542Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-76Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-76Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-76Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-762358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2542/2171Rezende, Viviane Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:20Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2542Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:20Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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