A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Viviane Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2542
Resumo: O objetivo deste escrito é apresentar algumas reflexões sobre as possibilidades e os desafios da inclusão da dimensão ambiental na Educação de Jovens e Adultos. O texto traz argumentos que evidenciam a relevância e a necessidade de ações, políticas e programas de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos, entendendo que incluir a dimensão ambiental neste processo educativo não é apenas uma opção, mas uma necessidade que oportuniza aos educandos a reflexão sobre a complexidade socioambiental, as suas relações em sociedade e sobre o suas ações enquanto sujeitos históricos e partícipes na luta por uma sociedade justa e sustentável. No entanto, inserir a dimensão ambiental no processo educativo de jovens e adultos requer o enfrentamento de diversos desafios que perpassam não só pela necessidade de ressignificação da Educação de Jovens e Adultos, como também pela superação conjunta de diversos fatores que envolvem, dentre outras questões, a melhoria das condições objetivas e subjetivas do trabalho docente e a efetiva implementação de políticas públicas educacionais que orientem e fortaleçam as práticas pedagógicas nas escolas
id UFS-3_f72cd1b78fd8aa7e449eba10ec99fb3c
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2542
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e DesafiosO objetivo deste escrito é apresentar algumas reflexões sobre as possibilidades e os desafios da inclusão da dimensão ambiental na Educação de Jovens e Adultos. O texto traz argumentos que evidenciam a relevância e a necessidade de ações, políticas e programas de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos, entendendo que incluir a dimensão ambiental neste processo educativo não é apenas uma opção, mas uma necessidade que oportuniza aos educandos a reflexão sobre a complexidade socioambiental, as suas relações em sociedade e sobre o suas ações enquanto sujeitos históricos e partícipes na luta por uma sociedade justa e sustentável. No entanto, inserir a dimensão ambiental no processo educativo de jovens e adultos requer o enfrentamento de diversos desafios que perpassam não só pela necessidade de ressignificação da Educação de Jovens e Adultos, como também pela superação conjunta de diversos fatores que envolvem, dentre outras questões, a melhoria das condições objetivas e subjetivas do trabalho docente e a efetiva implementação de políticas públicas educacionais que orientem e fortaleçam as práticas pedagógicas nas escolasRevista Tempos e Espaços em Educação2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/254210.20952/revtee.v0i0.2542Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-76Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-76Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-76Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-762358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2542/2171Rezende, Viviane Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:20Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2542Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:20Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios
title A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios
spellingShingle A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios
Rezende, Viviane Almeida
title_short A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios
title_full A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios
title_fullStr A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios
title_full_unstemmed A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios
title_sort A Dimensão Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios
author Rezende, Viviane Almeida
author_facet Rezende, Viviane Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Viviane Almeida
description O objetivo deste escrito é apresentar algumas reflexões sobre as possibilidades e os desafios da inclusão da dimensão ambiental na Educação de Jovens e Adultos. O texto traz argumentos que evidenciam a relevância e a necessidade de ações, políticas e programas de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos, entendendo que incluir a dimensão ambiental neste processo educativo não é apenas uma opção, mas uma necessidade que oportuniza aos educandos a reflexão sobre a complexidade socioambiental, as suas relações em sociedade e sobre o suas ações enquanto sujeitos históricos e partícipes na luta por uma sociedade justa e sustentável. No entanto, inserir a dimensão ambiental no processo educativo de jovens e adultos requer o enfrentamento de diversos desafios que perpassam não só pela necessidade de ressignificação da Educação de Jovens e Adultos, como também pela superação conjunta de diversos fatores que envolvem, dentre outras questões, a melhoria das condições objetivas e subjetivas do trabalho docente e a efetiva implementação de políticas públicas educacionais que orientem e fortaleçam as práticas pedagógicas nas escolas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2542
10.20952/revtee.v0i0.2542
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2542
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2542/2171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 Núm. 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-76
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-76
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 6 n. 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-76
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 6 No. 11 (2013): Julho-Dezembro; 67-76
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180976144384