Ampliando o olhar sobre os internatos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Joaquim Tavares da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3961
Resumo: Este artigo direciona o olhar para os internatos propondo a articulação de abordagens culturais e de gênero, discutindo igualmente a utilização de fontes orais e da literatura para a compreensão da temática. O recurso à abordagem cultural é um instrumental adequado tanto por enfatizar o valor da descrição das particularidades culturais do microcosmo do internato, como por ajudar a interpretar suas “teias de significados”. Assim, através de uma operação etnográfica, o “mundo do internato” será visitado. O espaço, as práticas sociais, as relações de grupo, formas de controle e de hierarquia, atividades coletivas impositivas, entre outras, serão descritas e interpretadas. A articulação com as questões de gênero também contribui para a visualização e análise de modelos de comportamento que nortearam a vida de meninos e meninas no internato, suas singularidades histórico-sociais e culturalmente atribuídas. De outro modo, o uso de fontes orais e da literatura permite o conhecimento de fatos ausentes em documentos e a “forma como o grupo os vivenciou e percebeu”.
id UFS-3_f869dd202b5779080653bcd71126649d
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3961
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Ampliando o olhar sobre os internatos escolaresEste artigo direciona o olhar para os internatos propondo a articulação de abordagens culturais e de gênero, discutindo igualmente a utilização de fontes orais e da literatura para a compreensão da temática. O recurso à abordagem cultural é um instrumental adequado tanto por enfatizar o valor da descrição das particularidades culturais do microcosmo do internato, como por ajudar a interpretar suas “teias de significados”. Assim, através de uma operação etnográfica, o “mundo do internato” será visitado. O espaço, as práticas sociais, as relações de grupo, formas de controle e de hierarquia, atividades coletivas impositivas, entre outras, serão descritas e interpretadas. A articulação com as questões de gênero também contribui para a visualização e análise de modelos de comportamento que nortearam a vida de meninos e meninas no internato, suas singularidades histórico-sociais e culturalmente atribuídas. De outro modo, o uso de fontes orais e da literatura permite o conhecimento de fatos ausentes em documentos e a “forma como o grupo os vivenciou e percebeu”.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/396110.20952/revtee.v0i0.3961Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 209-218Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 209-218Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 209-218Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 209-2182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3961/3317Conceição, Joaquim Tavares dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:44Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3961Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:44Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ampliando o olhar sobre os internatos escolares
title Ampliando o olhar sobre os internatos escolares
spellingShingle Ampliando o olhar sobre os internatos escolares
Conceição, Joaquim Tavares da
title_short Ampliando o olhar sobre os internatos escolares
title_full Ampliando o olhar sobre os internatos escolares
title_fullStr Ampliando o olhar sobre os internatos escolares
title_full_unstemmed Ampliando o olhar sobre os internatos escolares
title_sort Ampliando o olhar sobre os internatos escolares
author Conceição, Joaquim Tavares da
author_facet Conceição, Joaquim Tavares da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Joaquim Tavares da
description Este artigo direciona o olhar para os internatos propondo a articulação de abordagens culturais e de gênero, discutindo igualmente a utilização de fontes orais e da literatura para a compreensão da temática. O recurso à abordagem cultural é um instrumental adequado tanto por enfatizar o valor da descrição das particularidades culturais do microcosmo do internato, como por ajudar a interpretar suas “teias de significados”. Assim, através de uma operação etnográfica, o “mundo do internato” será visitado. O espaço, as práticas sociais, as relações de grupo, formas de controle e de hierarquia, atividades coletivas impositivas, entre outras, serão descritas e interpretadas. A articulação com as questões de gênero também contribui para a visualização e análise de modelos de comportamento que nortearam a vida de meninos e meninas no internato, suas singularidades histórico-sociais e culturalmente atribuídas. De outro modo, o uso de fontes orais e da literatura permite o conhecimento de fatos ausentes em documentos e a “forma como o grupo os vivenciou e percebeu”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3961
10.20952/revtee.v0i0.3961
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3961
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3961/3317
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 209-218
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 209-218
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 209-218
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 209-218
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181342097408