PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Joaquim Tavares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4345
Resumo: Este artigo analisa as origens do internato escolar buscando compreender influências e/ou posicionamentos de pedagogias modernas na sua constituição e os primórdios e práticas do internamento para fins de instrução no Brasil. A origem ou princípio dos internatos escolares pode ser encontrado na evolução do sistema de ensino francês herdado das primeiras universidades medievais, especialmente da faculdade de Artes, e decorreu da necessidade de colocar os estudantes (crianças ou adolescentes) sob controle. No Brasil, os protótipos de instituições que funcionavam com internato remontam ao período colonial com a fundação dos primeiros colégios e/ou seminários pela Companhia de Jesus e os conventos e recolhimentos. Algumas características de práticas de internamento dessas instituições, tais como condições de admissão, vestimentas, alimentação, recreios, horários das atividades, em parte, permaneceram presentes nos usos e costumes de colégios-internatos que subsistiram na cultura escolar brasileira no decorrer do século XIX.
id UNIT-2_2370ace95fb282c196783d906611ad7f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4345
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASILColégiosEducaçãoInternatoHistóriaEste artigo analisa as origens do internato escolar buscando compreender influências e/ou posicionamentos de pedagogias modernas na sua constituição e os primórdios e práticas do internamento para fins de instrução no Brasil. A origem ou princípio dos internatos escolares pode ser encontrado na evolução do sistema de ensino francês herdado das primeiras universidades medievais, especialmente da faculdade de Artes, e decorreu da necessidade de colocar os estudantes (crianças ou adolescentes) sob controle. No Brasil, os protótipos de instituições que funcionavam com internato remontam ao período colonial com a fundação dos primeiros colégios e/ou seminários pela Companhia de Jesus e os conventos e recolhimentos. Algumas características de práticas de internamento dessas instituições, tais como condições de admissão, vestimentas, alimentação, recreios, horários das atividades, em parte, permaneceram presentes nos usos e costumes de colégios-internatos que subsistiram na cultura escolar brasileira no decorrer do século XIX.Editora Universitária Tiradentes2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/434510.17564/2316-3828.2019v7n2p107–120EDUCAÇÃO; v. 7 n. 2 (2019); 107–1202316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4345/3208Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Joaquim Tavares2021-03-08T18:52:04Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4345Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.129451Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL
title PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL
spellingShingle PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL
Conceição, Joaquim Tavares
Colégios
Educação
Internato
História
title_short PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL
title_full PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL
title_fullStr PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL
title_full_unstemmed PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL
title_sort PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL
author Conceição, Joaquim Tavares
author_facet Conceição, Joaquim Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Joaquim Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Colégios
Educação
Internato
História
topic Colégios
Educação
Internato
História
description Este artigo analisa as origens do internato escolar buscando compreender influências e/ou posicionamentos de pedagogias modernas na sua constituição e os primórdios e práticas do internamento para fins de instrução no Brasil. A origem ou princípio dos internatos escolares pode ser encontrado na evolução do sistema de ensino francês herdado das primeiras universidades medievais, especialmente da faculdade de Artes, e decorreu da necessidade de colocar os estudantes (crianças ou adolescentes) sob controle. No Brasil, os protótipos de instituições que funcionavam com internato remontam ao período colonial com a fundação dos primeiros colégios e/ou seminários pela Companhia de Jesus e os conventos e recolhimentos. Algumas características de práticas de internamento dessas instituições, tais como condições de admissão, vestimentas, alimentação, recreios, horários das atividades, em parte, permaneceram presentes nos usos e costumes de colégios-internatos que subsistiram na cultura escolar brasileira no decorrer do século XIX.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4345
10.17564/2316-3828.2019v7n2p107–120
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4345
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2019v7n2p107–120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4345/3208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 7 n. 2 (2019); 107–120
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2019v7n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613869043712