AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA DE CRECHE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sinara Almeida da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vasconcelos, Jeyse Sunaya de, Santos, Célia Maria Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9195
Resumo: Este estudo objetivou conhecer a concepção de uma professora de creche ribeirinha sobre avaliação na educação infantil, identificar os instrumentos avaliativos utilizados por ela e compreender de que forma os utiliza em suas práticas. A metodologia constou da realização de observações da rotina das crianças e de entrevista com a professora da turma investigada. A professora afirmou reconhecer que o processo de avaliação da criança é necessário e importante para a mediação de sua aprendizagem e desenvolvimento e que tal processo serve como referência para compor suas práticas pedagógicas. No entanto, a docente parece não saber como realizá-lo cotidianamente, uma vez que em nenhum momento durante a investigação foi percebido qualquer tipo de registro feito por ela. Provavelmente muitos dos equívocos relacionados ao entendimento da professora a respeito da avaliação nesta etapa educacional se justifica na concepção, ainda presente, de que esta possui caráter meramente classificatório.Palavras-Chave: Avaliação; Professora; Creche. The purpose of this study was to know the conception of a riverside daycare teacher about evaluation in children's education, to identify the evaluation tools used by her and to understand how she uses them in her practices. The methodology consisted of the observation of the routine of the children and an interview with the teacher of the group investigated. The teacher affirmed that the process of evaluation of the child is necessary and important for the mediation of its learning and development and that this process serves as reference to compose its pedagogical practices. However, the teacher does not seem to know how to perform it daily, since at no time during the investigation she did not make any record. Probably many of the misunderstandings related to the teacher's understanding of the assessment at this educational stage are justified in the still present conception that it has a merely classificatory character.Keywords: Evaluation. Teacher. Daycare. Este estudio objetivó conocer la concepción de una profesora de creche ribereña sobre evaluación en la educación infantil, identificar los instrumentos evaluativos utilizados por ella y comprender de qué forma los utiliza en sus prácticas. La metodología constó de la realización de observaciones de la rutina de los niños y de entrevista con la profesora de la clase investigada. La profesora afirmó reconocer que el proceso de evaluación del niño es necesario e importante para la mediación de su aprendizaje y desarrollo y que tal proceso sirve como referencia para componer sus prácticas pedagógicas. Sin embargo, la docente parece no saber cómo realizarlo cotidianamente, ya que en ningún momento durante la investigación se percibió cualquier tipo de registro hecho por ella. Probablemente muchos de los equívocos relacionados al entendimiento de la profesora acerca de la evaluación en esta etapa educativa se justifica en la concepción, aún presente, de que ésta posee carácter meramente clasificatorio.Palabras Clave: Evaluación; Profesora; Creche. 
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