Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1365 |
Resumo: | O texto analisa concepções de docentes de creches sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento. A pesquisa foi realizada com nove professoras de duas escolas municipais de Porto Velho, Rondônia, que foram ouvidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados à luz do referencial histórico-cultural, indicam que essas docentes concebem a Educação Infantil como base da escolarização e da preparação para o Ensino Fundamental, contudo, o processo de escolarização não é visto como promotor de aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento. Conclui-se que são necessários investimentos na formação inicial e continuada de professores, com referenciais teóricos que forneçam subsídios para a atuação intencional e sistemática na atividade pedagógica. |
id |
USF_3897fd6d037671473453d096b9b40a02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1365 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de crechesO texto analisa concepções de docentes de creches sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento. A pesquisa foi realizada com nove professoras de duas escolas municipais de Porto Velho, Rondônia, que foram ouvidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados à luz do referencial histórico-cultural, indicam que essas docentes concebem a Educação Infantil como base da escolarização e da preparação para o Ensino Fundamental, contudo, o processo de escolarização não é visto como promotor de aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento. Conclui-se que são necessários investimentos na formação inicial e continuada de professores, com referenciais teóricos que forneçam subsídios para a atuação intencional e sistemática na atividade pedagógica. Universidade São Francisco2023-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/136510.24933/horizontes.v41i1.1365Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230042317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1365/707Copyright (c) 2023 Thabata Milane Santos Rodrigues, Marli L´úcia Tonatto Zibetti, Patrícia Ferreira Mirandahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Thabata Milane Santos Zibetti, Marli L´úcia TonattoMiranda, Patrícia Ferreira2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1365Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches |
title |
Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches |
spellingShingle |
Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches Rodrigues, Thabata Milane Santos |
title_short |
Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches |
title_full |
Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches |
title_fullStr |
Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches |
title_full_unstemmed |
Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches |
title_sort |
Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches |
author |
Rodrigues, Thabata Milane Santos |
author_facet |
Rodrigues, Thabata Milane Santos Zibetti, Marli L´úcia Tonatto Miranda, Patrícia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Zibetti, Marli L´úcia Tonatto Miranda, Patrícia Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Thabata Milane Santos Zibetti, Marli L´úcia Tonatto Miranda, Patrícia Ferreira |
description |
O texto analisa concepções de docentes de creches sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento. A pesquisa foi realizada com nove professoras de duas escolas municipais de Porto Velho, Rondônia, que foram ouvidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados à luz do referencial histórico-cultural, indicam que essas docentes concebem a Educação Infantil como base da escolarização e da preparação para o Ensino Fundamental, contudo, o processo de escolarização não é visto como promotor de aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento. Conclui-se que são necessários investimentos na formação inicial e continuada de professores, com referenciais teóricos que forneçam subsídios para a atuação intencional e sistemática na atividade pedagógica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1365 10.24933/horizontes.v41i1.1365 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1365 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1365/707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023004 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438460829696 |