Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Thabata Milane Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Zibetti, Marli L´úcia Tonatto, Miranda, Patrícia Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1365
Resumo: O texto analisa concepções de docentes de creches sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento. A pesquisa foi realizada com nove professoras de duas escolas municipais de Porto Velho, Rondônia, que foram ouvidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados à luz do referencial histórico-cultural, indicam que essas docentes concebem a Educação Infantil como base da escolarização e da preparação para o Ensino Fundamental, contudo, o processo de escolarização não é visto como promotor de aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento. Conclui-se que são necessários investimentos na formação inicial e continuada de professores, com referenciais teóricos que forneçam subsídios para a atuação intencional e sistemática na atividade pedagógica. 
id USF_3897fd6d037671473453d096b9b40a02
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1365
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de crechesO texto analisa concepções de docentes de creches sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento. A pesquisa foi realizada com nove professoras de duas escolas municipais de Porto Velho, Rondônia, que foram ouvidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados à luz do referencial histórico-cultural, indicam que essas docentes concebem a Educação Infantil como base da escolarização e da preparação para o Ensino Fundamental, contudo, o processo de escolarização não é visto como promotor de aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento. Conclui-se que são necessários investimentos na formação inicial e continuada de professores, com referenciais teóricos que forneçam subsídios para a atuação intencional e sistemática na atividade pedagógica. Universidade São Francisco2023-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/136510.24933/horizontes.v41i1.1365Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230042317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1365/707Copyright (c) 2023 Thabata Milane Santos Rodrigues, Marli L´úcia Tonatto Zibetti, Patrícia Ferreira Mirandahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Thabata Milane Santos Zibetti, Marli L´úcia TonattoMiranda, Patrícia Ferreira2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1365Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches
title Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches
spellingShingle Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches
Rodrigues, Thabata Milane Santos
title_short Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches
title_full Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches
title_fullStr Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches
title_full_unstemmed Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches
title_sort Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches
author Rodrigues, Thabata Milane Santos
author_facet Rodrigues, Thabata Milane Santos
Zibetti, Marli L´úcia Tonatto
Miranda, Patrícia Ferreira
author_role author
author2 Zibetti, Marli L´úcia Tonatto
Miranda, Patrícia Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Thabata Milane Santos
Zibetti, Marli L´úcia Tonatto
Miranda, Patrícia Ferreira
description O texto analisa concepções de docentes de creches sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento. A pesquisa foi realizada com nove professoras de duas escolas municipais de Porto Velho, Rondônia, que foram ouvidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados à luz do referencial histórico-cultural, indicam que essas docentes concebem a Educação Infantil como base da escolarização e da preparação para o Ensino Fundamental, contudo, o processo de escolarização não é visto como promotor de aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento. Conclui-se que são necessários investimentos na formação inicial e continuada de professores, com referenciais teóricos que forneçam subsídios para a atuação intencional e sistemática na atividade pedagógica. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1365
10.24933/horizontes.v41i1.1365
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1365
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1365/707
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023004
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438460829696