Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clínica & Cultura |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650 |
Resumo: | Atividades de extensão na graduação em Psicologia possibilitam o desenvolvimento performativo dos alunos em atividades educacionais, permitindo-os vivenciar intensas experimentações com o processo de ensino e aprendizagem no nível superior. O objetivo deste estudo foi analisar através da prática da monitoria, a percepção de alunos de graduação acerca do programa de monitoria acadêmica e a satisfação em relação à formação em psicologia. A partir das observações e análise do contexto, percebemos que as atividades propostas no programa de monitoria se fazem cada vez mais necessárias, pois a dinâmica aluno/monitor/professor contribui com o desenvolvimento da aprendizagem e liderança dos alunos/monitores. No entanto, ponderamos que a falta de incentivo em algumas instituições privadas no que se refere à prática da monitoria acadêmica dificulta o desenvolvimento acadêmico dos alunos interessados em atividades de extensão. |
id |
UFS-4_438c3296144a1da0ed10f21eb7d3d0e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5650 |
network_acronym_str |
UFS-4 |
network_name_str |
Clínica & Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e AprendizagemAtividades de extensão na graduação em Psicologia possibilitam o desenvolvimento performativo dos alunos em atividades educacionais, permitindo-os vivenciar intensas experimentações com o processo de ensino e aprendizagem no nível superior. O objetivo deste estudo foi analisar através da prática da monitoria, a percepção de alunos de graduação acerca do programa de monitoria acadêmica e a satisfação em relação à formação em psicologia. A partir das observações e análise do contexto, percebemos que as atividades propostas no programa de monitoria se fazem cada vez mais necessárias, pois a dinâmica aluno/monitor/professor contribui com o desenvolvimento da aprendizagem e liderança dos alunos/monitores. No entanto, ponderamos que a falta de incentivo em algumas instituições privadas no que se refere à prática da monitoria acadêmica dificulta o desenvolvimento acadêmico dos alunos interessados em atividades de extensão.Universidade Federal de Sergipe2017-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650Clínica & Cultura; Vol. 5 No 2 (2016)Clínica & Cultura; v. 5 n. 2 (2016)Clínica & Cultura; Vol. 5 No. 2 (2016)Clínica & Cultura; Vol. 5 Núm. 2 (2016)2317-2509reponame:Clínica & Culturainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650/6220Copyright (c) 2017 Clínica & Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, JulianaAbreu, Thaynara AlvesDantas, Anne Joyce LimaDe Sousa Silva, Angélica Maria2018-05-25T20:53:03Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5650Revistahttps://www.seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/PUBhttps://www.seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/oaisoaresms@gmail.com || eldercerqueira@gmail.com2317-25092317-2509opendoar:2018-05-25T20:53:03Clínica & Cultura - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem |
title |
Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem |
spellingShingle |
Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem Fernandes, Juliana |
title_short |
Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem |
title_full |
Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem |
title_fullStr |
Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem |
title_sort |
Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem |
author |
Fernandes, Juliana |
author_facet |
Fernandes, Juliana Abreu, Thaynara Alves Dantas, Anne Joyce Lima De Sousa Silva, Angélica Maria |
author_role |
author |
author2 |
Abreu, Thaynara Alves Dantas, Anne Joyce Lima De Sousa Silva, Angélica Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Juliana Abreu, Thaynara Alves Dantas, Anne Joyce Lima De Sousa Silva, Angélica Maria |
description |
Atividades de extensão na graduação em Psicologia possibilitam o desenvolvimento performativo dos alunos em atividades educacionais, permitindo-os vivenciar intensas experimentações com o processo de ensino e aprendizagem no nível superior. O objetivo deste estudo foi analisar através da prática da monitoria, a percepção de alunos de graduação acerca do programa de monitoria acadêmica e a satisfação em relação à formação em psicologia. A partir das observações e análise do contexto, percebemos que as atividades propostas no programa de monitoria se fazem cada vez mais necessárias, pois a dinâmica aluno/monitor/professor contribui com o desenvolvimento da aprendizagem e liderança dos alunos/monitores. No entanto, ponderamos que a falta de incentivo em algumas instituições privadas no que se refere à prática da monitoria acadêmica dificulta o desenvolvimento acadêmico dos alunos interessados em atividades de extensão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650 |
url |
https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650/6220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Clínica & Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Clínica & Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Clínica & Cultura; Vol. 5 No 2 (2016) Clínica & Cultura; v. 5 n. 2 (2016) Clínica & Cultura; Vol. 5 No. 2 (2016) Clínica & Cultura; Vol. 5 Núm. 2 (2016) 2317-2509 reponame:Clínica & Cultura instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Clínica & Cultura |
collection |
Clínica & Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Clínica & Cultura - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
soaresms@gmail.com || eldercerqueira@gmail.com |
_version_ |
1799770134267559936 |