Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Juliana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Abreu, Thaynara Alves, Dantas, Anne Joyce Lima, De Sousa Silva, Angélica Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clínica & Cultura
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650
Resumo: Atividades de extensão na graduação em Psicologia possibilitam o desenvolvimento performativo dos alunos em atividades educacionais, permitindo-os vivenciar intensas experimentações com o processo de ensino e aprendizagem no nível superior. O objetivo deste estudo foi analisar através da prática da monitoria, a percepção de alunos de graduação acerca do programa de monitoria acadêmica e a satisfação em relação à formação em psicologia. A partir das observações e análise do contexto, percebemos que as atividades propostas no programa de monitoria se fazem cada vez mais necessárias, pois a dinâmica aluno/monitor/professor contribui com o desenvolvimento da aprendizagem e liderança dos alunos/monitores. No entanto, ponderamos que a falta de incentivo em algumas instituições privadas no que se refere à prática da monitoria acadêmica dificulta o desenvolvimento acadêmico dos alunos interessados em atividades de extensão.
id UFS-4_438c3296144a1da0ed10f21eb7d3d0e1
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5650
network_acronym_str UFS-4
network_name_str Clínica & Cultura
repository_id_str
spelling Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e AprendizagemAtividades de extensão na graduação em Psicologia possibilitam o desenvolvimento performativo dos alunos em atividades educacionais, permitindo-os vivenciar intensas experimentações com o processo de ensino e aprendizagem no nível superior. O objetivo deste estudo foi analisar através da prática da monitoria, a percepção de alunos de graduação acerca do programa de monitoria acadêmica e a satisfação em relação à formação em psicologia. A partir das observações e análise do contexto, percebemos que as atividades propostas no programa de monitoria se fazem cada vez mais necessárias, pois a dinâmica aluno/monitor/professor contribui com o desenvolvimento da aprendizagem e liderança dos alunos/monitores. No entanto, ponderamos que a falta de incentivo em algumas instituições privadas no que se refere à prática da monitoria acadêmica dificulta o desenvolvimento acadêmico dos alunos interessados em atividades de extensão.Universidade Federal de Sergipe2017-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650Clínica & Cultura; Vol. 5 No 2 (2016)Clínica & Cultura; v. 5 n. 2 (2016)Clínica & Cultura; Vol. 5 No. 2 (2016)Clínica & Cultura; Vol. 5 Núm. 2 (2016)2317-2509reponame:Clínica & Culturainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650/6220Copyright (c) 2017 Clínica & Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, JulianaAbreu, Thaynara AlvesDantas, Anne Joyce LimaDe Sousa Silva, Angélica Maria2018-05-25T20:53:03Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5650Revistahttps://www.seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/PUBhttps://www.seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/oaisoaresms@gmail.com || eldercerqueira@gmail.com2317-25092317-2509opendoar:2018-05-25T20:53:03Clínica & Cultura - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem
title Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem
spellingShingle Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem
Fernandes, Juliana
title_short Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem
title_full Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem
title_fullStr Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem
title_full_unstemmed Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem
title_sort Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem
author Fernandes, Juliana
author_facet Fernandes, Juliana
Abreu, Thaynara Alves
Dantas, Anne Joyce Lima
De Sousa Silva, Angélica Maria
author_role author
author2 Abreu, Thaynara Alves
Dantas, Anne Joyce Lima
De Sousa Silva, Angélica Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Juliana
Abreu, Thaynara Alves
Dantas, Anne Joyce Lima
De Sousa Silva, Angélica Maria
description Atividades de extensão na graduação em Psicologia possibilitam o desenvolvimento performativo dos alunos em atividades educacionais, permitindo-os vivenciar intensas experimentações com o processo de ensino e aprendizagem no nível superior. O objetivo deste estudo foi analisar através da prática da monitoria, a percepção de alunos de graduação acerca do programa de monitoria acadêmica e a satisfação em relação à formação em psicologia. A partir das observações e análise do contexto, percebemos que as atividades propostas no programa de monitoria se fazem cada vez mais necessárias, pois a dinâmica aluno/monitor/professor contribui com o desenvolvimento da aprendizagem e liderança dos alunos/monitores. No entanto, ponderamos que a falta de incentivo em algumas instituições privadas no que se refere à prática da monitoria acadêmica dificulta o desenvolvimento acadêmico dos alunos interessados em atividades de extensão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650
url https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/5650/6220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Clínica & Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Clínica & Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Clínica & Cultura; Vol. 5 No 2 (2016)
Clínica & Cultura; v. 5 n. 2 (2016)
Clínica & Cultura; Vol. 5 No. 2 (2016)
Clínica & Cultura; Vol. 5 Núm. 2 (2016)
2317-2509
reponame:Clínica & Cultura
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Clínica & Cultura
collection Clínica & Cultura
repository.name.fl_str_mv Clínica & Cultura - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv soaresms@gmail.com || eldercerqueira@gmail.com
_version_ 1799770134267559936